terça-feira, 25 de junho de 2013

      (43)  ALÉM DO INTELECTO                    
                                       (jcl-rp/12/88)

       Conforme os místicos orientais e ocidentais afirmam, a divindade, o sagrado, está além de todo raciocínio e imaginação. Assim, devemos ir além do intelecto, além da mente, para a tentativa de percebê-lo; a mente é limitada, finita e só o que é ilimitado e infinito pode perceber aquilo q está além da mente.
       Como poderá o homem deixar para trás o intelecto, o raciocínio, os fenômenos subjetivos da mente consciente e ir mais além? A mente consciente é produto do ‘ego’, que é apenas o passado, o conhecido; finita, portanto. Como poderá o finito que é fruto das culturas, emoções, imaginações, crenças, costumes, perceber o infinito?
       Quando poderá, o homem, penetrar a mente subconsciente, ou o inconsciente, onde não haja interferências dos processos sensórios e subjetivos, da imaginação, memória, raciocínio, ilusões bem como das sensações comuns que permeiam nossa vida de todos os dias?
       Quanta pureza de mente, de sentimentos, de amor, de compreensão, de vida, poderá, então, deparar sem a interferência desses processos mentais tão deteriorados, conturbados e maculados na faina do viver!
       Senhor, ensina-me a ir além do intelecto. Ensina-me a ultrapassar os estados mentais comuns e penetrar no mundo da mente pura, onde não há raciocínios, nem lembranças, nem esperanças e a mente é livre, soberana, simples, só.
       Tu estarás aí, Senhor? Aí poderei encontrar-te?
       Penso que é nesse estado que se alcança Paz Profunda, que se comunga contigo.
       Somente valerá o esforço de penetrar nesse estado, julgado sublime, bem-aventurado, se Tu aí estiveres; se Tu fores esse estado ou condição tão elevada.
       Ensina-me, Senhor, como proceder para ir-me aproximando de tão pura condição. Como, Senhor, como?
................................................

       Meditação, mente aberta, entrega confiante, compreensão da totalidade da vida, sem preconceitos, sem faccionismos, sem condicionamentos, sem ilusões, e sem crenças. E nada de expectativas, de esperanças no que poderá vir (se vier, tudo bem; se não vier, tudo bem também). Expectativas e esperanças são apenas operações do ego, que assim, estará sendo reforçado quando o que deve ser feito é o seu enfraquecimento, o cessar de suas operações. O ‘eu’, o ego/mente individual (localizada no homem) é o único obstáculo a nos impedir de perceber a verdade; é o único obstáculo entre nós e Deus.          
.......................... 
Meu email: luconfortijr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário