quinta-feira, 17 de abril de 2014

COMO SILENCIAR O EGO




          COMO SILENCIAR O EGO

          Você pergunta “quem aqui superou o ego?”. Essa pergunta mostra qual é a visão ocidental, totalmente desmentida pelas escolas de meditação tradicionais. O ocidental julga isso utopia, idealismo, ou realizações de um passado longínquo, constante apenas das histórias dos povos e das religiões. Mas não é assim.
          E, mesmo se aqui no Ocidente haja quem tenha superado o ego, como podemos vir a saber, se eles se revestem de total e natural humildade? Somente através de seus exemplos e obras que, evidentemente, muitos, talvez a enorme maioria, não chegarão a conhecer.
          Porque as lições do Mestre Jesus persistem por mais de dois mil anos, conhecidas de muitos, e influenciam os homens até hoje? Pelo fato de Jesus, por conhecer a verdade, haver produzido coisas extraordinárias, os chamados milagres, que o transformaram num messias falado, procurado, respeitado e, talvez, sobretudo temido. E pela ajuda que Paulo propiciou ao cristianismo, divulgando a boa nova por muitas partes do mundo então conhecido. Não fossem os milagres do Mestre e o trabalho de Paulo e de outros apóstolos, talvez o cristianismo e, conseqüentemente, as doutrinas dele advindas, já estivessem totalmente esquecidos,
          E, ainda, meu amigo, a pergunta não deve ser “quem superou o ego”, mas sim “quem está tentando superar o ego”. Para nós, os preconceitos impedem que penetremos com profundidade no pensamento místico e ficamos tentando superar o ego, através de um sem número de encarnações, usando de esforço no treinamento do amor e da caridade. Esse “método” nos provocará, ainda, intensos sofrimentos e percalços, pelo fato de termos de passar por todas as vicissitudes das vidas, como assegura a doutrina espírita. E, tudo isso, se deve ao fato de o ego ainda estar operando, nos enchendo de ilusões que são obstáculos na nossa caminhada. É o ego, ou o eu, como queiram, que, com suas ilusões nos despertam desejos, ciúmes, enganos, dúvidas, enfim, todo o sofrimento do mundo, coisas que só cessarão quando o ego cessar. Mas, antes mesmo dessa total cessação do ego, aquele que está tentando superá-lo, vai abrindo os olhos e ouvidos, adquirindo uma mais eficiente compreensão do mundo e, em conseqüência, mais independência, mais liberdade e uma maior dose de felicidade. Como sua compreensão se alarga, muitos dos males do mundo já não o atingem, como atingiam antes.
          O objetivo de todas as criaturas, mesmo inconscientemente, é esse: superar, ir além do ego finito e chegar ao infinito que é a Consciência Una ou Deus. Ligar-se à fonte de onde emanou. E como essa busca é inconsciente, o homem tenta superar sua sempre teimosa necessidade (pois sempre sente que tem necessidade de mais e mais e nunca está satisfeito com o que tem, porque nunca encontra o que procura, que é o conhecimento da verdade) se valendo de satisfações substitutas, como o amor, sexo, poder, prestígio, felicidade, vícios sem conta, apegos, e tantas coisas mais que não levam a lugar nenhum, senão a minúsculas e efêmeras vitórias. E assim segue sua vida, cheia de preocupações, medos, remorsos, emoções, culpas, ansiedades, desejos, esperanças, para falar apenas nos sofrimentos mais leves e simples.
          O homem se agarra a essa vida sem sentido (e sempre buscando um sentido para ela, busca que o enche de mais ilusões), sem objetivos, apenas por desconhecer outros modos de ser, de viver, além desse círculo vicioso de repetições sem fim dos mesmos erros, culpas e crenças .
       
           Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário