domingo, 17 de julho de 2011

O PODER DA FÉ

Amigos (ref #0)


Olá, novo companheiro trouxe um tópico intitulado “O poder da fé”. Vamos tentar alguns comentários.

Cel: amigos, o q é a fé senão crença? Não é uma convicção absoluta. Fé é crer ou ter esperanças de q algo q não conhecemos, seja uma verdade sem q a tenhamos provado como verdade. Pelo fato de depositarmos confiança em quem a comunicou, acreditamos q seja verdade ou q realmente vai acontecer.

Quando Jesus disse “se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha...”, ele apenas nos mostrou que nossa fé é muito pequena, que não temos fé nenhuma. Não que tenhamos culpa disso; apenas que não temos fé nenhuma. Quem é q pode, à força, passar a ter fé? A fé incondicional, a convicção absoluta, só pode ser alcançada com o percebimento da verdade, com o conhecimento da verdade, a verdade de que “eu e o Pai somos um”.

É essa percepção que liberta, para sempre, de todos os sofrimentos, de toda ignorância, e que torna possível uma criatividade com resultados que nem podemos imaginar. Foi esse conhecimento, essa criatividade, que deve ter tornado Jesus capaz de produzir os chamados “milagres”.

Vejam: todos estamos condicionados a, para problemas gerados por determinada necessidade, repetir sempre a mesma solução q já lhe demos, repetidas vezes, anteriormente. Nossa mente é limitada; todos os nossos raciocínios, planejamentos, decisões e ações estão dentro dos limites acanhados da mente, devido a entendermos o mundo através da interpretação, suspeita e parcial, do ego. Sempre o ego é o obstáculo interposto entre nós e a realidade de nossa verdadeira identidade. Eliminado esse obstáculo, tomamos conhecimento da verdade e agimos totalmente libertos dos condicionamentos. Nós, egos, acreditamos q, para determinado problema, somente existe aquela ou aquelas soluções q sempre usamos. No entanto, aquele q se liberta do ego (“... a verdade vos libertará”) tem acesso a outras “n” soluções para a mesma necessidade; nao é mais a simples fé q o faz caminhar; ele, agora, tem convicção absoluta. Sua consciência criativa se expande e, enquanto nós, ao encontrarmos em nosso caminho, um rio nos impedindo de continuar, desistimos e recuamos, sua criatividade lhe permite “andar sobre as águas”, controlar elementos da natureza como fez Jesus, acalmando tempestades, multiplicando e transformando alimentos e bebidas, curando. Esse, q se ilumina, tem acesso ao “campo das infinitas possibilidades”, como denominado por Maharish Mahresh Yogue.

Continuação do texto do amigo:

“2. No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças torna o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si”.

Cel: essa é uma verdade; apenas um reparo: a confiança nas próprias forças não torna o homem capaz de executar coisas materiais; essa confiança o torna capaz, tão somente, de “tentar” executar. Ninguém, nem ele mesmo, sabe se as executará ou não.

Texto do amigo:

“3. Noutra acepção, entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim”.

Cel: nunca, para aquele q raciocina e reflete, existe uma certeza de atingir qualquer fim; apenas existe esperança de q o fim procurado seja atingido. Na vida não existe senão duas certezas absolutas: a primeira certeza é q a morte, inexoravelmente, está à nossa frente; a segunda certeza absoluta é que não temos certeza de mais nada, nem se vamos estar em casa esta noite, nem o q pode acontecer no próximo minuto. Podemos planejar, esperar, imaginar o q iremos fazer daqui a pouco, mas nunca ter certeza de q o faremos realmente.

Texto do amigo:

“Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas”.

Cel: a fé muitas vezes, funciona como um auto-hipnotismo, nos levando realmente a realizar coisas q, sem ela, não realizaríamos. Ela dá força e coragem mas, apenas, para “tentar”. Só tem segurança de q realizará seu desejo, aquele q não raciocina perfeitamente, pois q não observou a totalidade da vida. Não existe segurança absoluta, nem fisiológica nem psicológica, em qualquer ação, situação, escolha ou decisão. Pode haver possibilidades de que tudo corra bem; apenas possibilidades!

............................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário