A CIÊNCIA CHEGA A DEUS: Somos uma só
mente.
FÍSICOS QUÂNTICOS:
“Embora seja mais fácil acreditar
que, em nosso planeta, há 5 bilhões de mentes individuais, do que acreditar que
só existe uma mente
não-localizada manifestando-se através de todos os seres sencientes, a ciência
moderna leva-nos na direção de uma mente não-localizada, universal, única; em
suma, afirma que só há uma
mente e que somos essa mente, o que a aproxima da concepção de Deus.
A
MENTE É DEUS
CARL
G. JUNG:
“O
atentar para a Mente intemporal é tarefa redentora para todas as pessoas. Hoje,
essa tarefa é particularmente difícil porque colocamos, no dia-a-dia, nossa
ênfase no fazer, no consumir, nos aspectos práticos, no progresso material.
Como valorizamos o aspecto material, estamos separados dela. O resultado é
patológico: tornamo-nos vítimas de nossos próprios impulsos inconscientes e o
mundo ‘demonizou-se’. Nossa verdadeira tarefa de vida é exatamente o contrário:
tornarmo-nos conscientes dos conteúdos que emergem do inconsciente, criar cada
vez mais consciência; esse o objetivo único da existência humana: acender uma
luz na escuridão do ser, liberar a alma.
Seguramente, a alma não é algo
insignificante, repleta de defeitos e imperfeições, como as religiões
ocidentais a consideram; ela é a própria Divindade radiante”.
A
NOVA VISÃO DA CIÊNCIA
CIENTISTAS
QUÂNTICOS:
Se
concordarmos com as implicações da moderna visão do universo dada pela mais bem
arquitetada ciência de nosso mundo, a física quântica, talvez possamos
confirmar as percepções dos visionários e místicos, a visão de que todos nós
somos eternos, infinitos e Um.
A
REALIDADE PROFUNDA
BELL,
físico:
Bell
mostra que todas as teorias científicas localizadas, isto é, que asseguram que
tudo que sucede, que todas as forças e influências, estão dentro do
espaço-tempo, por mais que pareçam estar certas, sempre deixam alguma coisa de
fora, alguma coisa não explicada pela teoria da localização. Herbert diz que
“Bell, simplesmente não apenas sugere que a realidade é não-localizada (isto é,
a realidade está fora do espaço-tempo, no domínio do atemporal, no domínio
daquilo a que as religiões dão o nome de Deus); ele prova isso, com a clareza e
a precisão do raciocínio matemático. Este aspecto inegável da prova desagrada
aos físicos mais afinados com a realidade localizada”. Bell e outros mostraram
que “nenhuma realidade localizada pode explicar o mundo em que vivemos. Embora
os fenômenos do mundo pareçam estritamente localizados, a realidade subjacente
a esses fenômenos deve ser supraluminosa (isto é, mais rápida que a luz; e uma
velocidade além da velocidade da luz só pode existir fora do espaço-tempo, por
isso é denominada ‘não-localizada’). A realidade profunda do mundo é sustentada
por uma conexão quântica invisível, cuja influência ubíqua (que está em toda
parte) é não-mediada, não-atenuada e imediata’ (isto é, não necessita de coisa
alguma para exercer sua influência, não perde, com qualquer distância que seja,
sua capacidade de influenciar, e influencia instantaneamente).
(‘Só
a realidade não-localizada pode explicar o mundo, seus fenômenos, objetos,
coisas e mente’. A realidade não-localizada está além do espaço-tempo, no
domínio transcendental, isto é, no domínio daquilo a que as religiões populares
dão o nome de Deus).
A
UNIDADE DAS COISAS
LARRY
DOSSEY, médico e pesquisador:
“O
aspecto mais proeminente da Realidade Não-localizada é a unidade fundamental de
todas as coisas e acontecimentos. Passado, presente e futuro são ilusões que
projetamos, e não realidades essenciais. Dentro desse contexto de união, o mal
(como a doença) é mera aparência, como tudo o mais, pois faz parte do todo e
está relacionado com o bem. Quando chegarmos a uma compreensão profunda dessa
verdade, os opostos irreconciliáveis nos revelarão sua unidade (amor-ódio, bem-mal,
belo-feio, vida-morte) e começaremos a perceber que há um modo alternativo de
obter essa informação, que não pelos sentidos. Para a maior parte dos
curandeiros (dakotas), entrar no estado de Realidade Não-localizada envolve a
participação num estado alterado de consciência, muito semelhante ao da
meditação ou da oração. Nesse estado, eles vêem a si próprios e aos pacientes
como um só, uma vez que a separação
entre sujeito e objeto é completamente superada. Esse estado de
consciência vai além da usual consideração do real ou irreal, consciente ou
inconsciente, orgânico ou inorgânico, subjetivo ou objetivo, até a totalidade
do ser. O paciente e o ego, simplesmente, não fazem parte do repertório do
curador”, pois, então, tudo é UM).
ALGO
ALÉM DO UNIVERSO
SHELDRAKE,
um notável físico:
“Tanto
a criatividade como o próprio universo requerem uma explicação. E isso só pode
ser explicado em termos de algo que esteja acima ou além do universo, isto é,
que o transcenda. Isto corresponde à explicação teística tradicional, a qual
postula um Deus que estaria além, acima e no interior da natureza... Eu fico
com essa concepção”.
ENTENDER DEUS
CORPUS HERMETICUM.
A obra ‘Corpus
Hermeticum’, um dos exemplos mais impressionantes de apelo à não-localização
(ao transcendental, ao que está além do ‘eu’), que data de pelo menos dois mil
anos, diz: “A não ser que te faças igual a Deus, não poderás entendê-lo, pois o
semelhante não é inteligível senão pelo semelhante. Cresce até atingires
grandeza além da medida; de um salto (a instantaneidade produzida pela
meditação; a criatividade do salto quântico) liberta-te do corpo (dos
condicionamentos; do ego); ergue-te acima do tempo (penetra no atemporal, na
não-localização), torna-te a Eternidade; então entenderás (perceberás) Deus.
Acredita que nada é impossível (as
infinitas possibilidades de Maharish) para ti; pensa-te imortal e capaz de tudo
compreender, imaginando estares em toda parte, na terra, no céu, na água, no
não nascido, adolescente, velho, morto, além da morte. Se abraçares de uma só
vez, em teu pensamento, tudo isso, isto é, tempos, lugares, coisas,
substâncias, qualidades, quantidades, poderás entender e ser Deus”.
O autor dessas palavras nos leva para
além de eventos singulares, para todos os eventos; além do aqui, para toda
parte; além do agora, para todo tempo, à eternidade; além do ego, para a
unidade com Deus. E afirma que devemos destruir nossa concepção ilusória de uma
realidade localizada (o ego) se queremos conhecer Deus. Isso não significa
usurpar o poder divino, como alguns pensam e, assim, julgam blasfemas tais
palavras. Para o autor de ‘Hermeticum’, tornar-se igual a Deus é impossível,
porque é impossível vir a ser o que já
se é. Além disso, quando se percebe que o eu individual não existe, que
é ilusão (uma falácia, como dizem Wilber, os místicos e a ciência quântica),
percebe-se, também, que não há quem esteja fazendo a usurpação.
EINSTEIN E O EU
EINSTEIN:
Einstein afirmava, com ênfase, a importância de
acabar com a servidão ao eu pessoal (ego), a importância de acabar com o
sentimento de um eu localizado (no cérebro), numa filosofia decididamente
oriental: “O verdadeiro valor de um ser humano é determinado basicamente pela
proporção e pelo sentido em que ele se libertou do eu (ego)”.
HÁ
UMA SÓ CONSCIÊNCIA
TEILHARD
DE CHARDIN, cientista, filósofo, teólogo e sacerdote da Igreja Católica Romana
afirma enfaticamente em várias de suas obras o que vai abaixo. Esta citação é
de seu livro ‘O Fenômeno Humano’:
“Todos nós, todos os seres humanos e
todos os animais, compartilhamos a mesma consciência”.
Por afirmações como essa foi proibido,
pelo Vaticano, de publicar qualquer pensamento ou concepção sua até o dia de
sua morte.
(Todo o misticismo e, atualmente, a
ciência mais avançada do mundo asseguram a mesma coisa).
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