domingo, 3 de janeiro de 2010

INDO ALÉM DO EU

A EXPERIÊNCIA DE IR ALÉM DO EU



(Transcendência ou Iluminação)



De físicos quânticos:

E o que a ciência tem a dizer sobre essa experiência (a experiência mística, experiência de se ‘perceber’ Deus), uma descoberta que, segundo se afirma, pode mudar o mundo? Em primeiro lugar, essa experiência é mais do que uma idéia ou pensamento. Alterações físicas importantes acompanham a condição de se ir ‘além do eu’. O corpo fica muito mais tranqüilo, mais atento e desperto, apesar de uma diminuição geral no ritmo do metabolismo. A respiração torna-se drasticamente mais lenta, o ritmo cardíaco diminui, a resistência da pele (uma medida do relaxamento corporal) aumenta bastante, as ondas cerebrais, medidas pelo EEG, tornam-se mais coerentes entre as diferentes partes do cérebro. Trata-se de um quadro totalmente diferente de qualquer outro dos três estados conhecidos de consciência, vigília, sono e sonho, e mesmo da hipnose.

Mas não é só o corpo que se comporta de modo coerente durante o estado de consciência pura: a experiência subjetiva, psicológica, também segue um padrão típico. Conforme relatou J.T. Farrow, sobre seus pacientes: “Há uma mudança gradual caracterizada por um estado mental cada vez mais tranqüilo e ordenado, por uma expansão da consciência e por uma redução das fronteiras da mente, até que, de repente, alcança-se um estado de “ilimitação” (sem limites), essencialmente o mesmo para os diferentes indivíduos” (é ‘uma concordância universal’, segundo Einstein e Jung).

Nessa experiência, a percepção do aqui-agora desaparece gradualmente e a pessoa se funde com algo maior do que o eu individual, estado que parece idêntico àquele da Realidade Não-localizada descrito até agora, pelos físicos, no qual se transcende o ego e a percepção do eu individual (e se percebe que ‘eu e o Pai somos um’).

Nenhum comentário:

Postar um comentário