quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL - PESQUISAS CIENTÍFICAS

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL - PESQUISAS CIENTÍFICAS

... sobre as técnicas de meditação trazidas para o Ocidente por Maharish Mahesh Yogi, hoje praticadas por milhões de pessoas no Ocidente, inclusive em conventos cristãos. O presidente de Moçambique (?) colocou à disposição da MT um quarto de seu território com população, na intenção de melhora-los sob todos os aspectos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou o ensino da MT em todas as escolas públicas, já neste ano.

Algumas conclusões resumidas. Não constam os nomes e títulos dos pesquisadores envolvidos, doutores em física, psicologia, psiquiatria, medicina, educação, antropologia, sociologia, biologia e outros.

Os resultados são tão abrangentes e alcançam tantas, senão todas, áreas de interesse do ser humano, que se afirma que, “quando a técnica for aplicada regularmente pelas populações em geral, não haverá problemas sem solução e o sofrimento será coisa do passado”.

Centenas de relatórios de pesquisas feitas na Austrália, Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Índia, País de Gales, Nova Zelândia, Escócia, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Bélgica etc., em 51 Universidades e Instituições de Pesquisa independentes. Participaram 135 cientistas das mais diversas áreas.

DISTÚRBIOS MENTAIS

Numerosos cientistas PHD Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Educação, Biologia, Física, Relações Sociais, Bioquímica, Psicofisiologia. Abrangência: os mais variados campos da Sociologia, Reabilitação, Produtividade e Qualidade de Vida, Psiquiatria e Psicologia. Locais: Centros de Pesquisas Científicas, Centros de Reabilitação de Drogados, Institutos Correcionais e Presídios, Institutos de Prevenção e Controle do Abuso de Álcool e Drogas e outros.

Conclusões: A técnica da MT, 20 minutos 2 vezes por dia, é de fácil aprendizado e produz um crescimento psicológico integrado e equilibrado, caracterizado, especialmente, por fazer aumentar a interação social entre os indivíduos de maneira harmoniosa, firme e dinâmica. Durante a prática, o sistema nervoso assume um modo singular e único de funcionamento (repouso extremamente profundo e atenção mental ativa). Esse estado é denominado “estado hipometabólico de vigília” porque, enquanto o praticante está totalmente desperto, o metabolismo em geral diminui, numa situação de maior repouso do que no sono comum.

Houve grande diferença nos resultados entre meditadores avançados, novos e não-meditadores, evidenciando que, quanto mais tempo se pratica a MT, mais a área psicológica se torna equilibrada e saudável, mostrando que os efeitos são cumulativos. Pela técnica de Freiburg, que avalia fatores da personalidade, como nervosismo, irritabilidade, agressividade, ansiedade entre outros, chegou-se a resultados impressionantes na redução dos itens negativos da personalidade, enquanto se desenvolveram, de modo dramático, os itens positivos, resultando num amadurecimento continuado, equilibrado e geral da personalidade, em todos os múltiplos aspectos.

Assim, provou-se que a MT reduz significativamente:

- depressão, irritabilidade, insociabilidade, tendência dominadora, inibições, desajustamento físico e pessoal, desajustamento e alienação sociais, personalidade neurótica, teimosia/inflexibilidade, desconfiança, egoísmo, sensibilidade à crítica, necessidade de segurança, ansiedade, tendência a responder (mal), agressividade, impulsividade, imaturidade emocional, timidez, frustração fácil.

Também, que a MT aumenta, significativamente:

- desenvolvimento da auto-estima, satisfação com a vida, confiança em si e nas pessoas, autodisciplina, auto-atualização, capacidade de acompanhar a evolução do meio, auto-aceitação, natureza construtiva (e não mais destrutiva), coordenação mente-corpo, aceitação da agressividade, calma, paciência, aceitação de situações frustrantes, tolerância, capacidade de contatos íntimos, relacionamento interpessoal, altruísmo, amizade e fraternidade, capacidade de não ofender, estabilidade emocional.

Observou-se impressionante redução de distúrbios mentais; 10 semanas de prática da técnica, acentuada redução de:

- histeria, hipocondria, desvio psicopático, paranóia, esquizofrenia, mania de inferioridade, psicastenia (fraqueza mental), aversão social, neuroses.

Nas tendências neuróticas, a redução se deve ao desenvolvimento da maturidade e diminuição das queixas físicas. Na esquizofrenia, à redução dos conflitos internos. Na paranóia, a mudanças que trouxeram aumento da confiança nos demais.

Em todos os praticantes: aumento do nível de energia e da clareza mental, da facilidade de relaxamento, da tranqüilidade, da franqueza, da honestidade e da sinceridade. Esses excelentes resultados recomendam o uso da MT como terapia de ponta para doenças mentais, tendo-se provado que a técnica deve ser usada em todos os casos de neurose de ansiedade, neurose obsessiva e neurose compulsiva, depressão, uso e abuso de drogas e males psicossomáticos em geral.

A MT desenvolveu muito o raciocínio lógico e o moral, melhorou o relacionamento com patrões, chefes, supervisores e colegas; aumentou a motivação para progredir hierarquicamente e satisfação nas atividades profissionais.

Os resultados indicam o potencial da MT no campo da psicologia, psiquiatria e na clínica médica em geral.

O objetivo de todos os programas de reabilitação mental é a restauração da inteligência criativa, de modo a aliviar todos os conflitos consigo mesmo e com o meio-ambiente, aí incluídos os demais indivíduos e situações. A restauração da inteligência criativa tem como base o aprimoramento do sistema nervoso através da eliminação das tensões e estresses adquiridos no dia-a-dia em todo o decorrer da vida, resultando, esse refinamento, numa expansão da consciência. Explica-se essa expansão como a aquisição de uma compreensão muito mais ampla, aumento da habilidade de focalizar a atenção, e de um ordenamento mental equilibrado e estável. Os resultados positivos desses testes levam a considerar os benefícios da MT em termos de 5 qualidades: integração (corpo-mente), uma maior adaptação às situações, estabilidade emocional e fisiológica, purificação cerebral, e amadurecimento da personalidade. Esse desenvolvimento pode ser considerado como a solução para a prevenção de toda conduta anti-social e sua mais importante conseqüência é a aquisição de um estado de consciência mais elevado que permite ao indivíduo perceber e compreender o comportamento e as ações dos demais seres humanos, e de todos os eventos da natureza.

O sucesso da MT deve-se ao fato de ser natural, aprendida facilmente e de prática simples; produz benefícios imediatos e tem efeitos acumulativos que aumentam à medida que a prática é continuada; a aplicação demanda apenas 20 minutos duas vezes por dia, e é facilmente incorporada à rotina do dia-a-dia; não pede ambiente ou equipamento especiais, nem é ligada a qualquer religião, não exigindo, portanto, fé ou crença, e podendo ser aplicada por qualquer pessoa, universalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário