quinta-feira, 17 de abril de 2014

SOBRE O MAL

      

      O amigo “X” pergunta: Pode alguém ser influenciado pelo mal a fazer coisas erradas?

      Conf: o tempo todo, como pode também, estar sendo influenciado pelo bem a fazer coisas corretas; e é isso que vemos no mundo; somos todos nós recebedores das influencias de todas as experiências/lições pelas quais passamos na vida; estamos sempre sendo condicionados (influenciados) a acreditar nisto e não naquilo, pelas tradições, costumes, culturas, sociedade, psicologias, filosofias, religiões, política, acontecimentos, ensinamentos, tanto pelos que nos influenciam para bem, qto para o mal!

      A vida é uma escola de espíritos ou de almas, mas uma escola tanto do bem quanto do mal. Aprendemos o que a escola nos ensina. Se somos influenciados, são os ensinamentos desta escola que nos levam a ser influenciados, e nada mais. O que mais poderia ser?

      Assim, qual é a causa do porq todos agirmos como agimos?
      É exatamente esta: a vida nos ensinou a agirmos como agimos. Ou quem mais poderia nos influenciar?

      E tudo isso acontece sem cessar e durante toda a vida. A vida toda passamos por experiências que, pelas influencias que nos proporcionam, modificam para melhor ou para pior nossos pensamentos, sentimentos, desejos, vontades e, consequentemente, escolhas e ações.

      X: É a falta de conhecimento, a nossa ignorância, a influência de um corpo cheio de necessidades materiais, que induz e enche o espírito/alma de vícios e paixões, levando-o a cometer ações erradas e más?

      Conf: exatamente, é isso. Mas, onde está nisso tudo a responsabilidade do espírito, ou do homem?

      E, se o espirito/alma, encarnado ou não, sofre, qual é a causa que justifique esse sofrimento se, pelas religiões deístas e teístas, só sofre quem merece sofrer?

      X: Só cometem ações más quem realmente deseja cometê-las. Até podemos ser intuídos e influenciados por outros, mais estes só se aproximam de nós por afinidades com os mesmos desejos nosso.

      Conf: com isso o amigo está afirmando que aqueles que estão sofrendo, sofrem porq desejam sofrer?! Será que o homem, podendo ser mais feliz se não fizer ações más, deseja ser mais infeliz e, por isso, escolhe fazer ações más?! E já raciocinou porq temos afinidades com espiritos/almas/homens que podem nos levar para o mal, se outros não têm?

      Afinal, porq é que já cometemos tantas ações erradas ou más, se podíamos não cometê-las? De caso pensado, estudamos, refletimos e decidimos nos colocar contra o Poder daquele que, ensinam as religiões, é Todo Poderoso? Decidimos escolher sofrer as terríveis consequências de nossos erros, e por isso os cometemos propositadamente? E, se não os cometemos propositadamente, porq é que sofremos se, como dizem, a justiça divina é perfeita?

      X: A questão do Mal é um verdadeiro paradoxo, o mal até existe pois podemos realizar ações que resultaram em algum mal. Mas, o Mal não é algo que tenha uma existência sobrenatural com força para seduzir ou influenciar.

      Conf: é evidente que o mal não existe como uma entidade ou ser independente a influenciar as pessoas; o mal é o resultado do que fazemos de errado uns aos outros, aos chamados irracionais e à natureza; é o sentimento que nos leva a fazer o que é nocivo aos semelhantes. E sua origem vem de nossa insegurança em relação às adversidades do mundo; do egoísmo, sentimento natural a todos, humanos e não humanos, inconscientemente criado, por nós mesmos, ao nos defrontarmos com um mundo ameaçador ao nosso redor. E se o egoismos (o produtor do mal) é um sentimento natural a todos,porq, como ensinam as religiões, sofremos se todos os sofrimentos são merecidos e justos?

      Logo, o mal na sua acepção de sentimentos e de ações de uns e outros tem força sim, para nos influenciar e está sim nos influenciando o tempo todo, pelas circunstancias da vida.

      Veja o que é o mundo, a casa temporária que o Criador nos deu: o mal (=maldade) imperando sob todos os aspectos imagináveis.

      E isso vem desde o começo da história conhecida do homem.

      E, agora raciocinando, a questão é: qual é a causa dos sofrimentos dos homens se, todos eles, pelas doutrinas, só são impostos para aqueles que transgridem as leis divinas? Onde, no exposto acima, estão essas transgressões?
...................



Nenhum comentário:

Postar um comentário