terça-feira, 24 de abril de 2012

TODOS SOMOS UM - Paulo e a analogia do corpo


      Somos Todos UM - Paulo de Tarso e a Analogia do Corpo

      Mais uma vez, o amigo traz texto q merece nossa atenção e reflexão; mais uma vez palavras de Paulo (rejeitado por muitos espíritas e por muitos católicos e seus mentores) nos esclarecendo q “somos um com o pai”, q há uma só Consciência (Universal) e q somos essa consciência. Como ensina Paulo, o misticismo milenar e a ciência de hoje, ‏todos, sem exceção de ninguém, somos membros do Cristo (não, é evidente, membros do homem a quem deram o título de Cristo, mas membros de um “organismo” (palavra imprópria) q abrange o Todo Universal, e a q damos o nome de Cristo, Deus, Buda, Consciência Crística ou Cósmica, o Alfa e o Ômega, o Absoluto, o Verbo, o Todo e o Nada, o Vazio e a Forma etc, conforme as diferentes culturas).

      Como dizem sábios, mestres, físicos quânticos, somos, nós, humanos e não humanos, os olhos e ouvidos (sentidos objetivos, tb expressão imprópria) com q Deus vê o universo, ou seja, vê a si mesmo. Aqui, devemos relembrar o “experimento da dupla fenda”, q nos faz refletir sobre isso.

      Texto: A "igreja" e o corpo de Cristo (1 Coríntios 12, 12-27)

      Pois, assim como o corpo é um só, embora tendo muitos membros; e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo; assim também Cristo (ou Deus).

      De facto, fomos todos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo — judeus ou gregos, escravos ou livres Fantasma — e a todos foi dado a beber um único Espírito.

      O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo»; nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou o olho, não faço parte do corpo»; nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde ficaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde ficaria o olfacto? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe aprouve.

      Se todos fossem um único membro, onde estaria o corpo? Com efeito, existem muitos membros, mas um só corpo.

      Não pode, pois, o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti»; nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós».

      Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários; e aqueles que parecem ser os menos dignos do corpo, a esses rodeamos de maior dignidade; e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro, pois os que são decentes, não têm necessidade disso.

      Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior dignidade ao que dela carecia, a fim de não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros.

      Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria.

      Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros, cada um pela sua parte.
........................
      Cel: as partes q, afinal, se confundem, tornando-se o q nunca deixaram de ser: um só!
.........................................................







Um comentário: