sábado, 3 de dezembro de 2011

Amigos, convido a todos para uma reflexão.




O texto de um tópico, como milhares de outros textos de msg, historietas, poesias, fábulas, parábolas e conselhos, nos admoestam sobre o q devemos fazer para nos tornarmos melhores intimamente; este diz: “vença o egoísmo, q é a maior chaga da humanidade, a fonte de todos os vícios e reside no íntimo de cada um!” etc.

A primeira questão a ser levantada é esta: porq o egoísmo reside em nosso íntimo? Nós mesmos, por nossa livre vontade e escolha, o forçamos para dentro de nós?

Texto: Esta é a conclusão dos espiritos, santos e religiões que também afirmam: “(...) Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas”.

Cel: segunda questão: se o mal é necessário para q se compreenda a necessidade do amor, porq é q aquele pratica o mal é considerado responsável, se o mal existe porq é necessário para q se compreenda q devemos extirpa-lo de nós? Será q o mal existe pra q se compreenda q não deve existir?!!! E outra questão: não éramos, depois nos tornamos maus? Quem o colocou dentro de nós? Quem fez nosso coração, q não era mau, se encher de maldade, perversidade e perversão, ciúme, inveja, ódio, orgulho, egoísmo etc e tantos defeitos morais mais? Nós mesmos, por livre escolha?

Texto: “Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril”, exorta Emmanuel.

Cel: quem responde esta nova questão q, afinal, é semelhante à anterior: o que foi q nos fez cheios de egoísmo? Nós mesmos?

Texto: Segundo os aqueles citados “o egoísmo é, de todas as imperfeições humanas, a mais difícil de ser desarraigada, tendo em vista que o homem está ainda muito próximo de sua origem, ou seja, caminhou pouco na senda evolutiva e o materialismo ainda o sufoca”.

Cel: evidentemente, por todos eles, o egoísmo vem de conseqüências independentes da vontade dos homens, pois sua causa está no fato da proximidade de sua origem (na origem já eram??) pois q ainda caminhou pouco na senda evolutiva, certo? E se é assim, porq incidem nas conseqüências da “lei divina", da "leii de causa e efeito” ou da lei de retribuição (q implicam em sofrimentos torturantes e mesmo insuportáveis) se eles não são responsáveis nem pela causa, nem pelo efeito?

Texto: Nesse passo, religiões surgem como a grande esperança de reversão desses quadros sociais deprimentes, resultados do egoísmo, já que as doutrinas, bem compreendida e devidamente praticada, ameniza o sentimento de personalidade.

Cel: as religiões ensinam, como remédio para todos os males apontados na msg inicial, o amor. E como se pratica o amor? Como se faz a eliminação do egoísmo, do orgulho, da prepotência, do desamor, da vaidade, inveja, de uma mente voltada para o crime e para desejos obscuros, enfim, como se faz para q cessem os defeitos morais e cheguem as virtudes? Basta dizer: amanhã vou ser melhor, mais caridoso, mais solidário, menos egoísta, mais humilde... etc? Quem pode substituir o desamor q existe em sua natureza, em seu intimo, em seu coração, por amor? Quem pode colocar amor no coração? Isso pode ser feito pela livre vontade, ou à força? Pode vir pala prática repetida de ações de amor? O amor vem do treinamento de, com esforço, pratica-lo, ou vem do coração?

Texto: Cumpre, pois, combatê-lo, como se combate uma enfermidade epidêmica. Para isso, deve-se proceder como procedem os médicos: Ir à origem do mal. Procurem-se em todas as partes do organismo social, da família aos povos, da choupana ao palácio, todas as causas, todas as influências que, ostensiva ou ocultamente, excitam, alimentam e desenvolvem o sentimento do egoísmo.

Cel: como centenas, ou milhares de textos, este também só nos ensina , o q devemos fazer: elimine o egoísmo, procure suas causas mais profundas e acabe com ele; contudo, como todos os textos e ensinamentos doutrinários, de qualquer religião, sem exceção de nenhuma, só nos ensinam mas; nunca, o isso!

Texto: Conhecidas as causas, o remédio se apresentará por si mesmo.

Cel: as causas não têm q ser pesquisadas, pois evidentemente estão na descoberta, desde q abrimos os olhos para a vida, de um mundo ameaçador ao nosso redor; o “eu” descobre os demais “eus” e procura fugir de suas ameaças (mesmo q imaginadas). Assim procura se defender de todos os demais, fugir de todos os sofrimentos (infelicidades) e conquistar o máximo de felicidade. Observem o mundo: todos os homens, sem exceção, do mais virtuoso ao mais destituído de moral, tudo q fazem, seja no sentido do bem ou do mal, e o tempo todo, é uma busca de ser feliz!

Texto: Só restará então destruí-las, senão totalmente, de uma só vez, ao menos parcialmente, e o veneno pouco a pouco será eliminado. Poderá ser longa a cura, porque numerosas são as causas, mas não é impossível. Contudo ela só se obterá se o mal for atacado em sua raiz, isto é, pela educação, não por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens de bem. A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação.

Cel: como destruí-la? Pela educação? Como se fará isso? Os educadores terão de, primeiramente, se educarem e se tornarem homens de bem, destituídos de egoísmo, orgulho etc. Onde estão eles? Como poderão fazer isso? aquele q é egoísta pode substituir o egoísmo q tem em sua natureza, em seu íntimo, por solidariedade e amor? Muitos educadores competentes, desde há milhares de anos, estiveram e outros ainda estão por aqui, como Jesus e Paulo, e de antes e depois destes dois, muitos outros homens iluminados, têm colocado “sua luz sobre o velador”, ensinando fazer essa reforma íntima.
Contudo, das religiões existentes compreendeu fazer, porq as lições daqueles sábios foram mal interpretadas! A prova disso está nas numerosas denominações religiosas e em suas múltiplas subdivisões. Hoje, ainda, há muitas lições, literaturas e palavras q as divulgam, mas o preconceito e o receio de estarem procedendo contra as crenças q elegeram, (q elegeram ou por tradição familiar, ou por conselhos de amigos, ou porq, algum acontecimento impressionante e bom os favoreceu e,  por confiarem plenamente nas fontes de onde emanam os conhecimentos de suas crenças, só têm os olhos voltados para elas. Não estudam ou investigam senão elas, e não olham para outras direções q não sejam a da sua crença; e no mundo há tantas doutrinas e religiões, muitas conflitantes e, todas elas, cada uma, se dizendo a única certa! E, com certeza são resultantes de interpretação errada da mesma experiencia denominada "experiencia de concordancia universal"!

Texto: O homem deseja ser feliz e natural é o sentimento que dá origem a esse desejo. Por isso é que trabalha incessantemente para melhorar a sua posição na Terra, que pesquisa as causas de seus males, para remediá-los. Quando compreender bem que no egoísmo reside uma dessas causas, a que gera o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme, que a cada momento o magoam, a que perturba todas as relações sociais, provoca as dissensões, aniquila a confiança, a que o obriga a se manter constantemente na defensiva contra o seu vizinho, enfim a que do amigo faz inimigo, ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua felicidade e segurança. E quanto mais haja sofrido por efeito desse vício, mais sentirá a necessidade de combatê-lo. O seu próprio interesse a isso o induzirá.

Cel: aqui, voltamos ao assunto “evolução”, e ficamos imaginando se o método de ensino mais eficiente, preparado para esta escola de espíritos, para levar à evolução, só pode ser à custa de sofrimentos torturantes e insuportáveis! Será isso mesmo? O Ser de infinitos amor e justiça, com toda sua onisciência e poder, só sabe desse método de fazer evoluir?! Será que tudo está interpretado corretamente?

.......................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário