sábado, 31 de dezembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE UM TEXTO

Olá, amigos!




O amigo X escreveu: Coloco, abaixo, a interpretação de texto mandado por “Y”.

Y escreveu: Compreender para agir, e agir para sair da roda de nascimentos e mortes - isto é só para os que estão desinteressados do mundo material e suas ilusões. E colocou:

LE/738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores? Resp: Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.

Cel: aqui, é o caso de perguntar: como o Onisciente prepara um plano de ensino para seus filhos, se sabe q estes não o aproveitarão? Pois, todos os dias, emprega outros meios, mas suas criaturas não se aproveitam deles! Onde estará a onisciência divina, q preparou meios sabendo, desde sempre, q suas criaturas não dariam atenção a eles? E porq se diz q é necessário q a criatura seja castigada no seu orgulho? De onde nasce esse orgulho? É a própria criatura q, não sendo ainda orgulhosa, escolhe e decide ser orgulhosa? Quem responde esta pergunta?

X: O progresso é fato indiscutível não apenas no âmbito material. Os noticiários, a mídia supervaloriza os fatos negativos, que mais chamam a atenção de um povo que ainda caminha a passos lentos. Em contrapartida os fatos positivos são cada vez mais freqüentes. Exemplos de superação e de fraternidade em meio às adversidades ocorrem muitas vezes silenciosamente em todos os cantos. Fatos que hoje chocam os olhos e ouvidos pela crueldade que carregam em si antes ocorriam livremente e não causavam indignação.

Cel: Sim, amigo, progresso material e intelectual, não pregresso espiritual. E sobre suas palavras acima a pergunta é: como é q o onisciente prepara um plano de ensino para seus filhos, se sabe que” muitos destes” não aproveitarão?

Amigo X: Ele sabe que aproveitarão, cada um à seu tempo.

Cel: Pois, se sabe, porq, necessariamente, teria de castigar a criatura por seu orgulho? E mesmo sabendo, como o amigo afirma, q ainda não chegou o tempo para q a criatura se aproveite de Seu plano de ensinole?! Se não chegou ainda o tempo, qual a razão de castigar a criatura por seu orgulho? Como é q a criatura faz chegar o tempo propicio pois, se não é ela q faz isso, não há justificativa para as terríveis conseqüências da lei de causa e efeito. Se não chegou ainda o tempo de compreender, a responsabilidade é da criatura?

Cel: E quais são esses meios q, por seu orgulho, o homem não aproveita?

X: Os fatos que atestam sua limitada capacidade de compreensão por fugirem de seu controle e dos quais deveria supor que existe um poder superior ao dele.

Cel: amigo, não entendi: se a compreensão da criatura é ainda limitada, é ela a responsável por ser limitada? E aqueles cuja compreensão é limitada, porq deveriam supor q existe um poder superior ao dele? De onde vem a compreensão? O homem mesmo a colocou nele e decidiu q fosse limitada? E como fazer para ter essa suposição de q há um poder acima dele? O homem mesmo resolveu não te-la?! E qtos não crêem em Deus e, em conseqüência, não crêem q haja qualquer lei, senão a dos homens?!

Cel: Todos os seus filhos têm verdadeiramente conhecimento do bem e do mal?

X: Sim, porém não de todo o bem, nem de todo o mal. Tal conhecimento aumenta á medida que ele progride.

Cel: quem pode afirmar isso? E porq razão será responsável aquele q nem mesmo tem conhecimento de q o q está cometendo é mal?

Cel: Se têm conhecimento, porq não o aplicam? Por ignorância ou porq não querem aplicá-lo?

X: Por orgulho, que lhe impede de reconhecer a própria ignorância.

Cel: afinal, por orgulho ou por ignorância? E, como nasce esse orgulho, meu amigo? É a criatura de Deus q, por livre vontade, se torna orgulhosa? Antes, não era orgulhosa; depois, decidiu ser!! E porq e como faria isso?

Cel: Mas são espíritos procedentes de Deus, do qual, conforme a doutrina espírita, nada procede q seja mau, injusto ou ininteligente! E quais são as razões de não aproveita-los?

X: Aproveitam sempre. Todo o mal e o bem que se faz, assim como todo o bem que se deixou de fazer fica registrado em nossa consciência espiritual e ela mesma nos mostrará cedo ou tarde aquilo que hoje não enxergamos.


Cel: aproveitam?! Mas, no início desta msg vc disse q, por não aproveitarem, o Pai de infinito amor, lhes prepara os meios de crescerem pelo sofrimento!


Cel: O homem mesmo se fez ignorante para q não os aproveite, ou a ignorância é proporcionada pelo nível de aprendizado em q se acha nesta escola, do bem e do mal, q é a vida? Ou vem da criação?

X: O nível de aprendizado é inerente a cada ser.

Cel: Novamente, o amigo traz a questão das desigualdades e pergunto: porq cada ser terá um nível de aprendizado inerente a ele? Porq existem essas desigualdades? Porq seres perfeitamente iguais, se tornam gigantescamente desiguais???

X: A escola e o ensino são de alto nível.

Cel: como dizer q a escola é de alto nível? A
final, onde é q as criaturas aprendem a se tornarem tremendamente imperfeitas? Não é nesta escola? Ou já vieram para cá imperfeitas? Esta escola é, nada mais é do q uma escola do bem e do mal, pois é aqui que aprendemos a ser bons e é aqui q aprendemos a ser maus. Se não é aqui q nos carregamos de imperfeições (q não tínhamos antes de vir para cá), onde é q as adquirimos, meu amigo?

Cel: O homem tem sua compreensão, mais ou menos deficiente porq, por sua livre vontade, raciocina e escolhe (decide) te-la mais ou menos deficiente?!

X: Sim, porém a compreensão se limita ao nível que se encontre nesta escola.

Cel: e porq razão, ao homem, se impõe a “lei de causa e efeito”, se ele erra porq sua compreensão é limitada pelo nível em que está nesta escola? Se as lições/experiências pelas quais passa nesta escola são elas q limitam sua compreensão, porq motivo se aplica nele a lei da colheita?

Cel: E aquele q não tem compreensão suficiente, não a tem porq escolhe não te-la?

X: Não, porque ainda encontra-se num nível mais baixo do que o proposto pela lição.

Cel: exatamente, meu amigo, como vc mesmo está dizendo agora, nossa compreensão, mais ou menos deficiente, vem do nível mais alto ou mais baixo em q se acha nesta escola. E o homem, se erra, o faz conforme o nível de compreensão q possui, certo? Então qual é a razão de ter de se submeter a sofrimentos torturantes, se sua compreensão depende da compreensão q vem do nível de aprendizado em q está, e não da vontade dele? Se ele “peca” é porq sua compreensão ainda é deficiente pois é correspondente ao nível em q está, certo? Se o amigo já encontrou, em toda esta nossas conversas, algo q afirme a responsabilidade do espírito ou do homem em qualquer coisa q seja, por favor, me mostre onde está!! Até agora, só vimos q a compreensão vem do nivel em q está nesta escola, q o orgulho não e o espirito q coloca em si mesmo... etc? Onde está sua culpa ou responsabilidade? Não há culpas nem culpados, responsabilidades nem responsáveis; tudo vem do Alto, como afirmaram Jesus, Paulo e muitos mais (“é o Sr q opera em nós o pensar, o querer e o fazer!”).

E o orgulho, lhe vem de onde? Ele, inicialmente, (conforme as doutrinas), não é orgulhoso e, num certo momento, decide ser orgulhoso? Ou o orgulho nasce do egoísmo, fruto do medo q lhe vem frente às experiências q a vida lhe proporciona? Frente ao mundo ameaçador q descobre, assim q abre os olhos para a vida, seja nesta única vida, seja na primeira vida consciente?

X: Já coloquei meu ponto de vista em outra nossa conversa, se não me falha a memória sobre o medo.

Cel: sinto, meu amigo q, talvez, não tenha compreendido seu ponto de vista. Se o amigo não me auxiliar a compreender, nada poderei dizer, qto a esta sua resposta.

X: O homem é o mesmo, a experiência na carne é apenas mais uma breve aula nesta abençoada escola.

Cel: o q o amigo quer dizer com “o homem é o mesmo”? Não entendi! E porq chamar esta escola de abençoada se é aqui q adquirimos todas as espécies de imperfeições?

X: Ao nascermos apenas trocamos de roupa, a mesma que deixamos aqui ao morrer. Somos o mesmo ser entrando e saindo das diferentes salas de aula.

Cel: amigo Diaz, essas questões e explicações da DE, as conheço todas. Por muitos anos (as estudo há mais de sessenta anos) nelas acreditei plenamente e fui plenamente iludido por elas (como tb seria iludido por outras religiões). Passei por muitas delas e correntes de pensamentos diferentes. Felizmente olhei e pesquisei em outras direções, e encontrei outras respostas q, nenhuma crença ou religião dão.

