domingo, 16 de março de 2014

TEMOS MESMO LIBERDADE DE ESCOLHER?

Amigos, 

      Trago-lhes a conversa abaixo, do Fórum Espírita (site: Fórum Espírita - estudar espiritismo). Desse fórum, (o que existe na Internet mais aberto, já que as demais doutrinas religiosas, em geral, impedem questionamentos) para nosso raciocínio e reflexão, trago, sempre, trechos de debates, para que, raciocinando sobre conceitos das doutrinas, da espírita e de outras, aprendamos a conhecer a verdade daquilo que é tido por verdade nos conceitos e ensinamentos e crenças de tudo que está aí pelo mundo. 

      Coloco abaixo até mesmo os nomes de participantes do fórum, números e datas das mensagens/respostas para que, quem desejar se aprofundar mais nos debates daquele fórum, possa fazê-lo.
......

      Ref: msg #229, do Brenno, de 08 de Março de 2014, 22:58.

      Vitor Santos, em 27 de Fevereiro de 2014, disse: “A DE não define o que são Espíritos maus. Isso não existe em absoluto”.

      Brenno, citando O Livro dos Espíritos, obra básica da doutrina espirita, tenta mostrar que a DE os define: "São os espíritos inclinados ao mal, de que fazem o objeto de suas preocupações... dão conselhos pérfidos, sopram a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganar...”

      Conf: certo, essa é a definição da DE. No entanto, quem é que define a causa de uns serem assim e outros, não? Porq esses, diferentemente de outros, se mostram “propensos a todos os vícios geradores das paixões vis e degradantes: a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia, a cupidez, a avareza sórdida”?

      Quem é que define qual é a causa de esses “fazerem o mal por prazer”, de serem verdadeiros “flagelos para a humanidade”?

      Que ninguém diga que essa causa é o livre-arbítrio, a liberdade de escolher (que as religiões asseguram que temos e, com isso, tentam justificar os sofrimentos dos homens), pois não é o livre-arbítrio que dá a definição (a explicação) do porq uns, devido a  terem liberdade de escolher, escolhem fazer o bem, eqto outros, escolhem fazer o mal!


      E, sem dúvida, o livre-arbítrio nada mais é do que um artificio com que as religiões tentam (tentativa, sem dúvida, nobre) explicar aos homens o para elas inexplicável sofrimento dos homens. 

      Para a reflexão e raciocínio dos amigos deixo estas questões: 

      - Existe mesmo a liberdade de escolher? 

      - Podemos escolher, praticar o bem ou praticar o mal?

      - Se podemos escolher, porq é que escolhemos, tantas vezes, cometer o mal e não o bem? 

      _ se podemos escolher praticar o bem e, em consequência, ser mais felizer, porq é que escolhemos praticar o mal que, segundo as doutrinas, nos trará, como consequência, extremas infelicidades?

      - Cabe-nos a responsabilidade por fazermos escolhas erradas? 

      - O homem faz, propositadamente, escolhas erradas?

      - Será que o homem sofre porq escolhe sofrer?

      - Se não propositadamente que os homens fazem escolhas que levarão dores aos demais, porq têm de sofrer por isso?

      Observem a vida; lembrem-se de todas as escolhas que já fizeram, e procurem perceber se alguma delas foi, efetivamente, livre! 

      Estamos escolhendo o tempo todo, desde que abrimos os olhos, ao acordar, até que os fechamos, ao dormir! Procurem constatar se alguma escolha foi realmente livre. Talvez cheguem a perceber que todas as escolhas que fazemos, sobre o que quer que seja, das mais simples e sem consequências a temer, como escolher um lápis, ou uma guloseima, às mais complexas e de possíveis consequências nocivas, perigosas, como matar um desafeto ou declarar uma guerra, estão inteiramente, totalmente presas ao passado, ao que já aprendemos na escola da vida, nesta escola que nos ensina a sermos bons ou a sermos maus, conforme as lições que nos proporciona.

      Se perceberem que não há escolhas livres, fato que significa que o livre-arbítrio é uma ilusão, e considerando que todas as religiões deístas e teístas asseguram existir uma perfeita justiça divina, tentem uma explicação para qual é a causa dos sofrimentos dos homens, do porq os homens sofrem!

....................


Nenhum comentário:

Postar um comentário