quinta-feira, 14 de abril de 2011

SE EXISTE MENTE, NÃO EXISTE REALIZAÇÃO.

Se existe Mente, não existe Realização.


O Aperfeiçoamento Espiritual

Instruções de Nisargadatta Maharaj (Vedanta):

Silencie o Diálogo Interno. Não Pense. Mate a Mente.

Mestre: Meu filho, abandone a mente; ela é o fator limitador que dá origem à individualidade, assim causando a grande enfermidade de repetidos nascimentos e mortes – e realize Brahman (Deus).

Discípulo: Mestre, como cessar a mente? Ela é vigorosa, inquieta e sempre inconstante como um cavalo selvagem.

M: Para o buscador decidido, sincero e sério, não enfeitiçado pelos sentidos e desapegado dos atrativos do mundo, abandonar a mente é tão fácil quanto amassar uma flor delicada.

A dificuldade só surge quando há uma mente a ser abandonada já que, verdadeiramente falando, não existe mente. Quando dizem: “um fantasma!”, a criança ignorante é levada a acreditar na existência do fantasma inexistente, ficando sujeita ao medo, ao sofrimento e aos incômodos. Da mesma forma ao imaginar coisas que não existem – como isto e aquilo – uma falsa entidade conhecida como “mente” surge como algo aparentemente real, funcionando como isto e aquilo e mostrando-se incontrolável e poderosa ao incauto; porém, para o buscador senhor de si e dotado de discernimento, ela é fácil de ser abandonada. Só um tolo, ignorante da natureza da mente, diz que é muito difícil.

D: Qual é a natureza da mente?

M: Pensar nisto e naquilo. Na ausência de pensamento, não existe mente. Cessando os pensamentos, a mente cessa; pois é apenas ilusão como o chifre de uma lebre. Assim, diz Vasishta: “Ouve, ó Rama, nada há chamado ‘mente’. Assim como o espaço existe sem forma, também a mente existe como um vazio inanimado. É apenas um nome; ela não tem forma. Não está no exterior, nem no coração. Entretanto, como o espaço, a mente, embora não tenha forma, ilusoriamente, “preenche” tudo. Onde quer que o pensamento surja como isto e aquilo, lá estará a mente.

D: Se existe mente onde há pensamento, mente e pensamento são diferentes?

M: Pensamento é o sinal da mente. Havendo pensamento, pressupõe-se uma mente. Não havendo pensamentos, não pode haver mente. A mente nada mais é do que pensamento. O pensamento é, em si, a mente.

D: O que é “pensamento”?

M: “Pensamento” é imaginação. O estado de “sem pensamentos” é a Suprema Bem-aventurança.

D: Como é possível extinguir a mente?

M: Esquecer tudo é o meio supremo. O mundo não surge a não ser pelo pensamento. Deixe de pensar e o mundo não surgirá. Quando nada surge na mente, a mente cessa. Portanto, não pense em nada; esqueça tudo. Este é o melhor modo de matar a mente.

Vasishta disse a Rama: Elimine os pensamentos de todos os tipos – de boas, elevadas, ou de coisas ruins, baixas.

Rama: Devo eu esquecer tudo, completamente?

Vasishta: Exatamente; esqueça tudo completamente e permaneça como a madeira ou a pedra, livre de pensamentos.

Rama: O resultado não será a estagnação, como a das pedras ou da madeira?

Vasishta: Não é assim. Tudo isso é apenas ilusão. Esquecendo a ilusão, você estará livre dela. Embora pareça estar estagnado, você será a própria Beatitude. O seu intelecto ficará inteiramente claro e aguçado. Sem se embaraçar na vida mundana, mas parecendo ativo aos outros, permaneça como a própria Beatitude de Brahman e seja feliz. Não permita que a ilusão do mundo renasça no puro Espaço do Ser-Consciência. Esquecer essa ilusão é o único modo de matar a mente e permanecer como Bem-aventurança. Sem isso, a realização é impossível. Sem esquecer tudo é impossível estabelecer-se como puro espírito. Portanto, esqueça tudo, absolutamente.

D: Não é muito difícil?

M: Embora seja difícil para o ignorante, é fácil para aquele que quer encontrar a luz. Nunca pense em nada, exceto, e sempre, em Brahman. Perseverando nisso, você esquecerá facilmente o não-Ser. Não deixe nenhum pensamento surgir na mente; pense sempre em Brahman. Assim, todos os pensamentos mundanos desaparecerão e só restará o pensamento de Brahman. Quando isso se tornar firme, esqueça até mesmo isso e, sem pensar “eu sou Brahman”, seja o próprio Brahman. Não é difícil de praticar.

Pare de pensar em qualquer outra coisa que não seja Brahman. Com isso, sua mente será extinta; você esquecerá tudo e permanecerá puramente como Brahman.

....................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário