quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO ENTENDER O CHAMADO (14)

DAS TENTATIVAS DE ENTENDER AS PALAVRAS DE JESUS

‘...pois se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.’ (Col 11:13) (se estamos sempre nos julgando, nos observando – o autoconhecimento, dos antigos sábios gregos; a atenção, de Krishnamurti; a observação de si mesmo, de Gurdjef - podemos chegar lá e, então, para nós, não há mais ‘julgamento’, pois todo nosso agir será correto).


‘...não sou eu que faço as obras, mas o Cristo que habita em mim...’ (‘o Senhor é que opera em nós o pensar, o querer e o fazer’; logo, não há pecados nem remorsos; tudo está certo, nós é que não percebemos isso ainda).

‘Não sabeis que vós sois o templo do Altíssimo e que o Espírito de Deus habita em vós?’ (I Col 3:16) (se Deus está em nós, como procurá-lo fora? Zen: ‘é cavalgar o boi para procurar o boi’).

‘...ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos.’ (I Col 6:19) (nem somos de nós mesmos; logo, os pensamentos, as escolhas não são nossos; então, nada de remorsos ou de culpas).

‘E há diversidade de dons, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.’ (I Col 12:6) (idem).

‘...e vivo, não mais eu, mas o Cristo vive em mim.’ (Gal 2:20) (idem; Paulo teve percepção da verdade).

‘...meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores do parto, até que o Cristo seja formado em vós.’ (Gal 4:19) (até que tenhamos percebimento de que o Cristo ‘nasceu’, ou melhor, que já está formado em nós).

‘...porque Deus é que opera em vós tanto o querer como o fazer, segundo sua vontade...’ (Fil 2:13) (nada fazemos por nós mesmos; nem a decisão, nem a escolha, nem os erros são nossos, portanto; isto está de conformidade com a filosofia da física quântica: não escolhemos e, ‘aquele que pensa que escolhe é imaturo’ (Krishnamurti).

‘Porque, assim como todos morrem em Adão (como corpo biológico que somos), assim também todos serão ressuscitados em Cristo’ (como Deus que somos (I Cor 22) (mais uma vez Paulo diz que somos iguais a Jesus e, mais ainda, todos morremos porque somos feitos do mesmo ‘barro’ que Adão, o corpo biológico, material; e todos ressuscitaremos, novamente, porque somos iguais a Jesus; mas Paulo não se refere a uma ressurreição do corpo, mas ao nascer de novo, o novo homem que agora percebeu).

‘...que é Cristo em vós, esperança de glória...’ (Col 1:27) (esperança da glória que teremos conscientemente, com o percebimento; já o somos, inconscientemente).

‘...quando Cristo, que é nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele, em glória...’ (Col 13:4) (idem).

‘...agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Mas sabemos que, quando isso se manifestar, seremos semelhantes a Ele.’ (mesmo que não tenhamos o percebimento, já somos filhos de Deus, iguais a Jesus; apenas não percebemos isso ainda; mas, com o percebimento, conheceremos essa verdade: que somos iguais ao Cristo, que todos somos um).

‘O Senhor é espírito e onde está o espírito do Senhor, há liberdade. ’ (II Cor 3:17) (quando conhecermos a verdade de que o espírito de Deus está em nós, estaremos livres; isso ‘é o fim de todo o sofrimento’, como afirmou o Buda; e ‘a verdade vos libertará’, como disse Jesus).

‘Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o Seu espírito.’ (IICor 5:5) (penhor=garantia: em todos nós já está o Seu espírito, isto é, o próprio Deus; e se ‘ele nos formou para este destino’, analise e conclua).

‘Não toqueis no que é impuro e vos receberei, diz o Senhor...’ (estando a mente pura, isto é, livre de impurezas, que são as emoções, os pensamentos, imaginações, condicionamentos, coisas que podem cessar com a meditação, teremos a percepção do Absoluto; seremos recebidos por ele).

‘Acaso não ‘reconheceis’ que o Cristo está em vós?’ (II Cor 13:5) (já está em nós, mesmo que não o percebamos; só nos falta percebê-lo).

‘Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo.’ (Gal 1:11) (ele chegou lá, iluminou-se; por isso sua revelação veio da percepção de Deus, ou do Cristo, a Consciência Crística, que está em nosso mais profundo íntimo; ‘nada de humano’, pois que está além do ego, além do que é humano).

‘...mas quando aprouve àquele que me chamou pela sua graça para revelar seu filho em mim...’(Gal 1:15) (a escolha não é por nossos méritos, mas pela graça de Deus; é atemporal; a revelação, também; Paulo teve nele próprio a revelação do Cristo e percebeu que somos um).

‘...a liberdade de que gozávamos em Cristo Jesus.’ (Gal 2:4) (a liberdade total dada pelo percebimento, isto é, quando estamos realmente conscientes do Cristo em nós não haverá mais dependência alguma; ‘... e a verdade vos libertará’).

‘...apenas isto quero saber: recebestes o Espírito (tivestes consciência do Cristo em vós) pela prática da lei ou pela aceitação da fé? (Gal 3:2) (a lei é exterior, a fé, interior; seria pela aceitação que a fé traz, se não fosse pela graça de Deus, pois nada escolhemos).

‘...pois todos sois um em Cristo.’ (Gal 3:28) (somos um sempre; mas no espaço-tempo não temos percepção disso; no atemporal, sim).

‘...a prova de que sois filhos de Deus é que Deus enviou aos vossos corações o espírito de seu filho. Portanto... és filho, então, também herdeiro de Deus’ (Gal 4:6ss) (o Cristo está em nosso íntimo; somos, portanto, todos iguais a Jesus e um só; por isso ‘co-herdeiros’).

‘...e quanto a vós até os cabelos todos da cabeça estão contados.’ (Mat 10:30) (tudo está nas mãos de Deus, que opera em nós o pensar, o querer e o fazer).

‘...não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.’(Mat 10:20) (idem).

‘Vinde a mim (ao Eu Sou, à iluminação) os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.’ (Mat 12:28) (ir ao eu, ao Eu Sou, esse é o caminho; para dentro de nós mesmos, para a cessação de todo sofrimento).

Pedro, tendo medo, submergia e Jesus disse: ‘Homem de pouca fé, por que duvidaste?’ (Mat 15:31) (se não há mais dúvidas, isto é, havendo fé-convencimento, o que acontece quando cessa o condicionamento e a mente está pura, estamos aptos a criar, a realizar coisas inimagináveis, a andar sobre as águas).

‘Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.’ (Mt 17:20) (idem). (é a fé-convencimento vinda do percebimento de que ‘eu e o Pai somos um’; aí, talvez, esteja a explicação dos ‘milagres’ que Jesus produziu).

‘Nem todos são aptos para receber (compreender) este conceito, mas apenas aquele a quem é dado (sê-lo)’. (Mt 20:11) (a escolha do que nos ocorre é de Deus; o senhor é que opera em nós o pensar, o querer e o fazer; esta passagem é semelhante àquela em que Jesus diz aos discípulos que muitas coisas ele tinha a lhes dizer, mas que eles não as suportariam ainda).

‘E aquele que tiver deixado tudo por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. ’ (Mt 20:29) (comparado ao reino, tudo o mais é lixo, como diz Teresa; sabe-se, então, que não há morte e que, com o percebimento, receberemos coisas inimagináveis; a parábola sobre o fato de que, mesmo nós sendo maus, damos aos nossos filhos coisas boas; então, Deus, que é bom, com o percebimento, nos dará coisas ainda melhores).

Na parábola dos semeadores (Mt 20), o dono da vinha pagou, aos que trabalharam oito horas, o que lhes havia prometido, e deu o mesmo aos que trabalharam apenas uma hora; aqueles se revoltaram, mas o dono disse: ‘Não vos fiz injustiça; cumpri o prometido... mas quero dar aos outros tanto quanto dei a vós’ (a luz é dada a todos, seja ao primeiro, seja ao último; ao piedoso e ao ímpio; todos chegarão ao novo modo de existir; todos receberão o mesmo salário, não importa o que tenham feito porque é o Senhor que opera em nós até o pensar...).

Na parábola dos lavradores maus (Mt 22:33), que não pagavam o que deviam ao dono das terras, este lhes enviou cobradores, que eles espancaram e até mataram; o dono lhes mandou, então, o próprio filho, que também foi morto; parece que Jesus quis dizer que, antes dele, já houve outros mestres ou profetas, os quais não foram ouvidos. Portanto, Jesus, além de fazer ver que os homens não o compreenderam, faz ver também que ele não foi o único a tentar despertar os demais.

‘Porque, assim como o relâmpago vai do oriente ao ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem’ (Mat 24:27) (o percebimento, o ‘insight’, a chegada da consciência cósmica, da iluminação, é instantânea, súbita; é o salto quântico da nova física).

‘... a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, senão o Pai. Portanto, vigiai, ficai atentos, por que, à hora que não cuidais, virá o Senhor.’ (Mat 24:36, 42, 44) (estejamos preparados e atentos para o percebimento, como nas parábolas do servo fiel e das virgens que aguardavam a chegada do noivo).

‘...os apetites da carne e os do espírito são contrários... as obras da carne são: fornicação, impureza, discórdia, superstição, inimizade, ódio, ambição, inveja e coisas semelhantes;... vos previno: os que as praticam não entrarão no reino.’ (Gl 5:16) (são distração, desatenção, obstáculos à meditação; dificultam a meditação e o percebimento; assim, também os ‘pecados ditos capitais’ das religiões cristãs: preguiça, gula, ira, luxuria etc.).

‘O que o homem semeia, isso mesmo colherá.’ (Gl 6:2ss) (parece que, mesmo a escolha não sendo nossa, temos uma certa autonomia de vontade que, embora pequena, nos faz responsáveis moralmente; ou, então, Paulo está afirmando que aquele que ainda não chegou ‘lá’ não compreendeu ainda e, portanto, não está livre do sofrimento).

‘...porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém de vossas obras, para que ninguém se glorie. ’ (Ef 2:8) (não é pelos nossos méritos, pelas nossas boas obras, que somos salvos; é pela graça, pelo dom de Deus que já estamos salvos; pois ‘é o senhor que opera em nós o pensar e o fazer’).

‘... que a tribulação produz perseverança; a perseverança, experiência (mística); a experiência, esperança na glória...(Ro 5:3,4) (‘aquele que perseverar até o fim será salvo’; aquele que perseverar na meditação, na compreensão da totalidade da vida, pode chegar à experiência que lhe trará a gloria da iluminação).

‘...pelo Espírito Santo que nos foi outorgado...’ (Ro 5:5) (já nos foi dado desde sempre: já temos em nós o divino; já o somos; não há de que se salvar. Apenas nos falta chegar ao percebimento dessa verdade).

‘... os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.’ (Ro 5:17) (abundância da graça e dom da justiça é o que recebe quem chega lá: isso ocorre em vida mesmo, e não após a morte; e percebe-se que o Cristo, Deus, a iluminação, está em todos, e que todos somos um só com ele).

‘Não viveis, segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós.’ (Ro 8:9) (se consegues perceber que o Espírito és tu mesmo é que já chegaste lá; vida segundo o Espírito, isto é, vida perfeita e em bem-aventurança; é o novo modo de existir, de Krishnamurti).

‘Se alguém não possui o espírito de Cristo, este não é dele.’ (Ro 8:9) (esse ainda não chegou à iluminação, não percebeu o Cristo; ainda está na escuridão).

‘O espírito mesmo dá testemunho ao nosso ... (continua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário