segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PEQUENAS QUESTÕES

Re: Fora da caridade não há salvação?

      
Olá, amigo Moreno espírita, como aconselham a doutrina espirita e, sem dúvida, todos os homens sensatos, vamos raciocinar acerca do texto que vc trouxe. Assim, apresento algumas questões que ele provoca:

      - se reencarnamos para, como vc disse, vencer as imperfeições morais e evoluir, qual é a causa de tantas vezes usarmos o livre-arbítrio para fazer escolhas que, afinal, nos dificultam vencer as imperfeições morais e a nossa evolução? 

      - se, ao sermos criados não possuíamos imperfeições morais, onde as adquirimos? Na erraticidade? Ou adquirimos imperfeições na mesma escola para onde somos mandados para aprender a nos livrar delas? 

      - se estamos na matéria para dominá-la, porq é que tantas vezes deixamos que ela nos domine, pois cometemos erros sobre erros que nos fazem continuar apegados aos atrativos que ela oferece?

      - se nossa Evolução espiritual depende de nosso trabalho, porq é que, mesmo podendo escolher pelo livre-arbítrio praticar ações boas, escolhemos praticar ações más?
   
      - se cada pensamento, sentimento, palavra e atitude devem ser disciplinados e educados para a iluminação de nosso Espírito, qual é a causa de teimarmos em não educá-las nem em discipliná-las, tanto que ainda estamos escolhendo transgredir as leis de Deus? 

      - se precisamos de luz para nossa evolução, porq é que tantas vezes trazemos escuridão para nós mesmos?

      - se podemos usar o livre-arbítrio para escolher nos libertar dos vícios, como vc disse, porq é que não o usamos para isso e, conseqüentemente, ainda continuamos viciados em tantas coisas? 

      - se podemos usar o livre arbítrio de modo a agir sempre no caminho do bem, qual é a causa de não o usarmos para isso, tanto que os sentimentos negativos, que vc lembrou, de desonestidade, de ódio, da revolta, da vingança, da falsidade, do racismo, da mentira, da preguiça, da raiva, do ciúme, ainda nos assaltam tantas vezes?

      - se podemos, como vc disse, vencer a nós mesmos, porq é que não vencemos?

      - se o sofrimento, a dor, são provas que a Lei nos impõe (e que, sem dúvida, implicam em sofrimentos, muitas vezes terríveis e insuportáveis) para, como vc diz, exercitar nossa inteligência, raciocínio, a força de vontade, a resignação, como entender esses sofrimentos se, pela DE e pela perfeita justiça, todos os nossos sofrimentos são sempre merecidos e justos, e só sofre quem age contra as leis de Deus?
      
      - se, para conquistar a própria evolução, temos, como seu texto diz, de sofrer, onde estará a justiça divina pois, pela DE e pela Justiça de Deus, só sofre quem transgride as leis de Deus?

      Imagino que o amigo não vá responder tantas perguntas mas, pelo menos, reflita sobre elas.

      E veja, meu amigo, que seu texto, como “milhões” de outros, diz, ou ensina, sempre a mesma coisa:  apenas “o que fazer” mas, nunca, o “como fazer”: 

      O seu texto, como milhares de outros, diz "o que fazer": conquiste sua evolução - não se enfraqueça - use suas possibilidades mentais e morais para vencer as provações - creia em Deus - vença os vícios, os maus pensamentos, maus desejos, os hábitos maus - não seja egoísta, desonesto, mentiroso, nem maldoso, preguiçoso, raivoso, falso etc etc.

      Meu amigo, “o que fazer” sabemos, pois todos nos dizem o que fazer; falta-nos aprender o “como fazer”, que ninguém, nem religiões, nem religiosos, sabem ensinar! 

      A solução para todas as imperfeições está em ter amor, em amar, certo? Mas, quem é que ensina "como fazer" para ter esse amor que ainda não temos?

      Meu amigo, para simplificar, esqueça tudo que está acima, e tente responder, apenas, está única pergunta: “qual é a causa dos sofrimentos dos homens?”, ou "por que vc é bom?", ou "por que vc é mau?". 

      Essas são perguntas muitas vezes repetida, mas nunca respondida de forma definitiva por nenhuma doutrina do mundo e por nenhum de seus seguidores! Todas as respostas que lhe dão são sempre meias-respostas, pois sempre questionáveis.

      Será que os amigos que, neste fórum, reprovam nossas mensagens têm resposta a essas perguntas, respostas que, parece, são tão simples e evidentes?

...........



Nenhum comentário:

Postar um comentário