LE/738-a - Mas, nesses flagelos tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso? Resp: Durante a vida, o homem tudo refere ao seu copr; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade.

Cel: mas, para nós, e sobretudo para aqueles q sofrem intensamente, uma vida inteira de sofrimentos, nós a sentimos como um relâmpago?!! É verdade q, para o atemporal, não existe nem tempo, nem espaço, nem objetos (como tb afirmou Eisntein, na teoria da relatividade). Além do espaço-tempo, tudo é aqui-agora. No entanto, nada explica q os sofrimentos venham de Deus, de uma sua lei de ação e reação, de causa e efeito>. Essa interpretação, permita lhe dizer, é equivocada.

X: Quanto aprendizado pode carregar um vida inteira de sofrimentos. É certo que não a sentimos como um relâmpago, assim como também não sentimos dessa maneira a dor e o sofrimento de outrem que poderíamos ter causado ou pelo menos ter evitado ou aliviado.

Cel: nem os dos outros, nem os nossos! Infelizmente, o amigo está satisfeito com suas dores e as dores do seus e do mundo. Não compreendo como alguém pode sequer imaginar q o Pai, um ser de infinito amor, misericórdia e justiça (conforme afirmam as doutrinas), tenha preparado para suas criaturas (q, conforme a DE, “são boas e justas”, uma afirmação da DE q ninguém explica), uma lei q lhes traga tanto sofrimentos e dos mais torturantes e insuportáveis! E todos eles correspondentes a erros cometidos em face da compreensão mais ou menos deficiente q temos da vida, compreensão proporcionada pelo nível escolar em q estamos e, conforme vc, nos limita!

LE: Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro.

Cel: essa questão é até interessante:... e é, exatamente, nesta escola em q vêem aprender a se libertar das imperfeições, q aprendem a se ligar a todas numerosas e monstruosas outras!


LE: Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a Sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo .

Cel: Pelo fato de se dizer q o corpo é um mero disfarce, os sofrimentos, de numerosas encarnações doloridas cessarão? Nada explica, nas religiões populares, a razão do sofrimento!

LE: Porém os sofrimentos tendem a diminuir com o progresso. Os tempos de barbárie são a prova disso. Dia chegará em que não precisaremos do mundo material e dos sofrimentos para continuar progredindo.

Cel:... será q Criador tb se preocupa tanto q, mesmo sendo Perfeita Sabedoria (onisciente), só consegue elaborar um plano de ensino, para esta escola de espíritos, cujo método de aprendizado mais aplicado e mais eficiente é a chicotada do sofrimento?

X: Este não é o método, é apenas o resultado de um comportamento precipitado e imaturo. Comportamentos diferentes levam a resultados diferentes. O ensino não pode ser avaliado com base apenas no resultado obtido pelos alunos indisciplinados.

Cel: novamente as desigualdades cuja origem ninguém explica! Mas, vamos lá, amigo, como vc diz não é o método mas, como vc mesmo colocou acima, é o “meio” encontrado pelo Infinito Amor para levar os homens para a evolução, pois os meios anteriores não foram aproveitados pelos homens!

Cel: voltamos às mesmas perguntas. Primeira: porq uns são indisciplinados e outros não? Porq criaturas de Deus terão comportamentos precipitados e imaturos? Afinal, o q significa imaturo? Não justamente por serem imaturos q têm procedimentos precipitados? São precipitados e imaturos simplesmente por querem ser precipitados e imaturos? Se imaturidade significa compreensão deficiente, eles mesmos se fizeram possuidores de compreensão deficiente? Analise, meu amigo: compreensão, imaturidade, deficiências, indisciplina, maldade, ciúme, inveja, egoísmo, orgulho e tudo o mais, inclusive as virtudes opostas a esses defeitos, vêm das experiências da vida; não somos nós q nos fazemos indisciplinados, egoístas, maus etc porq desejamos nos fazer assim. São as lições da vida q nos fazem como somos neste exato instante. Somos o resultado de todas as causas e efeitos e causas e efeitos subseqüentes, q aconteceram antes de nós, desde o mais remoto passado, os mais remotos ancestrais, desde o começo da vida neste planeta (ou como vc quer) tb em outros mundos.

Abraços.

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