sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AINDA SOBRE AS CAUSAS DAS DESIGUALDADES


      Conversa com o amigo “X”.

      O amigo X escreveu: Então, todas as influências vindas dos instintos, da inteligência deficiente ou inexistente, das lições/experiências da escola da vida, em nada colaboraram para q os espíritos se tornassem desiguais?

      Cel: Olá, amigo, penso, por suas colocações, q vc é uma pessoa q deve estudar e refletir bastante e, assim, não aceita, passivamente, tudo q lhe vem às mãos, já interpretado por outras cabeças.
      É exatamente isso: as desigualdades (q, segundo se infere da DE, nascem com as primeiras missões desiguais), continuam pela vida afora, sempre proporcionadas pelas inúmeras influencias exercidas sobre nós, a todo instante, pelas diferentes e também inúmeras experiências/lições pelas quais passamos no dia-a-dia; portanto, lições q a vida (esta escola do bem e do mal), nos proporciona.

      X: Então, antes da desigualdade inicial, todos continuam perfeitamente iguais nesse aspecto de responsabilidade (nada de méritos ou de deméritos). Mas, se não são essas influencias da vida, quem ou o que foi q os tornou desiguais? Pois o q vemos no mundo é uma tremenda desigualdade!

      Cel: mas é exatamente essa a pergunta q ninguém e nenhuma religião ou doutrina, sem exceção de nenhuma, conseguem responder: o porquê das desigualdades (assunto dos mais importantes pois, das desigualdades vem toda uma série de pensamentos, desejos, escolhas, decisões, obras desiguais e, conseqüentemente, felicidades ou infelicidades, sofrimentos, desiguais, concorda? E estas afirmações não são aceitas por muitos q, ao mesmo tempo q as rejeitam, afirmam q a desigualdade tem origem nas pessoas e q, consequentemente, devem ser submetidas às terríveis conseqüências da lei de causa e efeito!

      Está certíssimo o q vc disse: se a espíritos iguais fossem dadas missões iguais, todos, sem exceção, reagiriam a elas de modo igual! E a igualdade primitiva continuaria sendo realidade.

      Observe o q disse o amigo “Y”; concordo com ele pois, sendo Deus perfeita justiça e perfeito amor, não daria missões diferenciadas. Sendo assim, a questão das desigualdades, continua sem resposta. Afinal, de onde elas vêm? O q foi q desfez a perfeita igualdade inicial e a transformou em gigantesca desigualdade, tornando uns cheios de virtudes e outros verdadeiros monstros de perversidade e perversão?

      X: Por isto citei o contido no LE : “Deus a cada um deu determinada missão", subentende-se que tal missão não foi igual para todos”.

      Cel: exato, é o q se pode deduzir do LE pois, se não fosse assim, qual seria a causa das desigualdades? 

       X: Daí, basicamente, não se poderia explicar as desigualdades e as diversidades de cada um?  Some-se a isto qualquer  outro fator e justificaremos os percalços no caminho da perfeição.

      Cel: concordo cem por cento com vc. Podemos mesmo dizer: cada um de nós é o resultado de todas as causas e efeitos, q ocorreram antes de nós, desde o mais remoto passado, desde a primeira célula viva (e mesmo das forças e fenômenos q a ela deram origem) situada na linha ascendente dos nossos antepassados, até o presente instante.  
      Embora muitos não concordem, somos o resultado do passado; somos aquilo q as lições da vida fizeram de nós. Logo, embora muitos reajam ao q vou lhe dizer, não somos nós os construtores de nosso destino ou de nosso futuro; é a escola da vida q os constrói.

      X: Entendo que  os Espíritos não sejam criados em linha de produção "iguais" e se ocorreu,  desigualaram-se através da "determinada missão" que Deus  deu a cada UM  e como cada um a desenvolveu.

      Cel: exatamente, amigo, e se os espíritos não são criados perfeitamente iguais, haveria privilegiados e onde, então, estaria a perfeita justiça de Deus? A doutrina afirma q a igualdade é absoluta, mas q se tornaram desiguais e não explica o q foi q desfez essa perfeita igualdade. Diz q uns aceitam facilmente a missão q lhes é imposta e q outros reagem negativamente, certo? Mas, então, espíritos perfeitamente iguais reagiriam desigualmente a missões se estas fossem iguais para todos? Nas religiões não há resposta definitiva. Ela está “além” das religiões.

      Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário