terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PODEMOS CONHECER QUAL É A VONTADE DE DEUS?

Uma amiga, ao ser inquirida sobre como conhecer a vontade de Deus, respondeu: A vontade de Deus conhece-se pelo poder que tem sobre as imaginações personalistas, é fatal. Alguém que explica bem o que isso é:

“A compreensão da verdade de que nada somos, mas que Deus é tudo, é o princípio da verdadeira fé, que forma a base do verdadeiro conhecimento e o primeiro passo no caminho do desenvolvimento espiritual” (Jacob Boheme).

Cel: isso de Boheme é uma verdade, mas, como muitos outros, ele também, com essas palavras, não explica chegar a ter essa fé, q é o primeiro passo e q forma a base do caminho... mas, como conhecer a vontade de Deus??

Amiga: “Querer, desejar, saber, depositar a vontade, não fazer nada além do que Deus quer, deseja, sabe ou faz no homem e através do homem é a verdadeira resignação; é a mais profunda humildade para a mente carnal; é, ao mesmo tempo, a glorificação de Deus no homem, e portanto o estado mais elevado que se pode alcançar”. (J.Boehme).

Cel: querer ou desejar é até admissível q estejamos nesse ponto (embora nunca por vontade própria, nem por livre escolha), mas saber, depositar ou usar a vontade, resignar-se, ser humilde, alguém, cuja mente ainda é voltada para outras direções, poderá fazer isso? Essas são palavras daqueles q tiveram a experiência máxima, mística, a percepção de ser “um com Deus”. Veja q, também, disse Jesus, “ofereça a outra face” e outras coisas q, para quem não teve a mesma experiência, são verdadeiros absurdos. São apenas afirmações do ponto de vista de quem teve a experiência e se iluminou, conheceu a verdade (como Boheme).



Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário