quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"NÃO SOIS SALVOS POR VOSSAS OBRAS, MAS PELA GRAÇA DE DEUS".

Esta msg vem do assunto: O Conceito de Salvação em Pietro Ubaldi - Fundamentalismo Cristão e Doutrina dos Espíritos.



Uma amiga escreveu:- Esse Eu maior é o Eu que o homem busca para reafirmar-se como filho. Ele é de fato um Eu caído, posto que era espírito e por uma desobediência talvez não premeditada, não arbitrada, ou quem sabe "iludido", tornou-se humano.



Cel: me permita algumas palavras: o homem (vamos dizer, espírito encarnado; não espirito), só busca qdo compreende e, como consequencia de haver compreendido, procura escapar da armadilha q é a vida, como interpretada pelo ego. O espirito nada busca pois, se assim fizesse, seria o buscador buscando a si mesmo. O espírito é puro e perfeito, pois se confunde com “o” Espirito, com aquilo a q damos o nome de Deus. Só existe uma Mente, Consciencia universal, e nós, espiritos ilusóriamente separados e independentes, somos essa única Mente. Essa é a percepção e o entendimento de todos os místicos e, hoje, da ciencia mais avançada do planeta. A consciencia una está em tudo e é tudo (o q nada tem a ver com o pateísmo, pois este é apenas uma filosofia, produto da elocubrações mentais); esse entendimento vem de desde séculos ou milênios antes do cristianismo, até os dias de hoje, resultado, não do exercicio mental, mas de inúmeras experiencias realizadas por místicos orientais e ocidentais. Experiencias q são identicas (uma só), tenham ocorrido há milhares de anos ou agora, e aqui ou do outro lado do mundo; experiencia q foi batizada por notáveis, como Einstein e Jung (?), como “experiencia de concordância universal” (tb sempre assim compreendida pelos místicos e sábios).

A consciencia está em tudo e é tudo, como dito acima e como disse Paulo. Assim, onde existir um ser cerebrado, por ele se manifesta; daí as gigantescas desigualdades entre humanos e entre não humanos.

Toda manifestação, de qualquer teor q seja, é manifestação daquele algo a q damos o nome de Deus. Deus está em tudo e é tudo. Assim, qdo o discípulo perguntou ao mestre o q é procurar Deus, o mestre respondeu: “É montar no boi para ir procurar o boi”. E, como ensinou Paulo: “Ele está acima e abaixo, à direita e à esquerda, à frente a atrás, dentro e fora”; já está aqui mas não sintonizamos essa realidade devido à estática do ego.



Amiga escreveu:- Desta forma, concede-lhe Deus uma oportunidade ímpar de trilhar os caminhos para Deus, de olhos vendados...



Cel:- nenhuma oportunidade concedida por Deus; a vida está apenas fluindo sem cessar e nós, cerebrados ou não cerebrados, somos levados em sua correnteza, cujo destino é incerto, como são imprevisiveis seus obstáculos. Não existe um objetivo, uma finalidade, um plano; apenas tudo é como é, como o universo é como é, e como Deus é como é. Tudo já é perfeito como é (muito embora não saibamos o q é ser perfeito); mas esse é o testemunho de misticos e sábios q compreenderam porq conheceram a verdade q liberta, como disse Jesus. Toda imperfeição é aparente, ilusória e tantas vezes, por acreditarmos q seja real, nos decepcionamos e sofremos devido a ela. O Ser é perfeito, o espirito é perfeito; toda imperfeição vem da interpretação equivocada q o ego faz da vida.



Amiga escreveu:- Cabe agora ao homem o seu próprio esforço, não para a reconciliação pois este está cego, mas, para a sua reintegração!



Cel: e o homem somente colocará esforço para esse empreendimento, não porq religiões, mestres, mandamentos ensinam q deve ou precisa colocar, mas tão somente (qdo e) porq lhe desperta, por sua ânsia de se libertar, a compreensão profunda de q não há saída para os problemas do mundo, nem nas ciencias, nas filosofias, psicologias, crenças e religiões; a única saída é eliminar o ego, é a destruição do único obstáculo para a percepção de q “eu e o Pai somos um”.



Amiga escreveu:- "Ninguém se gloriará por suas próprias obras mas, pela abundância da Graça de Deus"!



Cel: não existem “obras próprias”, pois todas elas são consequencia do movimento da vida. Os homens nem mesmo podem reivindicar a paternidade de suas (aparentemente, ilusóriamente suas) obras. Por isso, o místico Paulo afirmou: “É o Senhor que opera em nós o pensar e o fazer”, afirmação na qual a palavra “senhor” significa esse irresistivel movimento do universo, da vida, q a tudo arrasta e nos leva, ou para “jardins floridos”, ou para “fétidos lodaçais”. Essa é a vida e nada podemos lhe opor, senão o esforço para eliminar o ego. Assim, eqto o ego está ainda operando, de nada adiantam orações, intenções, desejos, remorsos, pedidos de perdão, ou reclamar, ou propor negociações com a divindade. Por isso, outro sábio aconselhou: “Para viver melhor ante as dificuldades da vida, uma boa dose de humor e uma boa dose de indiferença”.



Para reflexão dos amigos, estas outras palavras de Paulo: “Não é por vossas obras q sereis salvos, mas pela graça de Deus”.



Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário