quarta-feira, 22 de junho de 2011

QUANDO CHEGARÁ AQUELE DIA GLORIOSO?

Amigos, resposta a uma amiga.




Pergunta:

"Porq é q “será glorioso o dia em que passemos a amar verdadeiramente”?”

Resp: veja, o amor verdadeiro, q não mede conseqüências, incondicional portanto, só desperta qdo o ego é eliminado, e isso significa que passamos a perceber quem verdadeiramente somos, isto é, “eu e o Pai somos um”. Isso é a “iluminação”, é “encontrar” o reino de Deus (q está sempre em nós, mas o ego impede de perceber). Como disse o Buda: “é o fim de todos os sofrimentos”, e o Cristo: “tudo o mais virá por acréscimo” e outros “é o fim da ignorancia, a felicidade absoluta, a bem-aventurança"; esse não é um instante glorioso? Isso é o q chamamos de “salvação”.

Perg:

“Qdo saberemos? Será qdo chegar o dia de conhecer a verdade? A verdade que nos fará tirar o véu do ego?”

R: só saberemos qdo acontecer. Como diz o evangelho: “ao soar da última trombeta”, ou “como o relampago que corre do leste para o oeste”: conhecer a verdade, encontrar o Reino, eliminar o ego, são expressões que significam a mesma coisa.

Perg:

“E pq a uns o véu do ego (o não querer abrir os olhos) é forte? E pq a outros o véu está caindo? e pq outros o véu já caiu?”

R: tudo se deve “àquela” poderosa força irresistível, q tudo arrasta; por ele, o homem se desencanta do mundo de ilusões e parte em busca de algo verdadeiro, real e duradouro; assim, uns nada compreendem ainda, outros estão compreendendo e outros já compreendem.

Perg:

“Isso é em razão da experiência passada de cada um?”

R: experiência passada em razão desse movimento.

Perg:

“Se Deus opera em nós, e somos apenas testemunhas, pq deixa Deus que um filho dele mate/calunie/judie o outro?

R: veja, minha amiga, o q vou dizer poderá parecer absurdo: nós, desde q nascemos, somos condicionados, pelas religiões, cultura, tradições, sociedade etc, a crer numa coisa chamada “justiça divina” mas nunca nos ensinam (porq desconhecem) q nosso mundo é maya, um mundo de ilusões, irreal; assim sofremos e fazemos outros sofrerem pq desconhecemos a verdade; apenas isso. Tudo isso, está “dentro” daquilo a q damos o nome de Deus: belo e feio, bondade e maldade, bem e mau, eu e não-eu, espírito e matéria, mente e corpo, vida e morte etc. Contudo, como esses, todos demais opostos, só existem no mundo de maya. Além do espaço-tempo, além do ego, nenhum oposto existe: tudo é um; essa é a percepção que vem naquele dia “glorioso”.

Perg:

“Há lei da ação e reação? Quer dizer que todos nós já matamos/caluniamos/roubamos um dia? Que hoje a nossa conduta se pautada no não roubar/matar/desejar mulher de outrem é pq já fizemos isso antes e agora temos o conhecimento de que não é o melhor caminho? A única responsabilidade é de Deus, por ter nos feito simples e ignorantes? Se se somos perfeitos, somos simples e ignorantes? Perfeição pra quem?”

R: há lei de ação e reação apenas no mundo dos opostos, das ilusões; além deste mundo “tudo é Um”. Do mesmo modo, ignorancia e sabedoria, perfeição e imperfeição, honestidade e desonestidade, são apenas opostos e pertencem ao mundo do ego.

Perg:

“Se tudo é/advém da vontade de Deus, jamais na Terra acontecerá em que todos se amarão... Quer dizer que de nada adianta nosso esforço em querer melhorar? Pq eu iria me comportar de acordo com as normas de conduta dos mandamentos cristãos ou buscar as normas de salvação?”.

R: enqto existirem egos dificilmente haverá amor, pois são eles q nos fazem não confiar no mundo ao nosso redor e desconfiança é antônimo de amor.

E qdo vc se esforça ou busca a “salvação”, não é pq vc quis fazer assim; sempre é aquela “força” q a está levando a fazer assim. Não temos livre-arbítrio, nem os pensamentos são nossos. Os mestres dizem: “aquele q pensa q escolhe á imaturo. Está no jardim da infância e dificilmente chegará à graduação universitária”.

Perg:

“Repito, somos "marionetes" na mãos do nosso Pai?”

R: nossas mãos, olhos, pés são marionetes nossas? Ou são complementação/funções (termos não apropriados) nossas? Podemos dizer q somos “complementação” de Deus, q nossos olhos e ouvidos são os olhos e ouvidos de Deus. Reflita sobre o “experimento das duas fendas” (está na Internet) e poderá compreender.

Perg:

“Não vejo muita graça nesse pai bondoso, onipresente, imensamente justo, misericordioso...”

R: vc não está vendo “graça” somente devido ao ego. “Quando o ego é anulado, Deus se manifesta!”; e vc perceberá q tudo é perfeito e felicidade.

Perg:

“Se alguém quiser ser o primerio, seja o último de todos e servo de todos".

R:‘Não te sentes no primeiro lugar... aquele que se exalta será humilhado.’ (orgulho, arrogância, presunção, são sinais daquele que ainda não chegou lá; a humildade verdadeira vem da percepção do divino). ‘Os últimos serão os primeiros... ’ (porque estes já estão compreendendo a verdade; assim, tornam-se mais humildes e se colocam no último lugar; estão mais próximos da percepção do sagrado...). ‘... aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo... ’ (idem)”.

Perg:

"Mas Livra-nos do mal”.

R: “Que perdoemos sempre os nossos devedores (pois as ações que fazemos, como as que eles fazem, não são nossas; nada escolhemos, pois “É o Senhor que opera em nós o pensar e o fazer”). Que não caiamos na tentação de praticar atos errados, dos quais mais tarde nos arrependamos (e, por isso, soframos remorsos); e saibamos, pois, livrar-nos da prática do mal e, por experiência própria, que o reino divino de poder e glória já é nosso desde todo o sempre”.

A libertação do mal só vem da destruição do ego; não somos, nem os demais, culpados por praticá-lo ou mesmo por senti-lo pois, com a destrução do ego, só o sentiremos em nós se quisermos.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário