domingo, 20 de junho de 2010

TEXTOS RÁPIDOS (18)

Para não tornar pesada a leitura, serão colocados pequenos textos de "Como entender o chamado):

Charles G. Finney: Que nenhum homem pense que aqueles sermões, considerados tão poderosos, foram produzidos por minha cabeça... Eles não são meus, mas do Espírito Santo que habita em mim.’ (sem comentário).


‘Aquele que, pensando em nada, fazendo a mente parar de trabalhar (cessando pensamentos, lembranças, expectativas), aderindo à meditação ininterrupta, repetindo apenas a silaba OM (o ‘nome’ de Deus), atinge a meta suprema.’ (do ‘Bagavad Gita’, a Sublime Canção da Imortalidade, do bramanismo).

‘A vida real não é acreditar que existe uma divindade...; é conhecer essa divindade. Não se conhecem os nomes da verdadeira divindade e de seu Cordeiro até que sejam revelados, individualmente a cada um (cada um deve chegar lá por si mesmo)... Portanto, o filho do Espírito Santo só se revela (age) naquele em que é gerado (que teve o percebimento; como disse Paulo, em palavras semelhantes, ‘aguardo as dores do parto do Cristo que nascerá em vós’)... pois, a não ser que o homem nasça de novo, não poderá vê-lo... (o novo nascimento, resultado da experiência mística). Nesse dia sabereis que ‘eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós.’ (que todos somos um) (Richard M. Bucke, ‘Consciência Cósmica’).

‘Deus é o pai de cada um de nós; mas ninguém, sem a iluminação (sem a percepção da verdade), pode compreender o profundo significado destas palavras.’ (Bucke).

‘... uma espécie de certeza imortal de que o Cristo havia nascido em mim e, em mim, permaneceria eternamente.’ (a vida não tem fim) (Bucke).

‘A partir daquela experiência, minha confiança tornou-se ilimitada... Aquilo que procuramos, com paixão, aqui e ali, dentro e fora, encontramos, enfim, dentro de nós mesmos. O reino interior! Deus! Essas são palavras cujo significado não devemos fantasiar (C.M.C., ‘Consciência. Cósmica’) (também S. Agostinho conta que, depois de procurar Deus, por muito tempo, fora dele, encontrou-o dentro dele mesmo, no mais íntimo de sua alma. Jesus disse: ‘... o reino de Deus está dentro de vós’, e Paulo: ‘vós sois o templo do Altíssimo’, ‘o Altíssimo habita em vós’).

‘Deixar (o ego) ir e deixar Deus vir... A cessação (das operações do ego) dos pensamentos, objetivos e projetos são as coisas mais importantes que devemos fazer, insistem os hindus e iogues, para se atingir essa meta tão elevada...; não devemos permitir-nos preocupação por dinheiro, comida, roupas, abrigo e outras necessidades (são distração, desatenção, que perturbam a meditação)... ’ (CMC, ‘Consc. Cósmica’) (‘quando o eu não é, Deus é’, isto é, quando o eu cessa, Deus está presente; Jesus: ‘não vos preocupeis com o dia de amanhã; a cada dia basta o seu cuidado’).

‘Quando estás a sós em tua cela, fecha a tua porta e senta-te a um canto; afasta tua mente de todas as coisas vãs e transitórias (das coisas do espaço-tempo, que são coisas finitas e o que é finito não pode perceber o infinito); volta teus olhos e pensamentos (para dentro de ti) e busca o lugar do coração, da tua alma (de onde nascem os pensamentos; isso é meditação). No princípio, tudo estará escuro e sem conforto, mas se perseverares dia e noite, sentirás uma alegria inefável e, tão logo a alma descubra o lugar do coração (onde Deus habita), te sentirás envolvido por uma luz mística e etérea.’ (Abade Mestre, séc.11, monastério do Monte Athos) (Jesus: ‘Aquele que perseverar até o fim será salvo’ e ‘O reino de Deus já está dentro de vós’; Paulo: ‘Vós sois o templo do Altíssimo’).

‘O fenômeno místico, a experiência direta de Deus,... deve ser, necessariamente, considerado o vértice das aspirações da inteligência e do coração... é uma vertigem de luz.’ (Pietro Ubaldi).

‘...o fator moral ocupa o primeiro plano e constitui, não só condição predominante, mas absoluta e irrevogável, tanto que ela representa o vértice da perfeição moral e religiosa...’ (Pietro Ubaldi) (para aquele que chegou).

‘... nada de miraculoso, excepcional, de gratuita e arbitrariamente concedido pelo céu (Pietro Ubaldi) (comparar com Carpenter e Teresa).

‘... assim, às diferentes fases da evolução moral correspondem diversos graus de conhecimento e diferentes aproximações da revelação da verdade. Quanto mais se aperfeiçoa o indivíduo, tanto mais sensível e potente se torna o instrumento consciência...’ (PU) (a iluminação é a expansão máxima da consciência).

‘... é necessário subir... por humildade de coração, pureza de intenção, sublimação de paixão...’ (PU).

‘...cada ser se torna escravo daquilo que ama... a comunhão de vibrações nos torna semelhantes àquilo que amamos... (seja relativo ao bem ou ao mal)... O evangelho é o método de harmonização universal... (pois ensina como chegar à percepção)... Deus não se demonstra; sente-se... A evolução espiritual (indicativa do caminho) é o aprofundamento de nossa consciência em nosso próprio interior... porque Deus está no fundo do coração do homem... A Ascensão, pois, é para dentro de nós mesmos... A intuição, que está na profundeza, é um contato mais próximo da verdade, do que a razão, que está na superfície... A consciência se estende em profundidade, nas zonas interiores, avança para Deus e tende à unificação com o Todo, a que se chega, pois, por introspecção (pela penetração no âmago do ser, pela meditação)... (PU).

‘O eu é uma estrada que se prolonga ao infinito... na direção de Deus... Aquele que se lança por esses caminhos, deve perder o apoio da compreensão humana (os demais dificilmente o compreenderão, quando não o hostilizam ou menosprezam...) O universo é harmonia que guia ao supremo amor, que é Deus; eu, simplesmente, me harmonizo (meditação). A sensação do sublime, o percebimento do sagrado, ‘paga’, largamente, cada esforço e, aos práticos se poderia dizer: o ‘negócio’ convém (práticos, os que acham que o buscador é apenas um sonhador, fora da realidade, quando é o mais prático dos práticos pois investe para a felicidade total)... O grau de ascensão do ser nos níveis espirituais (de consciência) mais elevados mede-se pelo grau de harmonização que sua consciência consegue atingir. E o índice exterior dessa harmonização é o amor’ (PU).

Para não ser pesada a leitura, PEQUENOS TEXTOS de "Como entender o chamado":

Nenhum comentário:

Postar um comentário