sábado, 31 de dezembro de 2011

JOGUEMOS FORA OS ANTOLHOS

JOQUEMOS FORA NOSSOS ANTOLHOS!

O amigo “X”, quando conversávamos sobre o tópico “Que, o que ou quem é Deus?”, título de tema vindo de alguém de um outro site, escreveu o q vai abaixo, q passo a comentar:

X: “Vou me retirar desta conversa, pois não acho viável ficarmos debatendo quando há tanta divergência. Vc tem sua crença e como disse, já a algum tempo...”.

Cel: é pena q se retire, sobretudo porq, o q lhe tenho exposto, não é minha crença, mas o resultado de revelações vindas de, desde séculos ou milênios antes de Cristo, até nossos dias e, hoje, comprovadas pela ciencia mais avançada do planeta. Desde há cem anos e, pela primeira vez na história do mundo, as tradicionais adversárias, de muitos séculos, ciencia e religião, se podem dar as mãos, pois as revelações de ambas são iguais. E são as mesmas revelações, também, trazidas por Jesus e Paulo (e muitos mais), estão presentes nos evangelhos, mas foram equivocadamente interpretadas pelas religiões do mundo.

X: Eu só te digo, de coração, vc está equivocado em muitas de suas colocações. Mas o hábito faz o monge! Quanto à Reforma Íntima, leia a indicação que te passei de Ermance Dufaux. Tenho certeza que alguma informação "extra" lhe será passada para que seja bem utilizada isso se vc permitir, caso contrário será somente mais uma leitura avulsa que talvez não te acrescente nada!

Cel: fico agradecido pelo cuidado do amigo. Mas, infelizmente, as pessoas q têm uma determinada crença, só têm olhos para ela e, mesmo sem conhecer outras linhas de pensamento, as descartam, fato q significa nada mais q tolo preconceito.

Esquecem-se do sábio conselho de Paulo “Estudai de tudo e guardai o q for bom” (aos espiritas: esse conselho está repetido, e com mais minúcias e clareza, na codificação, em LM, cap 3, item 35):

"... os que desejam conhecer completamente uma ciência devem ler necessariamente tudo o que foi escrito a respeito, ou pelo menos o principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler os prós e os contras, as críticas e as apologias, iniciar-se nos diferentes sistemas a fim de poder julgar pela comparação. Cabe ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso."

Aí está um sábio conselho que poucos seguem (e frente ao qual, muitos reagem simplesmente frente à idéia de estudar os “contras” e as “críticas”). Em geral, as pessoas se prendem e se apegam àquela crença que conhecem e que julgam correta e não se interessam em conhecer outras. Veja a necessidade de estudar, olhar noutras direções e comparar; nossa cabeça é que vai decidir, pois crença/religião é assunto de foro pessoal, de acordo com aquilo que se harmoniza com nosso íntimo e, portanto, pode ser muito diferente de tudo aquilo que foi escrito até hoje, por quem quer que seja, daquilo que ouvimos, lemos, aprendemos, e em q estamos acreditando agora.

Isso é o que todos devíamos fazer mas, infelizmente, não é o que acontece e, assim, muitos podem estar deixando de conhecer coisas de muita importância para o crescimento em direção à verdade.

X: Quanto ao frequentar seu Blog, vou fazê-lo, sim, para me informar e auxiliar quem precisar mesmo que de forma limitada ainda, mas tendo o cuidado de filtrar as informações para não absorver muitas inverdades cultuadas por aqui. Seja feliz o quanto puder!

Cel: aqui eu perguntaria, se o amigo não fosse se retirar, eu lhe perguntaria, “ filtrar as informações para não absorver muitas inverdades”? Afinal, quem conhece a verdade, para q possa “filtrar as inverdades”, senão aqueles q passaram pela experiencia q Jesus, e muitos outros, passaram e ainda outros estão passando, aquela experiencia que lhes permitiu afirmar q “eu e o Pai somos um”?

Infelizmente, talvez, preconceitos e receios de modificar seus conceitos, impeçam, a muitos, a abertura do seu leque de buscas, de pesquisas, de estudos, de aprender, de questionar suas crenças, e delas não se afastam porq têm plena confiança em suas fontes. Esquecem-se de q em nosso planeta há numerosas outras crenças, com numerosas divisões e sub-divisçoes e, cada uma, se dizendo a única certa.

Nós nos apegamos à nossa crença/religião e, mesmo sem termos idéia do que sejam as outras linhas espiritualistas, simplesmente as rejeitamos. Puro preconceito! Qualquer preconceito relacionado com estes assuntos, impedem o acesso ao caminho da verdade! Como afirmam mestres e sábios: “aqueles q se ligam a religiões populares, ou organizadas segundo livros ditos sagrados, são imaturos; estão ainda no jardim a infancia e, dificilmente, chegarão à graduação universitária!”.

Por isso, sugiro aos amigos: retirem os antolhos, questionem tudo, pesquisem, procurem outras fontes, reflitam, sempre sem pre-conceitos, abram olhos e ouvidos!

............................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário