domingo, 20 de junho de 2010

TEXTOS PARA LEITURA RÁPIDA (27)

Textos curtos de "Como entender o chamado":

‘No dia que eu conseguir deixar de ser Antonio, Pedro,... e passar a ser a realidade que todos somos (ver H. Benoit, Doutrina Suprema), a Alma Universal, que cada um é e eu também sou, só então terei chegado (à verdade) e nada mais me perturbará. ’ (não haverá mais problemas, conflitos, nem sofrimento, nem ignorância) (Hermógenes) (Buda: ‘é o fim de todo sofrimento’).


‘Senta-te, emudece o cérebro, aquieta-te, e em solidão medita... Junta-te a ti mesmo. Une-te àquele que és Tu mesmo (‘eu e o Pai somos um’)... Persiste, continua batendo; bate sempre; a todo instante; persiste batendo mesmo que duvides que exista uma porta.’ (Hermógenes) (Jesus: ‘pedi, batei, buscai’...; do Velho Testamento: ‘Aquieta-te e sabe: Eu sou Deus’).

‘O Ser espiritual que habita em ti é Bagavan, Deus, e isso (a percepção disso) tu tens que realizar. ’ (ninguém e nenhuma religião realizarão isso por ti). (Hermógenes).

‘Devemos experimentar, tentar experimentar, a realização (o encontro de Cristo em nós) aqui e agora.’ (por que deixar para depois, se depois os argumentos serão os mesmos? e, com a realização, a vida será totalmente plena, só então a vida terá sentido) (Mouni Sadhu).

‘...Se você quiser experimentar esse novo nascimento deve afastar-se de todos os agrupamentos e voltar ao ponto de partida, ao centro de sua alma (ao interior). Os agrupamentos são a memória, as associações, a vontade, as crenças, as ilusões, as emoções em todas suas diversificações e movimentos (o ego). Deve deixar tudo isso: a percepção dos sentidos, a imaginação, e tudo que descobrir em si e tudo que você é... ’ (Eckhart) (afastar o ego, para que sejas um novo homem).

‘... pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus determinou antes de existir o tempo, para nossa glória (isto é, para que alcancemos a percepção de que somos a própria divindade), sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu. É como está escrito: ‘Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64:4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.’ (que seguem os ensinamentos) (I Cor 2:7ss).

‘Eu gostaria de deixar bem claro que, com o termo ‘religião’, não me refiro a uma dada profissão de fé religiosa. A verdade, porém, é que toda confissão religiosa, por um lado se funda originalmente na experiência do numinoso (sobrenatural, transcendental) que, na experiência religiosa pode ser o influxo de uma presença invisível que produz transformação especial na consciência; tal, pelo menos, é a regra universal; e, por outro lado, na fé e na confiança relativa a uma experiência de caráter numinoso e na mudança de consciência (o nascer de novo) que daí resulta. Um dos exemplos mais frisantes, nesse sentido, é a conversão de Paulo. Poderíamos, portanto, afirmar que o termo ‘religião’ designa a atitude particular da consciência transformada (expandida) pela experiência do numinoso... ’ (Carl Gustav Jung).

‘Os sonhos que escolhi para ilustrar aquilo que chamo de ‘experiência imediata’ certamente pouco significarão para um olhar inexperiente... Mas, apesar disso, a experiência individual... é sangue quente e rubro, que pulsa nas veias do homem (que a teve). Para quem busca a verdade, ela é mais persuasiva do que a melhor das religiões, do que a melhor das tradições... Se quisermos saber algo a respeito do significado da experiência religiosa para aqueles que a tiveram, esse algo é: ‘tudo’...’ (C.G.Jung).

‘... Por último, chega-se ao conhecimento de seu caráter divino, principalmente por uma iluminação e uma comoção interior mediante a qual Deus aclara a mente do homem (dá-lhe sabedoria) e toca sua vontade de tal modo, que o convence da veracidade e autenticidade de seu próprio sonho; reconhece Deus como seu autor, com uma certeza e evidência tão grandes, que é obrigado a acreditar, sem a mínima sombra de dúvida... ’

(Benedictus Pererius, S.J., 1598).

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