(16) MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL (Jan 2008)
PESQUISAS
CIENTÍFICAS
Baseado na obra de mesmo nome, sobre as
pesquisas realizadas sobre as técnicas de meditação trazidas para o Ocidente
por Maharish Mahesh Yogi. Essas técnicas são hoje praticadas, no Ocidente, por
milhões de pessoas, inclusive em mosteiros cristãos.
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ESCLARECIMENTOS INICIAIS
Não estão traduzidos detalhes das
pesquisas; apenas, e bem sinteticamente, as conclusões. Não constam os nomes e
títulos de todos os pesquisadores envolvidos, doutores em física, psicologia,
psiquiatria, medicina, educação, antropologia, sociologia, biologia e outros.
Os resultados das pesquisas são tão
abrangentes e alcançam tantas, senão todas, áreas de interesse do ser humano,
que se chegou a afirmar que, “quando a técnica desta meditação for aplicada
regularmente pelas populações em geral, não haverá problemas sem solução e o
sofrimento será coisa do passado”.
Aqui
estão mais de cem relatórios de pesquisas feitas em diferentes países: Austrália,
Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Índia, País de Gales, Nova
Zelândia, Escócia, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Bélgica etc. Muitas na
Universidade Internacional Maharish, EUA, e Universidade Maharish Européia de
Pesquisas, Suíça. As demais se referem a trabalhos realizados em 51 diferentes
Universidades e Instituições de Pesquisa independentes (não ligadas a Maharish).
Foram realizadas por 135 cientistas das mais diversas áreas.
METABOLISMO
Os resultados mostram que a MT produz um
estado de profundo repouso fisiológico (20 minutos da prática proporcionam
maior repouso que 8 horas de sono), acompanhado de grande alerta mental, estado
ímpar observado com essa técnica, demonstrando alto grau de coordenação
neurofisiológica (mente e corpo); produz importante redução do consumo de
oxigênio e da concentração de lactato no sangue; eliminação do dióxido de
carbono, diminuição do ritmo cardíaco e respiratório; rápida elevação da
resistência elétrica da pele; atividade não usual das ondas alfa e beta;
sincronia nas derivações cerebrais centrais; derivações centrais sincronizadas
com ritmos ocasionais de ondas teta, e outras mudanças, fatos que vêm mostrar
que a MT leva a um estado de consciência completamente diferente dos outros
estados conhecidos pela ciência, como a vigília, sono e sonho, e do estado de
relaxamento ordinário, hipnose e outros condicionamentos mentais.
UM 4.° ESTADO DE CONSCIÊNCIA
O pesquisador... afirma, em face disso,
que a MT produz um 4.° estado de consciência mais elevado e mais importante,
além dos três conhecidos. Esse 4. ° estado, cujos eletroencefalogramas mostram
vigília em repouso, isto é, um estado de mínima excitação fisiológica enquanto
a atenção permanece mais alerta do que normalmente, foi chamado de “consciência
transcendental”, “consciência pura” ou
“estado de conhecimento sem limites”.
... estudou períodos de evidente
consciência transcendental, reconhecidos pela considerável diminuição do ritmo
cárdio-respiratório. Esses períodos freqüentemente ocorrem na prática da MT, em
particular nos últimos 34 segundos, numa média de 19 segundos de duração, aproximadamente.
A respiração fica virtualmente suspensa, o ritmo cardíaco marcadamente
reduzido, a resistência da pele vai ao grau máximo e os EEG mostram alta
coerência de ondas alfa, teta e beta nos hemisférios cerebrais, coerência
inexistente nos outros estados de consciência.
Verificou-se existirem 2 tipos de
consciência transcendental: uma com pensamentos e outra sem pensamentos. Na com
pensamentos observou-se habilidade de a mente manter-se em repouso total, mas
alerta mesmo durante a execução de atividades diversas, o que implica um 5.°
estado de consciência, que Maharish chamou de “consciência cósmica”.
Os primeiros documentos referem-se à
pesquisa inicial acerca de mudanças metabólicas, quando foi comprovada a
característica peculiar da MT: a produção de um estado de profundo repouso
fisiológico acompanhado de total alerta mental, estado antes desconhecido. Outros
confirmaram as descobertas sobre a redução do consumo de oxigênio e do ritmo
respiratório, bem como que, mesmo com o ritmo respiratório diminuído, há maior
entrada de ar nos pulmões.
... estudou períodos de evidente consciência
transcendental. Na consciência com pensamentos, as mudanças observadas no
metabolismo foram semelhantes às relativas à consciência transcendental sem
pensamentos, embora os dois estados difiram totalmente em outros aspectos. No
estado de consciência transcendental com pensamentos, os diversos parâmetros
medidos indicam habilidade de manter vigilância enquanto persiste coerência
entre partes do cérebro e, ao mesmo tempo, que a consciência está em atividade.
As reduções do ritmo cardíaco e do consumo de oxigênio são indicadoras
metabólicas de repouso fisiológico profundo, enquanto a atividade é demonstrada
por fases ocasionais de aumento da resistência elétrica da pele, ao mesmo tempo
em que os EEG mostram grande coerência entre os hemisférios cerebrais. Esse
contínuo e alto grau de coerência é comprovação da estabilidade e ordem nas
diferentes partes do cérebro, que caracterizam o estado de consciência cósmica.
Estas conclusões comprovam que a prática regular da MT produz correlação
neurofisiológica elevada, isto é, enorme harmonia entre a mente e o corpo.
Comprovou-se a existência daquilo que
Mahrish descreve como sendo conseqüência de se possuir consciência cósmica - a
“iluminação”. ... observou, aí, a existência de um estado de independência
acentuada ou total liberdade do sujeito que, para agir, não depende mais de
qualquer fato externo e, ainda, mantém equilibrada e estável a disposição de ânimo
interno.
Relatou-se aumento da criatividade
relacionado com os notáveis graus de coerência mostrados pelos EEG;
criatividade vinculada, portanto, à experiência de consciência transcendental.
Outros mostraram que, no estado de consciência transcendental, ocorre
significativo aumento do sentimento de auto-realização e que, quando a prática
da MT é regular e contínua, as experiências são ainda mais intensas e
profundas.
... relataram notável crescimento do
fluxo sanguíneo durante a MT, fato indicativo de uma atividade reduzida do
sistema nervoso simpático, como também ocorre com o ritmo respiratório e com o
cardíaco.
Essas mudanças do metabolismo mostram
que, pela prática da MT, ocorre diminuição da ansiedade e, conseqüentemente,
das tensões e do estresse. Outros provaram a redução do estresse pelo estudo de
modificações bioquímicas resultantes da MT. Verificaram redução da cortisona em
circulação no sangue, durante a prática, bem como baixos níveis de cortisona no
sangue de meditadores experimentados, mesmo quando não estão praticando a MT, o
que indica uma nova forma de atividades das supra-renais, fato que está
relacionado à redução do estresse.
A redução da fenilalanina-ácido-amino-sérico,
durante a MT, contrasta com a redução da mesma substância durante o relaxamento
ordinário. A diferença bioquímica entre o estado de MT e o produzido por outros
métodos de relaxamento reforça a afirmação original de... de que a MT produz,
na fisiologia do praticante, mudanças ímpares que indicam um quarto estado de
consciência mais elevado.
Essa relação entre fisiologia e
psicologia, e outros estudos que relatam aumento da criatividade e da
produtividade, indicam que a permanência regular no estado de consciência
cósmica produz mudanças holísticas, isto é, sob todos os aspectos, bem como um
novo modo de funcionamento do corpo e da mente, anteriormente desconhecido pela
ciência.
O fato de que a técnica pode ser
aprendida facilmente e de que produz essas admiráveis mudanças fisiológicas em
meditadores novatos e antigos, dá à MT vantagens sobre as outras técnicas que
são mais austeras, mais difíceis, mais exigentes sob muitos aspectos e muito
mais demoradas. As pesquisas mostram que a técnica de MT pode ter aplicações
importantes na clínica médica e na prática terapêutica para eliminar tensões
físicas e mentais. Seu valor, também, mostrou-se significativo para a
diminuição ou cessação do uso de drogas e para o controle da hipertensão.
Pacientes com neurose de ansiedade
apresentam excesso de lactato no sangue, substância que a MT reduz, o que
resulta na diminuição dos níveis de ansiedade tanto durante quanto após a
prática.
Todas as pesquisas mostram que a MT
produz um 4. ° e um 5. ° estados de consciência, física e bioquimicamente
ímpares. Técnicas de meditação têm sido usadas, por centenas de anos, para o
tratamento de desordens mentais; no entanto, esse uso sempre foi muito limitado
devido às dificuldades de disciplina impostas e ao tempo requerido para se
chegar a resultados benéficos. Como é de fácil aplicação e produz, em pouco
tempo, expressivas mudanças fisiológicas e psicológicas, tanto em meditadores
experimentados como em novatos, essa técnica tem grandes vantagens sobre as
demais.
MUDANÇAS ELETRO-FISIOLÓGICAS
E ELETRO-ENCEFALOGRÁFICAS.
Os EEG relativos à prática da MT provam
o grande aumento da atividade das ondas alfa no cérebro e... relatou abundância
de ondas alfa na região frontal. Esses pesquisadores notaram a habilidade não usual
da manutenção espontânea dessa atividade das ondas alfa mesmo após a prática,
já estando o meditador de olhos abertos, fato que indica estabilização dos
efeitos da MT até mesmo nas atividades normais do dia-a-dia. Observaram,
também, períodos de atividades de ondas teta e diferenciaram a teta de durante
a MT da teta de durante o sono e a sonolência. Durante a MT, essa atividade
diminuiu enquanto a atenção mental se intensificou, indicando um estado de
atenção em repouso, exatamente o oposto do que ocorre nos estados de sono e
sonolência, nos quais nenhuma atenção existe. Isso reforça a conclusão de...
relativa à produção de um 4. ° estado de consciência mais sutil, “alerta mental
em profundo repouso”, no qual o alerta mental persiste durante profundo relaxamento
fisiológico.
... relataram, através de EEG, a
elevação do estado de grande alerta mental dos praticantes de MT mesmo ainda na
fase de preparação para a prática, portanto sem haverem ainda iniciado a
meditação, apenas fechando os olhos. Fato semelhante foi também notado após a
prática. Isso comprova o desenvolvimento de um 5. ° estado de consciência ainda
mais elevado, “consciência cósmica”, no qual o estado de “puro conhecimento”
continua a ser experimentado inalterado e estável mesmo durante a vigília e o
sono.
A MT NA PREVENÇÃO E CURA DAS DOENÇAS
... estudaram os efeitos no tratamento
da angina pectoris, tema freqüente de doenças cardíacas, e constataram
significativa melhora na sua tolerância pela prática da MT, o que comprova os
benefícios no tratamento da hipertensão. ... relatam os benefícios na asma
brônquica, como significativa diminuição dos sintomas em mais da metade dos
sujeitos com mais de 6 meses de prática, resultados devidos, talvez, à
expressiva redução da resistência à entrada de ar nos pulmões – houve o aumento
da facilidade para respirar em 94% dos sujeitos.
... demonstraram uma tendência à
estabilização do peso ideal, fato de importantes implicações para a saúde
porque a obesidade, além de sério problema médico, é também importante fator de
risco para o aparecimento de outras enfermidades graves. Conforme outros, o
consumo de álcool e fumo, dois outros fatores de risco para sérias doenças, cessou
ou diminuiu muito.
A inflamação das gengivas, a maior causa
de desordens dentais, obteve melhoras, conforme relato de... que afirma que a
condição das gengivas é verdadeiro reflexo da saúde geral do corpo. A redução
das inflamações é sinal evidente de aumento do equilíbrio do sistema
imunológico e resulta em considerável aumento da resistência a outras doenças.
... e outros provaram a redução da
gagueira e a melhora da coordenação perceptiva e motora. Isso se deve ao
aumento da coordenação do sistema nervoso, como foi observado em EEG de
meditadores - coerência e sincronismo de diferentes áreas do cérebro, e entre
os dois hemisférios.
A MT mostrou produzir aumento da saúde
mental. Os estudos, nessa área, indicam redução da ansiedade, aumento da
auto-satisfação e crescimento geral da personalidade. Também manifestações de
estresse, tensão e insônia foram consideravelmente reduzidas.
Uma das mais freqüentes recomendações
para o tratamento de doenças é o repouso, por ser o antídoto perfeito contra o
estresse, permitindo ao corpo a mobilização de recursos próprios para a cura
desse mal que tanto tem aumentado nas populações. A MT produz estado de
profundo repouso, o que permite a instalação do processo orgânico natural de
cura que se efetiva rapidamente.
A medicina moderna atribuí ao estresse a
causa e o agravamento de numerosas enfermidades físicas e mentais comuns na
clinica médica, como doenças coronarianas, hipertensão, asma brônquica etc.
Devido ao enorme relaxamento e repouso proporcionados pela MT, que dissolvem a
raiz profunda do estresse, tais doenças podem ser prevenidas com êxito pela
prática regular, pois o sistema nervoso se torna mais equilibrado, estável e
ordenado, o que faz com que o indivíduo resista mais aos efeitos debilitantes
desse mal.
O objetivo da medicina é muito mais do
que a prevenção e a cura das doenças. A saúde perfeita pressupõe o
funcionamento integrado e harmonioso da mente e corpo, o que resulta numa
expansão ampla e total da consciência a que Maharish denominou “iluminação”. A
prática mostra o desenvolvimento desse funcionamento holístico, global, mente e
corpo.
O aperfeiçoamento da saúde do individuo
é extremamente necessário para que a saúde da coletividade também se
aperfeiçoe. ... demonstrou que, quando 1% de uma comunidade pratica a MT, a
qualidade de vida aumenta para toda a comunidade. Mediram um importante
indicativo da saúde social - a proporção de crimes - e constataram melhora
dramática quando o número de meditadores regulares chegou a 1%. Essa mudança de
qualidade de vida de uma comunidade, crescendo em ordem e harmonia, foi chamada
“efeito Maharish”. Tal efeito é a solução para o desenvolvimento da consciência
coletiva e da saúde social como um todo. Esta contribuição da MT tem trazido
luz para importantes áreas de futuras pesquisas: consciência coletiva e saúde
coletiva. A Universidade Européia de Pesquisas Maharish estuda, hoje, o
desenvolvimento da consciência pela MT em nível mundial.
Resumidamente:
- a hipertensão apresentou melhoras
significativas; a pressão sanguínea e a ansiedade diminuíram nos hipertensos
após, apenas, terem iniciado a prática da MT; hipertensos extremos apresentaram
pressão normal quando testados após, em média, 6 meses de prática;
- pacientes com angina pectoris
mostraram, após 8 meses de prática regular, maior resistência aos esforços
físicos por longos períodos e capacidade de suportar altas cargas de trabalho;
- a asma apresentou significativa
redução dos sintomas e aumento da facilidade de respirar;
- inflamações periodontais, como
piorréia, gengivite etc., diminuíram com a prática. Esses males ocorrem na
grande maioria das populações, causando perdas dentais e conseqüente
desequilíbrio nutricional com sérias implicações para a saúde geral. A boca
reflete as condições patológicas do corpo. As perdas dentais implicam em muitos
dos sinais de envelhecimento dos idosos e podem dar lugar a outras
enfermidades, como artrite reumatóide e reumatismo do coração. A MT mostrou ser
altamente benéfica nesse tratamento;
- meditadores, antes gagos, passaram a
falar sem dificuldade;
- insônia e sono anormal tiveram
tratamento eficiente com a prática;
- o problema do peso corporal foi
solucionado: os gordos perderam peso e os magros ganharam peso após iniciarem a
prática, ambas modificações devidas à normalização do funcionamento do
organismo como um todo; relata-se, sempre, substancial perda de peso; nos casos
em que o normal, em face da idade, sexo e altura, seria o aumento do peso, após
31 meses de meditação regular chegou-se, praticamente, ao peso ideal; o mesmo
ocorreu com os magros, mostrando que a MT tem efeitos globais positivos no
tratamento desse difícil problema. Obteve-se normalização do peso em proporção
direta ao tempo de prática regular, mesmo quando se esperava ganho de peso. Isso
mostra que a MT não é somente um meio mais fácil para a normalização do peso,
mas que seus benefícios são de natureza mais abrangente, criando condições nas
quais o individuo alcança maior aptidão física e mental;
- o aumento da habilidade motora e
perceptiva, e da resistência nos trabalhos que exigem esforço mostram os
efeitos holísticos produzidos pela MT no desenvolvimento geral do individuo;
- o tempo de reação, como resposta a
estímulos, foi grandemente reduzido, enquanto se mantinha ou aumentava nos
não-meditadores apenas relaxados, em repouso; enquanto o tempo passava a ser
cada vez menor nos praticantes de MT, os não-meditadores mostravam tempo cada
vez maior, o que veio provar que os efeitos são cumulativos com a prática
continuada;
- a melhora da audição com a prática veio
provar que o uso regular da técnica produz uma não usual capacidade para
aumentar a aptidão perceptiva;
- provou-se, também, que a MT produz
crescimento da coordenação corpo-mente (como nas ações que exigem muita
rapidez), com considerável aumento do desempenho das atividades perceptivo-motoras,
bem como no sincronismo intra-hemisférico e inter-hemisféricos cerebrais,
conforme provado por EEG.
- pesquisas mostram a existência de
sinais fisiológicos de aumento da atenção mental de praticantes antigos durante
o sono, o que caracteriza, conforme Maharish, um estado de consciência mais
elevado, antes não conhecido pela ciência, estado no qual o sujeito não perde
seu ordenamento mental de referência mesmo com a atenção dirigida a atividades
externas. Esses sinais são diferentes daqueles mostrados pelos outros estados
de consciência anteriormente referidos, e caracterizam o estado de Consciência
Cósmica. É o estado de menor excitação da consciência: a consciência se
apresenta plenamente uma só, sem
divisões que a distraiam, unida, perfeitamente estabilizada, organizada e em
perfeita atividade. Nesse estado elevado, podem-se desenvolver atividades mais
dinâmicas e, em conseqüência, obter melhores resultados nos trabalhos que
exigem esforço, como, por exemplo, nos exercícios atléticos: corrida mais
veloz, mais agilidade nos movimentos, mais longos saltos em distância, e a
capacidade vital é aumentada ao mesmo tempo em que, mesmo com o ritmo cardíaco
diminuído pela MT, a concentração de hemoglobina do sangue aumenta, indicando
uma mais eficiente capacidade do sangue em transportar oxigênio para todo o
corpo.
- nos testes de tempo de reação a
estímulos, o grupo de meditadores mostrou muito mais rapidez que o grupo de
não-meditadores. Numa segunda coleção de testes, logo após a primeira,
observou-se aumento da rapidez de reação dos meditadores e diminuição da
rapidez dos não-meditadores. Os meditadores veteranos, também mostraram aumento
da rapidez nos testes realizados antes da prática da MT e nos realizados depois
da prática.
- os praticantes da MT mostraram maior desempenho
de atividades relativas ao complexo sensório-motor, face à redução dos níveis
de ansiedade;
- idem, na discriminação auditiva (maior
habilidade de diferenciar ou identificar sons); também na percepção de
movimentos; na precisão dos julgamentos referentes à percepção; na qualidade da
atenção; na integridade neuro-muscular, isto é, maior harmonia entre o sistema
nervoso e as reações musculares; na eficiência cardiovascular; no uso do
raciocínio e da inteligência;
- com relação, ainda, às enfermidades da
boca, verificou-se que a MT proporciona aumento da imunoglobulina, redução da
formação de placas bacterianas e uma baixíssima média de proliferação da flora
bucal, sendo que, para a redução de inflamações, mesmo na presença de
bactérias, os meditadores realizaram 4 a 6 períodos de prática por dia, com
resultados altamente eficazes.
EFEITOS SOBRE O SONO ANORMAL
Doentes de insônia crônica conseguiram
ter sono normal em pouquíssimo tempo de prática, resultado que se conservou
estável. A insônia, a inabilidade de conciliar o sono, é um dos males mais
difundidos na humanidade; quase todos a experimentam alguma vez na vida. Por
isso tem-se multiplicado, na literatura médica, instruções para seu tratamento,
o que mostra os esforços na busca de um método eficiente para aliviar esse mal
consumidor de energias. Infelizmente, os esforços têm encontrado fracos
resultados e muitos efeitos colaterais.
A MT mostrou mais eficiência que os
outros métodos e não tem qualquer efeito colateral. Ela pode ser aprendida
facilmente e permite ao praticante ir além dos processos comuns do pensamento.
É totalmente diferente dos métodos de controle mental conhecidos, não
envolvendo concentração, imaginação, disciplinas ou treinamento excessivo. A
prática produz refinamento gradativo do sistema nervoso, pela alternação de
repouso e atividade. Enquanto, para compensar o estresse e a fadiga
necessitamos de sono e sonhos, que a insônia não permite, a MT arranca pela
raiz o estresse e a ansiedade que estão perturbando o sistema nervoso.
Fisiologicamente, a MT produz profundo
relaxamento, comprovado pelo grande aumento da resistência elétrica da pele,
com acentuada redução da ansiedade e de outros distúrbios emocionais. Essa
evidência fisiológica foi complementada por pesquisa psicológica que comprovou
rápida redução da ansiedade, a qual permanece em níveis baixos quando a prática
é regular. Isso é importantíssimo para a cura da insônia, já que a ansiedade é
o fator mais freqüentemente identificado como sua causa. A pesquisa comprovou,
portanto, que a MT é eficaz para dissipar a ansiedade e pode, assim, eliminar
natural e totalmente a insônia.
Resultados da pesquisa:
O tempo médio para o sono chegar, que
era de 75 minutos como foi medido nos 30 dias antes dos testes, diminuiu para
15 min nos 30 dias seguintes aos testes e após. A MT foi praticada
continuadamente por um período de 60 a 90 dias após o inicio da fase de sono
regular. Os resultados foram dramáticos. O tempo para debelar a insônia, após a
prática, foi significativamente curto; e os efeitos se tornaram estáveis, não
havendo sinais de reincidência.
Provou-se redução da ansiedade, fadiga,
nervosismo e estresse. A causa da eficácia parece ser a recuperação global do
equilíbrio do ritmo fisiológico e da psique (mente-corpo), um efeito particular
único. Tais resultados são muito encorajadores pelo seguinte: 1) a MT teve
excelente sucesso na cura; 2) a técnica oferece características muito
favoráveis, pois sua aprendizagem é fácil e rápida; 3) pode ser universalmente
e facilmente ensinada e aplicada, sendo uma terapia totalmente livre de drogas
e produtos químicos e não produz efeitos colaterais indesejáveis.
Efeitos em longo prazo:
Os efeitos da MT mostraram ser estáveis
durante o período de um ano de observações. Os sujeitos foram submetidos a
testes de 30 em 30 dias, durante 360 dias. Os resultados mostraram claramente
que a técnica teve êxito pleno e total durante o tempo da observação, e é
totalmente estável. Esses impressionantes resultados recomendam que a MT seja
mais investigada e experimentada em todas as variedades de distúrbios do sono,
como também em outras áreas da clínica médica.
A MT produziu, também, efeito rápido e
seguro na recuperação da fadiga resultante de noites seguidas sem dormir. A
partir da 2a. noite após a prática, o grupo de meditadores recuperou-se
facilmente do cansaço, voltando o sono aos níveis anteriores ao período de
privação, fato que indica rápida eliminação da fadiga, da fraqueza muscular, da
exaustão etc., enquanto o grupo de controle requereu muito tempo para voltar ao
sono normal.
DESENVOLVIMENTO
DA PERSONALIDADE
(Realizadas por vários doutores em
Física, Psiquiatria, Psicologia Clínica, Medicina, Sociologia, Antropologia
etc. de importantes Universidades dos EUA; Alemanha; Irlanda do Norte; Canadá; Inglaterra,
Austrália etc.).
Os resultados mostram, claramente e de
forma irretorquível, a redução da ansiedade, que é o maior obstáculo para a
perfeita expressão da personalidade, redução evidenciada por:
- redução do lactato do sangue e do
cortisol plasmático;
- aumento da resistência elétrica da
pele;
- persistência dos níveis de ondas alfa
no cérebro;
- diminuição dos batimentos cardíacos e
do ritmo respiratório;
- redução da pressão sanguínea, mesmo em
hipertensos;
- redução do nervosismo e outros
sintomas neuróticos;
E mais: redução da insônia, normalização
do peso, redução dos hábitos ou da inclinação à auto-destruição como, por
exemplo, o uso de drogas.
Contudo, os resultados não se limitam
apenas à eliminação das tendências negativas; indicam, também, grande
integração da personalidade através de:
- desenvolvimento de elevado nível de
maturidade emocional, saúde geral e satisfação com a vida;
- superação de deficiências pessoais;
- mais clara e eficiente percepção da
realidade;
- maior abertura mental a novas
experiências;
- aumento da integridade moral (honestidade,
caráter, sinceridade, correção nos procedimentos e atitudes);
- aumento da espontaneidade;
expressividade; vivacidade; objetividade, autenticidade; (o sujeito torna-se
mais espontâneo, com mais facilidade de se expressar e se fazer compreender,
mais sincero, mais autêntico);
- personalidade e identidade mais
firmes;
-
aceitação mais fácil de tudo que se refere a si próprio;
- aumento da criatividade e da
independência pessoal.
A integração da personalidade, indicada
acima, não se restringiu apenas à área psicológica, mas estendeu-se, também, a
toda área da fisiologia.
Outros resultados:
- menos nervosismo; menos agressividade;
menos irritabilidade;
- maior sociabilidade; maior
estabilidade emocional; maior compreensão e auto-confiança; menor inibição nos
relacionamentos, na conduta e nas decisões;
- diminuição do orgulho e do hábito de
se introverter;
- aumento da calma; da satisfação; da
tolerância nas situações frustrantes;
- facilidade de se relacionar e fazer
amigos; e de ser mais ardente nas relações interpessoais;
- mais bom humor e franqueza no trato
com os demais;
- aumento do sentimento de fraternidade,
de lealdade e sinceridade;
- maior disposição e melhor desempenho
no trabalho e nos estudos;
- ânimo mais equilibrado;
- mais pronto para auxiliar os outros;
- mais convincente nas argumentações;
mais diplomático;
- mais corajoso, influente, jeitoso.
Observações: participaram destas
pesquisas um grupo de meditadores com mais de 12 meses de prática; um de
interessados em aprender a MT e um de não interessados na MT. Os resultados do 1.°
grupo sempre superaram os resultados do 2.°; os do 2.° grupo sempre foram
melhores que os do 3.°. Os 3 grupos usaram técnica idêntica e foram
considerados os dados tomados antes, durante e após a MT, durante meses
consecutivos.
DISTÚRBIOS MENTAIS
Participaram destas pesquisas, que
abrangeram os mais variados campos ligados à Sociologia, Reabilitação,
Produtividade e Qualidade de Vida, Psiquiatria e Psicologia, numerosos
cientistas entre PHD em Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Antropologia,
Sociologia, Educação, Biologia, Física, Relações Sociais, Bioquímica,
Psicofisiologia, de importantes Universidades dos EUA, Suécia, Alemanha,
Inglaterra, Suíça. Foram efetuadas em Centros de Pesquisas Científicas, Centros
de Reabilitação de Drogados, Institutos Correcionais e Presídios, Institutos de
Prevenção e Controle do Abuso de Álcool e Drogas e outros.
Conclusões: A técnica da MT, 20 minutos
2 vezes por dia, é de fácil aprendizado e produz um crescimento psicológico
integrado e equilibrado, caracterizado, especialmente, por fazer aumentar a
interação social entre os indivíduos de maneira harmoniosa, firme e dinâmica.
Durante a prática, o sistema nervoso assume um modo singular e único de
funcionamento (repouso extremamente profundo e atenção mental ativa). Esse
estado é denominado ‘estado ‘hipometabólico de vigília’ porque, enquanto o
praticante está totalmente desperto, o metabolismo em geral diminui, numa
situação de maior repouso do que no sono comum.
Houve grande diferença nos resultados
entre meditadores avançados, novos e não-meditadores, evidenciando que, quanto
mais tempo se pratica a MT, mais a área psicológica se torna equilibrada e
saudável, mostrando que os efeitos são cumulativos. Pela técnica de Freiburg,
que avalia fatores da personalidade, como nervosismo, irritabilidade,
agressividade, ansiedade entre outros, chegou-se a resultados impressionantes
na redução dos itens negativos da personalidade, enquanto se desenvolveram, de
modo dramático, os itens positivos, resultando num amadurecimento continuado,
equilibrado e geral da personalidade, em todos os seus múltiplos aspectos.
Assim,
comprovou-se que a MT reduz significativamente:
- depressão, irritabilidade,
insociabilidade, tendência dominadora (mandão), inibições, desajustamento
físico e pessoal, desajustamento e alienação sociais, personalidade neurótica,
teimosia/inflexibilidade, desconfiança, egoísmo, sensibilidade à crítica,
necessidade de segurança, ansiedade, tendência a responder (mal),
agressividade, impulsividade, imaturidade emocional, timidez, frustração fácil.
Ao mesmo tempo, que a MT aumenta, também
significativamente:
- desenvolvimento da auto-estima,
satisfação com a vida, confiança em si e nas pessoas, autodisciplina,
auto-atualização (capacidade de acompanhar a evolução do meio), auto-aceitação,
natureza construtiva (e não mais destrutiva), coordenação mente-corpo,
aceitação da agressividade (calma, paciência), aceitação de situações
frustrantes, tolerância, capacidade de contatos íntimos, relacionamento
interpessoal, altruísmo, amizade e fraternidade, capacidade de não ofender,
estabilidade emocional.
Observou-se impressionante redução de distúrbios mentais; em 10
semanas de prática da técnica, houve acentuada redução de:
- histeria, hipocondria, desvio
psicopático, paranóia, esquizofrenia, mania de inferioridade, psicastenia (fraqueza
mental), aversão social, neuroses.
Quanto às tendências neuróticas, a
redução se deve ao desenvolvimento da maturidade e diminuição das queixas
físicas. Quanto à esquizofrenia, à redução dos conflitos internos. Quanto à
paranóia, a mudanças que trouxeram aumento da confiança nos demais.
Em
todos os praticantes ocorreu aumento do nível de energia e da clareza mental,
da facilidade de relaxamento, da tranqüilidade, da franqueza, da honestidade e
da sinceridade. Esses excelentes resultados recomendam o uso da MT como terapia
de ponta para doenças mentais, tendo-se provado que a técnica deve ser usada em
todos os casos de neurose de ansiedade, neurose obsessiva e neurose compulsiva,
depressão, uso e abuso de drogas e males psicossomáticos em geral.
Ainda mais, a MT desenvolveu muito o
raciocínio lógico e o moral e, quanto ao ambiente de trabalho, melhorou o
relacionamento com patrões, chefes, supervisores e colegas; aumentou a
motivação para progredir hierarquicamente e satisfação nas atividades
profissionais.
Os resultados indicam o potencial da MT
no campo da psicologia, psiquiatria e na clínica médica em geral.
O objetivo de todos os programas de
reabilitação mental é a restauração da inteligência criativa, de modo a aliviar
todos os conflitos consigo mesmo e com o meio-ambiente (aí incluídos os demais
indivíduos e situações). A restauração da inteligência criativa tem como base o
aprimoramento do sistema nervoso através da eliminação das tensões e estresses
adquiridos no dia-a-dia em todo o decorrer da vida, resultando, esse
refinamento, numa expansão da consciência. Explica-se essa expansão como a
aquisição de uma compreensão muito mais ampla, aumento da habilidade de
focalizar a atenção, e de um ordenamento mental equilibrado e estável. Os
resultados positivos desses testes levam a considerar os benefícios da MT em
termos de 5 qualidades: integração (corpo-mente), uma maior adaptação às
situações, estabilidade emocional e fisiológica, purificação (cerebral), e
amadurecimento (da personalidade). O desenvolvimento dessas cinco qualidades
pode ser considerado como a solução para a prevenção de toda conduta
anti-social e sua mais importante conseqüência é a aquisição de um estado de
consciência mais elevado que permite ao indivíduo perceber e compreender o
comportamento e as ações dos demais seres humanos, e de todos os eventos da
natureza.
O sucesso da MT deve-se ao fato de ser
natural, aprendida facilmente e de prática simples; produz benefícios imediatos
e tem efeitos acumulativos que aumentam à medida que a prática é continuada; a
aplicação demanda apenas 20 minutos duas vezes por dia, e é facilmente
incorporada à rotina do dia-a-dia; não pede ambiente ou equipamento especiais,
nem é ligada a qualquer religião, não exigindo, portanto, fé ou crença, e
podendo ser aplicada por qualquer pessoa, universalmente.
RELACIONAMENTO SOCIAL E DESEMPENHO
ESCOLAR
No desempenho escolar demonstrou-se que
produz aumento da inteligência, da habilidade para estudar, da criatividade e
do desempenho acadêmico, nos grupos de meditadores de MT em comparação com
grupos de não-meditadores. O desenvolvimento dessas faculdades indica
aperfeiçoamento do sistema nervoso e desenvolvimento de um estado de
consciência mais elevado.
Entre os resultados positivos proporcionados
estão:
- significativo crescimento do
raciocínio lógico e da facilidade de se adaptar a novas situações;
- maior habilidade para concentrar a
atenção;
- redução da instabilidade emocional;
- aumento dos níveis de energia e de
tolerância;
- maior capacidade de expressar
inteligência e de solucionar problemas;
No caso de neuroses, os praticantes
regulares apresentaram enorme redução delas, enquanto o grupo de controle e os
meditadores irregulares não obtiveram qualquer redução.
Na relação aprendizagem-memória, os
meditadores demonstraram grande e rápida facilidade de assimilação de novos
conhecimentos e uma capacidade superior de memorização. Não-meditadores e
meditadores novos diferiram pouco entre si.
Esses resultados evidenciam que,
efetivamente, a MT produz crescimento de uma habilidade superior de
aprendizagem e de manter a atenção focalizada sobre determinada coisa ou
assunto.
Outros benefícios observados:
- crescimento da habilidade de
organização e de raciocínio;
- notável aumento do desempenho nos
estudos;
- mudanças positivas na criatividade, no
desempenho intelectual e noutras variáveis psicológicas relativas a estudantes
universitários;
- crescimento da maturidade, da
capacidade de superar deficiências e de perceber a realidade com mais clareza e
precisão;
- notável redução do consumo de qualquer
droga, álcool, fumo, marijuana, haxixe, cocaína, anfetaminas, barbitúricos
etc.; a redução foi maior entre os meditadores regulares do que entre os
irregulares, mostrando que os praticantes de MT estão mais livres do uso de
tóxicos do que os não-praticantes.
Nas pesquisas com recolhidos em prisões
e presídios, aos quais foi ensinada a técnica, concluiu-se que a MT deve ser
usada na reabilitação de delinqüentes e criminosos por resultar em:
- aumento do equilíbrio fisiológico e
psicológico com considerável redução da ansiedade e do nervosismo;
- aumento da conduta positiva e da felicidade,
do equilíbrio emocional, da harmonia e da saúde física;
- redução da irritabilidade; redução ou
cessação do consumo de drogas, da inquietação, da depressão, da insônia, tédio,
e do sofrimento fruto da condição de viver encarcerado;
-
crescimento da participação em atividades educacionais e recreativas;
- redução ou cessação total das
infrações e violações às leis, regras e regulamentos;
- desenvolvimento da maturidade;
- crescimento do relacionamento
inter-pessoal num sentido positivo;
CONCLUSÕES
A MT produz estado de relaxação do
sistema nervoso que leva a um nível de excitação extremamente baixo, muito
semelhante aos estados de mínima perturbação da mecânica quântica, aí incluída
a ocorrência de ampla e completa ordem espacial e temporal de longa duração. O
estado de “consciência pura”, experimentado durante a prática, é interpretado,
em termos da física quântica, como um estado de “vácuo de entropia” ou
“entropia zero” (estado de perfeita e total organização e ordem), e presume-se
que seja uma forma de supercondutividade (isto é, condutividade livre, sem
qualquer resistência ou obstáculo) que esteja ocorrendo no cérebro que adquire,
então, um funcionamento perfeitamente coerente e harmônico em todas suas
funções e áreas.
... afirma que o crescimento mental
proporcionado pela MT leva, sem qualquer dúvida, a um estado de “iluminação” no
qual o meditador adquire máxima coordenação mente-corpo. Afirma que esse estado
é igual àquele que tem sido o objetivo das principais tradições religiosas em
todo o mundo. E conclui, da evidência experimental, que a consciência mundial
está agora chegando a uma fase de transição chamada, por Maharish, de “Idade da
Iluminação”.
... mostra que a prática da MT é de imenso benefício para o ser humano.
Desde que as funções neuropsicofisiológicas são a base da vida e dos valores
culturais do homem, e desde que a prática aperfeiçoa essas importantes funções,
conclui que a MT é a base científica que produzirá integridade cultural e paz
no mundo, pelo aumento do número de meditadores para que se chegue, pelo menos,
a 1% da população em cada área habitada do planeta num “experimento sociológico
em escala global”. (Essa experiência está sendo realizada, conforme publicado,
há pouco, no Estado de São Paulo, na África, onde o presidente de Moçambique
entregou aos cuidados de Maharish um quarto (25%) de seu território com sua
população para que ele o transforme num país mais avançado e evoluído sob todos
os aspectos).
OS SIDHI
A MT é o meio de criar um estado de
silêncio cerebral, que traz consigo sabedoria e compaixão. Concluiu-se que
existe uma semelhança entre o funcionamento da consciência (localizada) e os
fenômenos da mecânica quântica. Os procedimentos da MT-Sidhi levam os
resultados citados acima mais além e mostram que o silêncio interior pode ser
usado para executar a cessação ou redução dos desejos e intenções, levando o
praticante do estado de silêncio ao estado do mais puro conhecimento.
Estas primeiras conclusões confirmam
categoricamente as afirmações de Maharish de que o estado de mínima excitação
da consciência se confunde com a “fonte de todas as leis da natureza”, o “campo
das infinitas possibilidades”, o que apóia o modelo mecânico-quântico da
consciência relacionado às ‘superposições coerentes’, sugerido por... Como
esses estudos foram concluídos depois de pronta a edição deste livro, serão
apresentados apenas de forma sumária. Tais estudos foram realizados num curso
novo e mais avançado para instrutores de MT, o “Curso de Treinamento para a
Idade da Iluminação”, na Universidade de Pesquisas Maharish, na Suíça. Os
instrutores aprendem técnicas para a obtenção de certos resultados que, até há
pouco tempo, eram considerados totalmente além da capacidade do ser humano.
Essas habilidades incluem, entre outras, a percepção de objetos ocultos ou fora
do ambiente onde se encontra o sujeito; o conhecimento do passado e do futuro;
a percepção do que está na mente de outrem, como intenções, pensamentos,
sentimentos; o aperfeiçoamento do sentimento de fraternidade e de compaixão; a
expansão dos limites de percepção dos sentidos, que se aproxima dos limites da
física quântica; a capacidade de se fazer invisível e a capacidade de levitar
ou “voar”.
A base dessas habilidades (que, como
ensinam os mestres, podem nos levar para fora do caminho, pois nos detemos nele
para apreciar a beleza das ‘flores’), é o estado de “consciência pura”, que é a
mais simples forma de aquisição imediata de sabedoria. A explicação é que os
processos da MT-Sidhi fazem uso do estado de consciência pura e que
esta é o campo subjacente que gera, não somente o processo do pensamento, mas
também, entre outros, os campos básicos da física relativos à força
gravitacional e ao eletromagnetismo. Por meio da adoção de certos procedimentos,
enquanto é mantido o estado de consciência pura, é possível fazer-se uso das
leis básicas da física para a obtenção das habilidades relatadas.
O objetivo, aqui, é mostrar que qualquer
ser humano, na forma do mais puro e elevado estado de consciência, tem meios de
obter tudo o que seja necessário ou desejável na vida, pela repetição, com
perseverança, das técnicas que tornam tais resultados possíveis (‘o demais vos
será dado por acréscimo’). Assim, é possível, pela persistência, manter
sustentável o estado de consciência pura, mesmo fora da prática da MT. A
persistência na repetição disciplinada produz e reforça o estado de consciência
pura, o que traz total coerência cerebral e harmonia fisiológica (conexão
corpo-mente). Os resultados obtidos, antes considerados impossíveis ao ser
humano, são relatados por diferentes culturas, particularmente as orientais,
como tendo sempre ocorrido em alguma época. No Ocidente, hoje ainda, tais
habilidades são consideradas lendas, superstições e até mesmo patologias.
Ao falar sobre o ressurgimento dessas
habilidades, Maharish enfatiza que isso se tornou possível, não só por uma
maior purificação e aperfeiçoamento do funcionamento da fisiologia humana, mas
também, o que é mais importante, pelo nível a que chegou a consciência coletiva
da humanidade como um todo. Semelhantes
desempenhos são novos para a ciência e representam conhecimento de imenso
valor, já que, com o uso de técnicas tão simples, que podem ser ensinadas e
praticadas por todos, pode se obter o desenvolvimento de uma qualidade de vida
cheia de encantos e de ações corretas. Isso mostra, também, a reciprocidade do
“efeito Maharish” sobre o indivíduo pois, à medida que o indivíduo melhora sob
todos os aspectos, influencia beneficamente seu meio-ambiente, fato que
reflete, favoravelmente, sobre a qualidade de vida de todos os seres humanos
(Gandhi: cada homem que atinge a iluminação, elimina o ódio de milhões).
A MT-Sidhi tem origem na arcaica
tradição védica, da Índia antiga, e sua base é a experiência denominada
“Sanyama”, como foi descrito por Patanjali, nos Sutras da Yoga. Sanyama é um
processo mental que automaticamente se inicia quando o estado de consciência
pura, ou “samadhi”, se instala com suficiente grau de estabilidade, a ponto de
coexistir com a atividade mental; então é possível adotar um pensamento,
intenção ou desejo, sem que haja obstáculos à sua realização (pois a mente pura
não conhece divisões que a enfraqueçam, ou não seria pura). Isso faz que se
realize o efeito desejado sem qualquer esforço ou ação por parte do sujeito,
mostrando, claramente, que a consciência pura (ou Deus) está por trás da
estruturação e operações das leis da natureza, o que faz com que as leis
naturais concretizem o que deseja o meditador desde que ele sustente o estado
de consciência pura por determinado tempo.
O fato de muitas práticas de MT-Sidhi
resultarem em realizações sensoriais ou motoras mostra que o estado de
consciência pura permite acesso a níveis muito profundos e amplos das leis
físicas, fato que somente agora está sendo avaliado pela ciência; e permite que
a consciência participe diretamente dessas operações.
O fato de que a MT-Sidhi desenvolva
tanto a coordenação mente-corpo faz que, para toda intenção da mente,
corresponda uma resposta imediata por parte do corpo, chegando essa coordenação
a possibilitar o fenômeno da levitação. O valor das pesquisas não se prende
tanto às realizações exteriores demonstradas, mas muito mais às experiências
interiores, ao desenvolvimento e integração da totalidade da consciência e aos
benéficos efeitos daí advindos. Para Maharish, os Sutras são a chave para
desenvolver o estado de sabedoria sem limites, também chamado de “unidade de
consciência” ou “iluminação”, pelas antigas culturas (“consciência una”, pela
mecânica quântica).
Exemplificando: a experiência de
levitação é acompanhada de profunda paz interior, bem-aventurança e imenso
sentimento de liberdade. Estas afirmações são apoiadas pela observação de alto
nível de harmonia fisiológica e elevado grau de coerência nas diferentes áreas
cerebrais. No passado, esses níveis de coerência somente eram relatados quando
a atividade fisiológica estava no estado de mínima excitação, como na meditação
profunda, enquanto hoje, como as pesquisas mostram, tal coerência persiste ao
mesmo tempo em que há considerável atividade mental e física. Na experiência do
vôo, por exemplo, ocorre coerência máxima no exato momento de alçar vôo.
A habilidade para manter consciência pura
e, ao mesmo tempo, conservar total coerência cerebral enquanto se exerce
atividade mental ou física, como ocorre na levitação, é a base da consciência
cósmica, o fundamento de todas as ações corretas, repletas de sucesso e de
sabedoria, em toda e qualquer situação da vida.
Após a prática da MT-Sidhi, muitas áreas
da consciência continuam abertas e estabilizadas como nunca antes se imaginou.
E, com a prática continuada, sobrevém uma tendência natural e espontânea
somente para desejos e intenções de total conformidade com a natureza (a ação
correta, sem escolha), crescimento da percepção de eventos futuros, aumento da
intuição e percepção intelectual, e notável grau de harmonia com o ambiente.
Estes fatos foram amplamente demonstrados pelas pesquisas relativas à
inteligência, criatividade, tolerância e independência em todas as situações.
Desde o começo, a criatividade e a inteligência se mostraram maiores nos
meditadores e aumentaram à medida que a prática continuou. Quanto à
independência, os indivíduos tornaram-se hábeis para realizar com o dobro da
rapidez os testes a que foram submetidos, tendo sido necessário um
reajustamento nas técnicas de aplicação para prevenir o “efeito teto”. É
preciso lembrar que os testes, não obstante serem totalmente válidos, mediram
somente pequena fração das habilidades dos indivíduos, e, portanto, não fizeram
justiça ao enorme potencial decorrente do estado de consciência pura. Espera-se
que, algum dia, seja amplamente demonstrado como o potencial do ser humano tem
sido subestimado.
Outras áreas: meditadores evidenciaram
percepção de onze decibéis a mais na audição do que a média da população, sendo
necessário, outra vez, se fazerem ajustagens nos instrumentos de medição para
se poder avaliar o desempenho. Após a prática da MT-Sidhi, os limites
decresceram, mas se mantiveram numa média de três decibéis a mais.
Os resultados das pesquisas referentes a
aspectos subjetivos são de interesse especial. Meditadores relataram que níveis
de sons muito baixos se mostraram estranhamente claros e belos, e que foram
capazes de apreciar sua forma abstrata, como se lhes houvesse sido notavelmente
desenvolvida a capacidade de percepção. Isso é de grande interesse, já que oferece
um meio de corroborar a sugestão de... de que o estado de consciência pura seja
um estado mecânico-quântico tremendamente sensível aos eventos
mecânico-quânticos observados no sistema nervoso e cérebro.
A base dessas habilidades não usuais é, como
dissemos, o estado de máxima coerência e ordem cerebral, geradora do estado de
consciência pura. Concluiu-se, sem sombra de dúvida, que habilidades de tal
grandeza estão ao alcance de todos os seres humanos.
A visão das possibilidades humanas, aberta
por estas primeiras pesquisas, transforma nosso atual entendimento da vida
individual e coletiva numa nova concepção, pela qual nenhum problema ficará
muito tempo sem solução e onde qualquer sofrimento poderá ser superado. O
desenvolvimento, em todas as nações, da criatividade que virá do
aperfeiçoamento a esse elevado grau do funcionamento cerebral nas suas
populações, resultará num dramático avanço da qualidade de vida, prosperidade,
saúde, ordem social, relações internacionais e progresso em todos os ramos da
ciência.
A prática da MT-Sidhi produz estado de
coerência nos ritmos cerebrais, nos dois hemisférios. Com a prática continuada,
essa coerência é sustentada mesmo fora da prática da meditação, e continua a
alta proporção de ondas alfa a delta e a baixa proporção de beta a alfa, o que
comprova que os efeitos são cumulativos. Do mesmo modo, persistem o aumento da
criatividade e as experiências dos estados de consciência mais elevados.
Sujeitos com consciência transcendental
estável mostram máxima coerência das ondas cerebrais, indicando uma coordenação
mente-corpo sem igual. Esse nível de consciência ainda mais sutil foi chamado,
por Maharish, de “campo das infinitas possibilidades”, e está relacionado com
máxima criatividade e com experiências dos Sidhi, os procedimentos que, como
vimos, produzem efeitos no corpo e no meio-ambiente apenas pela mera intenção
da mente, resultando na habilidade de realizar qualquer desejo.
O grau de progresso que leva à
consciência cósmica ou “iluminação” é conseguido, conforme os relatórios das
pesquisas subjetivas, quando o estado de consciência transcendental persiste a
tal ponto que chega a ser experimentado mesmo quando o indivíduo está dormindo.
Experiências relativas à consciência cósmica:
- sentimento de universalidade e de
união com todo o universo;
- sentimento de ser tudo o que existe na
natureza;
- sentimento de onisciência, de perfeição
e de ser todo-penetrante;
- habilidade para realizar qualquer coisa;
- sensação de estar na fronteira entre
as coisas manifestadas e as não manifestadas da criação;
- sentimento da mais extrema e perfeita
igualdade com tudo;
- experiência de ser a mente ilimitada e
de estar se irradiando para cima e para o infinito, num modelo de imagem
cônica;
- sentimento de liberdade sem
restrições;
-
sensação de transparência e de possuir força descomunal;
- possibilidade de focalizar a mente no
interior do próprio corpo e do corpo de outrem;
-
sentimento de fraternidade e de amor universal.
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F I M .................
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