quinta-feira, 21 de abril de 2011

A IGNORANCIA É A CAUSA DE TODOS OS SOFRIMENTOS E MALES.

Amigos



Esta, também, é uma resposta dada a uma mensagem e sua intenção é exatamente provocar reflexões. Já tentei mostrar, antes, que minhas colocações têm por objetivo fazer refletir, pois é a reflexão que nos ajuda a melhor compreender as coisas da vida e de Deus. Com o refletir podemos tornar mais claros determinados pensamentos, conceitos e lições.

Um amigo colocou:

“... na minha maneira de ver, o medo é um sentimento natural em todos nós, principalmente quando se trata do desconhecido”.

Blog: Amigos, observem: o medo só existe devido a nossa ignorância, imperfeição que, conforme as doutrinas cristãs, nos é imposta pelo próprio Criador, pois que, com ela, chegamos à existencia. A ignorância é a causadora de todos os sofrimentos e de todos os males do mundo (evidentemente, não dos males vindos dos desastres naturais). Sofremos exatamente por sermos ainda ignorantes; todos os sofrimentos são conseqüências da ignorância; de nada mais. SE ALGUÉM, AMIGO OU VISITANTE puder nos apresentar outra explicação para o sofrimento, agradeceríamos sinceramente. Mesmo que se afirme que os sofrimentos e males vêm do mau uso do livre-arbítrio, das erradas que o homem faz, porque o homem o usaria erradamente senão por ignorância? Se se disser que é por rebeldia, teimosia, egoísmo, orgulho, qual será a razão dessas qualidades ou características negativas do homem, senão a ignorância?! A vida, com suas “infinitas” lições de desde que vem à existência, é que o mantém num nível de aprendizado que ainda não o libertou da ignorância.

Por ser ignorante, o homem nem mesmo sabe exatamente o que ele é, porque está aqui, porque existe ou porque foi criado, porque tem de, obrigatoriamente, e sem exceção de ninguém, sofrer enquanto caminha em direção da morte física. Mesmo que se diga que não podemos penetrar ou os desígnios de Deus, continua novamente sendo a ignorância a causadora de nossas desditas (pois, como dito, não conhecemos os planos divinos e, esse desconhecimento nada mais é do que ignorância).

Nós temos a mente repleta de idéias, opiniões, ideais, suposições, crenças, medos e esperanças, por tantas coisas que nem sabemos, com absoluta, se, realmente, são verdades absolutas ou se algum dia realmente vão acontecer! Só sabemos que as doutrinas dizem que sim, embora entre elas, haja tantas contradições, crenças diferentes, concepções diferentes. E, novamente, se não estamos sabendo mostra que estamos ignorando, que temos ignorância acerca dessas coisas; e aí está novamente a “ignorância”.



O próprio mestre Jesus disse que é o a verdade que nos liberta (evidente mente, de todas as amarras, de todas as dependências e sujeições); logo, se devemos conhecê-la para nos libertarmos, implica em que ainda a ignoramos. A da verdade é que nos aprisiona a todos os sofrimentos e dependências e, ao contrario, o a verdade é que nos liberta de todos os sofrimentos.

Porque o homem pratica absurdos? Será que é simplesmente porque quer praticá-los? Se ele soubesse, isto é, se não fosse de que o mal que pratica, afinal, recai, e duramente, sobre ele mesmo (como também ocorre com o bem), como afirmam as religoões, porque o praticaria, senão por ignorância?! Se ele soubesse que os prazeres do espírito estão, como as próprias doutrinas ensinam, infinitamente acima dos prazeres da carne (isto é, dos atrativos do mundo, como poder, riqueza, prestígio, sexo, vícios, afetos, apegos que escravizam) porque recusaria a si mesmo os prazeres do espírito?

Se alguém tem resposta diferente, ou vê absurdos ou incoerências no que está colocado acima, por favor, aponte-os para nós. Essa providencia, com certeza, nos levaria a uma maior compreensão das coisas de Deus.

Fiquem em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário