quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MENSAGENS DEVEM SER BELAS OU INSTRUTIVAS?



Uma nova amiga colocou, em tópico q iniciou com o título “Construtores da Vida”, pps com bela e inspiradora mensagem.


Todos se deliciam, felizes, esperançosos, inspirados, confortados com msg e imagens alentadoras, sempre cheias de conselhos sobre “o q devemos fazer” para um futuro mais feliz. Mas, estamos, qualquer um concordará com isso, com nosso "arquivo" pessoal, a memória, repleto de frases bonitas, poesias, textos, orações, pensamentos, historietas bonitas.


No entanto, de q serve tudo isso? Dois minutos ou dois dias de tranqüilidade, inspiração, esperanças, leveza de mente, ilusões apenas? E depois? Não vamos necessitar encontrar outra frase, ou poesia bonita, para preencher o mesmo vazio q aquela anterior preenchia? Não pensem q aqui vai alguma censura (quem sou para fazer isso?!); absolutamente, nenhuma censura; é apenas uma constatação para ajudar a refletir.


A msg do pps, como inúmeras outras, traz a lição de q nossos maiores tesouros são as virtudes (os mestres ensinaram isso), e as cita: compaixão, fraternidade, solidariedade, ternura, afeto... honestidade, dignidade, humildade, indulgência, justiça... todas essenciais para a construção de um futuro mais feliz: e todas, sem exceção, se resumindo numa só: o amor.


No entanto, essa msg, como tantas outras, é insatisfatória, incompleta, pois esquece o mais importante, o principal; todas dizem sempre o q “devemos” fazer, mas nunca o “como” fazer!


Bastará desejar, e o desamor q ainda temos em nosso coração, em nossa natureza, será substituído por amor? A prática de todas essas virtudes, a prática de caridade ou de amor ao próximo fará nosso íntimo se tornar cheio de amor? Sabemos q não é assim tão simples. Analisem e, com certeza perceberão q o amor não é resultado de treinamento, de exercício, de esforço, mas de compreensão. Todos os atos ou obras de amor, qdo não vêm da compreensão, são apenas manifestações “da boca para fora”, imitação dos exemplos ou atendimento dos conselhos dos grandes, dos mandamentos, das regras éticas de crenças e religiões. Amor forçado é pseudo-amor, encenação, interesse, busca de reconhecimento ou méritos para recompensas posteriores. Todos esses conselhos/lições sobre o q devemos fazer vêm daquilo q podemos dar o nome de “regras de bem-conviver”, q todos os mestres nos transmitiram; seu valor está apenas nisso: na colaboração para a aquisição de um mais harmonioso relacionamento entre as já tão sofridas criaturas, humanas e não humanas.


No entanto, o amor/amor vem da compreensão de nossa verdadeira identidade, da compreensão de q é isso mesmo q deve ser feito. O amor/amor não mede conseqüências, não pensa para agir, não se importa com a opinião de outrem, nem se, qdo manifestado, está direcionado para quem o mereça; o amor/amor não exige condições, e só nasce em nós qdo compreendemos, profundamente, como e o que é a vida e o q devemos (e como) fazer para solucionar seus enormes problemas q redundam, sempre e sempre, em sofrimentos, muitas vezes torturantes e insuportáveis.


Se o objetivo dessas msg belas é que as achemos belas e q delas gostemos (como podemos ver em vários tópicos), esse objetivo é alcançado; mas se for para nos transmitirem alguma lição coerente, nenhuma lição nos transmitem.


Abraços.













Um comentário:

  1. Caro amigo, em parte concordo com você, visto que palavras vazias que não se amparam em atitudes verdadeiras, são apenas discursos e frases de efeito, no entanto, palavras vigorosas e cheias de atitudes que amparam o discurso, estas têm o poder ferino de uma navalha ou podem agir como um instrumento impulsionador de mudanças profundas que poderão influenciar significativamente e de forma benéfica na história do mundo e na vida das pessoas. Um abraço.

    ResponderExcluir