quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO ENTENDER O CHAMADO (11)

DAS TENTATIVAS DE COMPREENDER AS PALAVRAS DE JESUS

‘Se não perdoardes, também vosso Pai não perdoará vossos pecados... ’ (se não temos ainda condição de perdoar é porque ainda não chegamos lá; então sofremos, pois não percebemos que não há pecado, e acreditamos que estamos sendo punidos pelos ‘pecados’ que cometemos).


‘Abençoai os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam... ’ (dentro da visão de que todos somos um só, o mal que fazemos a alguém, fazemos ao todo, a nós mesmos; por isso, nunca fazer o mal).

‘Ao que tomar o que é teu, não lho reclames...’ (idem).

‘Fazei o bem sem daí esperar recompensa...’ (idem).

‘Não te preocupes com muitas coisas...’ (não adianta preocupar-se, pois a escolha não é nossa; como a física moderna comprova, tudo é incerto e impermanente. E não adianta se preocupar, pois escolha não sendo nossa, o que acontece é o que tem de acontecer. Essa incerteza e a impermanência de todas as coisas são a base da filosofia do Buda).

Faça como aquele, da parábola, que, altas horas, recebendo hóspedes inesperados, bateu à porta do vizinho para pedir-lhe três pães; de tanto que bateu e teimou, importunando-o, o amigo o atendeu e deu-lhe até mais do que três pães...; bata, procure, teime, isto é, persevere na meditação; você pode ser abençoado com coisas que você nem espera, com muito mais do que pediu, que nunca imaginou. Como Paulo disse: ‘vi e ouvi coisas inefáveis’.

‘Bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a cumprem.’ (esses, provavelmente, chegarão).

‘Guardai-vos, escrupulosamente, de toda avareza (apego) porque a vida de um homem (a sobrevivência, o nível, a felicidade), ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas posses, riquezas... ’ (tudo depende da escolha, que não é nossa, mas de Deus; e a vida só tem significado, sentido, quando temos o percebimento do sagrado).

‘Insensato, nesta noite ainda exigirei tua alma. E tudo que ajuntaste, de quem será? Assim acontece com aquele que entesoura para si mesmo e não para Deus... ’ (aqueles que não seguem os ensinos dos mestres, por viverem egoisticamente, dificilmente chegarão, não por castigo, mas porque não acordaram ainda).

‘...onde estiver teu tesouro, aí estará teu coração...’ (tua atenção, teu nível de vida; o tesouro, positivo ou negativo, é obstáculo à meditação).

‘Não te sentes no primeiro lugar... aquele que se exalta será humilhado.’ (orgulho, arrogância, presunção, são sinais daquele que ainda não chegou lá; a humildade verdadeira vem da percepção do divino).

‘Deus conhece vossos corações...’ (ele aí habita).

‘... depois de terdes feito tudo que vos foi ordenado, dizei: somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer;...’ (quem está despertando para a luz, está fazendo exatamente o que deve fazer aquele que procura a verdade que liberta).

‘Bendito o que vem em nome do Senhor...’ (aquele que age como foi prescrito pode chegar lá onde será abençoado com a iluminação).

‘Eu ficarei convosco para todo o sempre... ’ (não o homem Jesus. É o Cristo, o percebimento, a iluminação; permanece, conscientemente, e para sempre, naquele que chegou).

‘A minha paz vos dou... ’ (quem chega lá, tem a paz do Cristo, a serenidade do iluminado).

‘Não busco a minha vontade, mas a daquele que me enviou... ’ (sempre é feita somente a vontade de Deus, embora suponhamos, muitas vezes, que a nossa vontade esteja sendo feita e ficamos felizes, ou ficamos frustrados quando isso não acontece).

‘Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim nunca terá fome e jamais terá sede... ’ (aquele que chegou lá está saciado, pleno; de nada mais necessita; ‘o demais virá por acréscimo’).

‘Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra... ’ (todos ‘erramos’, mas não é por nossas obras que somos salvos, e sim pela graça de Deus, como a própria escritura afirma. Jesus nos adverte de que somos todos iguais, pois todos estamos sempre errando enquanto não chegarmos lá).

‘Vai e não peques mais... ’ (aquele que foi e chegou lá, não mais erra, porque sua ação será sempre correta).

‘Aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida... ’ (aquele que segue seus ensinamentos chegará lá, à luz da vida, à iluminação).

‘Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou; virá a noite na qual ninguém pode trabalhar... ’ (não desperdice seu tempo; quando vier a noite (os problemas) será difícil praticar o que foi ensinado; só com essa prática a vida terá significado).

‘Eu vim para que tenhais vida, e vida em abundância’. (é o que sucede a quem segue os ensinamentos e, por isso, chega lá).

‘Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.’ (onde está o Cristo, a divindade absoluta, não há morte; só há vida).

‘Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim... ’ (o correto não terá sido ‘o Eu é o caminho, a verdade, a vida’? e ‘ninguém vai ao Pai senão pelo Eu’? pois o caminho é para dentro, para o interior, pelo ‘eu’, por onde se vai ao percebimento do Pai, como ensinaram a doutora teologal dos católicos, Teresa de Ávila, João da Cruz, S. Agostinho e muitos outros místicos orientais e ocidentais).(Recentemente foi publicado artigo no qual, rabinos ilustres esclareceram que a tradução correta é essa mesmo: “o Eu é o caminho...”, “... senão pelo Eu”).

‘Aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e outras maiores ainda... ’ (àquele que chegou ao percebimento, ao convencimento, suas soluções serão criativas e não mais condicionadas; penetra o campo das infinitas possibilidades, como afirma Maharish, e tudo lhe é possível).

‘Aquele que guardar meus mandamentos... será amado por meu Pai... e eu manifestar-me-ei a ele e nele faremos, eu e meu Pai, nossa morada... ’ (a manifestação da Consciência Cristica, que permanecerá em quem percebeu que ‘eu e o meu Pai somos um’, possível àquele que guarda (segue) os ensinamentos...).

‘Permanecei em mim que... (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário