terça-feira, 8 de abril de 2014

CONHECER-SE A SI MESMO


      Amigos,

      "Conhecer-se a si mesmo" não é saber o que vc é agora, quais são suas qualidades e quais seus defeitos, o que faz no bem e no mal, se ontem agiu com correção e se hoje está agindo como deve agir, ou saber se está fazendo força suficiente para acertar, e coisas semelhantes. Isso é fácil de conhecer e de saber.

      O difícil e o que deve ser feito é conhecer quem vc é realmente, por trás da alegria e das lágrimas, cantando ou chorando, dançando ou estirado num leito de hospital, auxiliando, sendo auxiliado ou quando lhe negam o auxílio.

      É conhecer o que vc é neste mesmo instante, em todos os instantes, por trás das máscaras que, independente de sua vontade e inconscientemente, cobrem sua verdadeira identidade cósmica, sua verdadeira face espiritual, que existe desde o princípio dos tempos (para outros, desde o início de sua criação).

      É conhecer o que e quem vc é realmente, além da carne, das batidas do coração, além da matéria, e do mundo material, além das aparências, além do amor que lhe dedicam ou que vc dedica ou que ninguém lhe dedica, além de todas as epidemias, guerras, misérias, desgraças, tragédias; além desses momentos esparsos de alegria fugidia, de felicidades efêmeras.

      É conhecer o que vc é além disso tudo que está aqui e aí, além de tudo que existe; é conhecer que vc é tudo e que pensa que não é nada. É conhecer que tem uma sabedoria e um poder imensos e que pensa que é ignorante e fraco. 

      Vc não conhece sua verdadeira face de ser espiritual, perturbado e estorvado que está em sua caminhada devido a estar mergulhado num corpo de carne, num mundo material.

......................




Nenhum comentário:

Postar um comentário