quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ALGUNS ACRÉSCIMOS À MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Amigo, a Meditação Transcendental é igual às demais; a diferença é que seu introdutor no Ocidente, por sua experiência, introduziu algumas regras convenientes ao ritmo de vida dos ocidentais: deve, de preferência, ser realizada pela manhã, antes de iniciar o dia de trabalho, e à noite, quando terminar o dia de trabalho; local tranqüilo, onde nada o perturbe, nem a posição do corpo, nem as roupas, silêncio, bexiga vazia, sem sabores na boca, nada que distraia a atenção. Crie e use um “mantra”, uma palavra de três sílabas com vogais e consoantes de sons suaves; deve ser palavra sem qualquer significado para você pois, havendo significado, poderá resultar em associação de idéias e vir a despertar lembranças de outras palavras ou de acontecimentos relacionados e, seu “ego”, em vez de ser enfraquecido, será reforçado, pois lembranças e associações são operações do ego. A finalidade é o esquecimento, a eliminação total do ego, único obstáculo entre nós e Deus. Acomodar-se sentado, fechar suavemente os olhos e, mentalmente, iniciar a repetição lenta, tranqüila, suave, sem pressa, do mantra, espaçando as sílabas; com o tempo, a repetição se torna uma coisa monótona, que chega mesmo a que se esqueça as sílabas ou o mantra todo. Isso deve ser feito por, pelo menos, 20 minutos. É ali pelo décimo nono minuto que, se tudo estiver bem feito, começa a haver harmonia, sincronismo e coerência entre as diferentes áreas do cérebro, e entre os dois hemisférios cerebrais, coerência inexistente nos outros estados de consciência, como em acordado, dormindo, hipnotizado, desacordado, anestesiado.

A repetição suave pode trazer espaçamento maior entre a pronúncia mental das sílabas, aumentando o hiato entre elas; é nesses hiatos que as “coisas começam a funcionar”.

Nada de expectativas de que aconteça alguma coisa; apenas repetir e repetir o mantra; nada de pensar na finalidade do que está fazendo; nada de pensar em Jesus, no amor, nem de visualizar isto ou aquilo, nem dar graças, nem pedidos, nem orações; apenas repetir...repetir...

Se quiser saber algo mais de meditação, dê uma olhada no site do "Fórum Espírita", tópico “Carta ao buscador de Deus” e, nele, vai encontrar esclarecimentos no texto: “Se você meditar o mundo será melhor”.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário