quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O QUE BUSCAMOS ESTÁ ALÉM DO RACIOCÍNIO E DA IMAGINAÇÃO

O que buscamos está além do raciocínio e da imaginação.



ALÉM DO INTELECTO



Conforme os místicos orientais e ocidentais afirmam, a divindade, o sagrado está além de todo raciocínio e imaginação. Assim, devemos ir além do intelecto, além da mente, para a tentativa de percebê-lo; a mente é limitada, finita e só o que é ilimitado e infinito pode perceber aquilo que está além da mente.

Como poderá o homem deixar para trás o intelecto, o raciocínio, os fenômenos subjetivos da mente consciente e ir mais além? A mente consciente é produto do ‘ego’, que é apenas o passado, o conhecido; finita, portanto. Como poderá o finito que é fruto das tradições, culturas, emoções, imaginações, costumes, crenças, religiões, perceber o infinito?

Quando poderá, o homem, penetrar a mente subconsciente, ou o inconsciente, onde não haja interferências dos processos sensórios e subjetivos, da imaginação, memória, raciocínio, ilusões bem como das sensações comuns, de remorsos e emoções, que permeiam nossa vida de todos os dias?

Quanta pureza de mente, de sentimentos, de compreensão, de amor vida, poderá, então, brotar sem a interferência desses processos mentais tão deteriorados, conturbados e maculados na faina do viver!

Senhor, ensina-me a ir além do intelecto; a ultrapassar os estados mentais comuns e penetrar no mundo da mente pura, onde não há raciocínios, nem lembranças e a mente é livre, soberana, simples, só.

Tu estás aí, Senhor e aí poderei encontrar-te.

É nesse estado que se alcança Paz Profunda, que se comunga com o infinito e eterno, contigo.

Todo trabalho e esforço despendido para penetrar nesse estado sublime, bem-aventurado, podem nos mostrar o que e quem realmente somos, e nos desvelará a Verdade que nos leva a Ti.

Ensina-me, Senhor, como proceder para ir-me aproximando de tão pura condição. Como, Senhor?

................................................

Meditação, mente aberta, entrega confiante, compreensão da totalidade da vida, sem preconceitos, sem faccionismos, sem condicionamentos, sem ilusões, sem crenças. E nada de expectativas, de esperanças no que poderá vir. Isso será apenas operação do ego, que assim, estará sendo reforçado quando o que deve ser feito é o seu enfraquecimento, o cessar de todas as suas operações. O ‘eu’, o ego, é o único obstáculo que nos impede de perceber a verdade; o único obstáculo entre o homem e Deus.

....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário