domingo, 20 de junho de 2010

TEXTOS PARA LEITURA RÁPIDA (26)

Textos curtos de "Como entender o chamado":

‘Detive-me e esqueci-me... ’ (a meditação faz deter tudo, esquecer tudo, a ação dos sentidos, pensamento, memória, emoção, imaginação, quem é, onde está, o que faz etc.) (J. Cruz) (Para a mente silenciar: atenção total ao próximo pensamento que vai surgir em seu cérebro. Experimente!).


‘O templo mais decente e propício para orar é o interior de nós mesmos,... Deus é o tesouro escondido aí, no campo da alma... O centro da alma é Deus... Em realidade, verifica-se na alma o que diz Paulo: ‘vivo, já não eu, mas Cristo é quem vive em mim...’ (J. Cruz).

‘...a alma é o lugar onde, certamente, encontra-se Deus, é onde Deus se esconde... o que primeiro a alma tem que fazer para conhecer Deus é o exercício do próprio conhecimento (auto-conhecimento). (Veja-se Teresa, e outros, que dizem a mesma coisa)... Se Deus está em ti, porque não o percebes? Porque ele está escondido e tu não te escondes, não penetras (pela meditação) no esconderijo dele (que é teu interior)...’ (J. Cruz).

‘Buscai Deus lendo e o encontrareis meditando (leituras que inspiram induzem à meditação, o caminho para se encontrar Deus)... O melhor é aprender a conservar em silêncio as potências (faculdades da mente, imaginação, raciocínio, pensamento, remorsos, emoção, sentidos, memória), fazendo-as se calarem para que se possa ouvir a voz de Deus...’ (J. Cruz).

‘...o filho de Deus, o Pai e o espírito santo, estão escondidos no interior da alma... O que mais desejas, ó alma, se tu mesma és o local onde ele habita? Toda felicidade e alegria se acham tão perto de ti, a ponto de estarem dentro de ti... Que mais queres? Porque o buscas fora de ti, nos templos, nas igrejas, nas montanhas, campos, na imensidão dos céus, se aquele que buscas está bem aí, dentro de ti?’ (J.Cruz) (Paulo: ‘vós sois o templo do Altíssimo’; Jesus: ‘o reino dos céus está dentro de vós’; idem, S.Agostinho).

‘...Assim, se o homem quer despertar, se quer compreender a si mesmo (auto-conhecimento), deve enfrentar o fato de que o verdadeiro caminho para Deus é para dentro; deve dirigir-se diretamente para seu interior; não há outro caminho...’ (Paul Brunton, Ph.D., yoga).

‘Aqueles que se esforçam, providos de yoga (meditação), percebem Deus morando no ‘eu’. ’ (hinduísmo).

‘A viagem redentora é na direção para dentro de nós. Ali se encontra o Senhor, Brahman, o Ser Absoluto.’... ‘Vamos praticar e praticar até que possamos dizer: Eu e meu Pai somos um.’ (Hermógenes) (‘pedi, buscai, batei’).

‘...não obstante nossa aparente miséria, nossas aparentes imperfeições e fraquezas, nossa aparente pequenez, reduzida visão e compreensão,... aqui, dentro de nós, se encontra o Senhor.’ (Hermógenes).

‘... quando mais aprendo é quando, sentado, sentidos desligados (inoperantes, cérebro em silêncio), corpo relaxado, mente silente (meditação), mergulho dentro do eterno aprendiz que sou, tento compreender-me (auto-conhecimento), buscando entender a linguagem silenciosa, mas infinitamente expressiva, do universo interno e profundo que eu sou (Deus).’ (Hermógenes) (veja C.G. Jung, nas diversas obras publicadas; do Zen: ‘o mais importante é sentar-se’).

‘As potencialidades infinitas do Ser Supremo, que nós somos, não chegam a se manifestar, pois nos encontramos condicionados por vícios, hábitos, posses, afazeres, doutrinas, ideologias, partidos, preconceitos, culturas, crenças, dogmas, ilusões e estúpidas vaidades que, embora nos empobreçam, limitem (a vida, a mente, a liberdade) e façam sofrer, são por nós defendidos como fatores de nossa total segurança, nos quais depositamos ilimitada confiança (em face de nosso condicionamento).’ (Hermógenes) (ver Krishnamurti e outros, para saber que não existe segurança, nem física, nem psicológica, em nenhum lugar, tempo ou condição e que temos medo de abandonar o conhecido para buscar o desconhecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário