quarta-feira, 18 de abril de 2012


      Ainda conversa sobre as desigualdades
      Cel: o amigo quer dizer q as desigualdades vêm de procedimentos e obras desiguais, praticados pelos homens! Mas porq espíritos iguais fariam obras desiguais?! Qual a razão de espíritos primitivamente perfeitamente iguais, sob todos os aspectos, aprenderem e se utilizarem do q aprenderam uns de forma mais acertada do q outros?
      Amigo, sou obrigado a dizer q suas palavras, trazendo o entendimento da doutrina, nenhuma explicação trazem sobre a origem das desigualdades.
      X: A origem está no homem, Deus não haveria de instilar o mal em nenhuma de suas obras.
      Cel: lembre-se q apenas desejo compreender (pelo q ensina a DE) qual é a das desigualdades? Não se Deus faria ou não faria isto ou aquilo. Como vc diz, a origem delas não está em Deus (o q, para mim, é uma verdade indiscutível). Então quem ou o que desfez a igualdade inicial? E se a origem delas está no homem, o q fez q o homem pudesse desfazer a primitiva igualdade?
      Como já afirmei, nem as religiões, nem seus seguidores têm essa resposta; ela está além das religiões. 
      No misticismo podemos encontrá-la; infelizmente, entre os ocidentais, há muitos impedimentos q lhes difucultam conhecer o misticismo: receio de magoar alguém, sejam encarnados ou não; de estar perdendo tempo, em busca de algo q é estranho às crenças ocidentais, absoluta confiança nas fontes da doutrina a q estão afiliados, tradição familiar, palavras das religiões q recomendam se suspeitar das tradições orientais, e tolos preconceitos.  
............................................................
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário