quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO ENTENDER O CHAMADO (13)

DAS TENTATIVAS DE ENTENDER AS PALAVRAS DE JESUS

'O mistério da salvação dos gentios: eles são co-herdeiros conosco, que somos judeus; são membros do mesmo corpo e participantes da promessa de Jesus Cristo.’ (Efe 3:1,6) (todos já estamos salvos; não há um povo eleito ou pessoas privilegiadas para esse fim; perante Deus, todos somos iguais).


‘Deus não faz acepção de pessoas; faz chover tanto sobre o justo quanto sobre o injusto...’’ (Paulo) (idem).

‘... que o Pai conceda o crescimento de vosso homem interior... para que possais conhecer a caridade de Cristo’ (o percebimento), ‘que desafia todo o conhecimento’ (a sabedoria que o acompanha é inimaginável), ‘e sejais cheios de toda a plenitude de Deus’ (Efé 3: 16ss) (o percebimento nos plenifica; de nada mais necessitamos: ‘... o demais vos virá como acréscimo’).

‘Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido... Renovai sem cessar o entendimento de vossa alma (auto-conhecimento, advindo da perseverança na meditação e que explode na percepção do absoluto), e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus’ (pois perceberemos que o somos), em verdadeira justiça e santidade.’ (Efé 4: 17ss).

‘...Por que é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o fazer... Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo; tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo.’ (Fel 3:7ss) (tudo é nada, comparado à iluminação, e Deus é que nos leva a essa experiência, pois ele é que realiza em nós o pensar e o fazer; Maharish: ‘enquanto não chegamos ‘lá’, somos apenas subumanos’; Krishnamurti: ‘a vida só tem significado quando chegamos lá; veremos, então, que tudo é fútil e inútil’; Teresa de Ávila: ‘tudo o mais é lixo’; do Zen: ‘tudo o mais é coisa prosaica’).

‘Ninguém vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou luas novas, ou sábados (exterioridades). Tudo isso não é mais do que sombra do que há de vir. A realidade é Cristo... não passam de normas e doutrinas humanas, mas não têm qualquer valor real, e só servem para satisfazer a carne (o mundo, as aparências). ’ (Col 2:16ss) (só tem valor o conhecimento do Cristo, a iluminação, trazida pela meditação; o tesouro, a jóia encontrada pelo homem que se desfez de tudo para adquiri-la; rituais, cultos, cânticos, promessas, sermões ou pensamentos que emocionam, ladaínhas, rezas, incenso, velas acesas, sinais, gestos, objetos do culto tidos como sagrados, vestimentas, músicas, orações a sós ou em conjunto, nada disso tem qualquer valor; são apenas exterioridades. A verdade está em nossa interioridade).

‘... pois vós sabeis muito bem que o dia do Senhor (a iluminação) virá como um ladrão de noite (de surpresa)... então, repentinamente, vos sobrevirá a destruição (das ilusões, do velho homem), como as dores à mulher grávida (repentinamente, o nascimento do homem novo);... mas, vós, irmãos (que seguis o que ensinamos) não estais em trevas para que o Dia vos surpreenda como a um ladrão. Não durmamos, pois, como os demais (que não despertaram ainda para a busca); vigiemos... ’ (I Tes 5:1 a 6) (estejamos atentos, para perceber a chegada do ‘noivo’, e para não alimentar, com distrações e desatenção, o ego; só assim é possível a meditação que pode resultar no percebimento, que vem, como um ladrão, sem que tenhamos idéia de quando).

‘...o ímpio se manifestará, mas o senhor (a iluminação) o destruirá com o esplendor de sua vinda’. (II Tes 2:8) (o percebimento destrói a escuridão de tudo que é ímpio, isto é, nossa escuridão; quando chegamos ao percebimento do Cristo, à iluminação, só restará luz, esplendor).

‘... (em suas funções eclesiásticas) o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, regrado... ’ (I Tim 3:2) (porquê, então, o celibato, dos padres, que é contra a natureza?).

‘... na expectativa da nossa esperança, a aparição gloriosa de nosso grande Deus, Cristo...’ (Tit 2:13) (a esperança da chegada da iluminação, que nos mostra a glória daquilo que nós já somos mas que, ainda, não percebemos).

‘Mas, um dia apareceu o amor de Deus para com os homens; não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente por sua graça. Ele nos salvou pelo batismo da regeneração e renovação (iluminação), pelo Espírito Santo que nos foi concedido em profusão, por meio do Cristo. Certa é esta doutrina... (mas) quanto às questões tolas, contendas e disputas relativas à Lei, foge delas, pois são inúteis e vãs. ’ (Tit 3:8) (O verdadeiro batismo, isto é, a iluminação, nos regenera e renova fazendo surgir o novo homem; tudo o mais é ‘questão tola’).

‘Alegria e singeleza de coração ’ (Atos 2:46), (Krishnamurti: uma boa dose de indiferença e de bom humor, em todas as situações porque tudo é incerto e impermanente; tudo, de bom ou de mal, pode nos acontecer; e nada escolhemos; a física moderna também nos afirma isso).

‘Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. Alegria, alegria, alegria, lágrimas de alegria’ (a felicidade de Pascal, ao chegar lá).

‘... seja feita a vossa vontade e não a minha...’ (a escolha não é nossa; não há como não aceitar o que acontece).

‘Eu quero; sê limpo...’ (isso pode dizer aquele que chegou lá).

‘Eu irei e lhe darei saúde...’ (idem).

‘...considerai-vos mortos para os pecados, mas vivos para Deus...’ (Rom 6:11) (quem teve o percebimento não mais erra; vive apenas para as coisas de Deus, não por ser esse seu desejo e se esforçar para isso, mas por ser da natureza daquele que chegou porque, então, ressuscitou; é um novo homem).

‘...porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz...’ (Rom 8:6). ‘... mas vós não estais na carne, mas no espírito, se é (que percebestes) que o Espírito de Deus habita em vós... (isto é, se já chegastes lá).

‘...e se o espírito daquele (de Deus) que ressuscitou Jesus habita em vós...’ (idem).

‘... (aguardamos) a glória que em nós será revelada...’ (ao chegarmos lá).

‘Em Cristo digo a verdade, não minto.’ (quando Cristo, a verdade, é encontrado, é impossível o engano, a mentira, a ilusão; tudo é o que é...).

‘...porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.’ (este o nome do senhor: Eu Sou, o mesmo ‘eu sou’ de todos nós; aquele que busca, pode encontrá-lo; ‘Conhecereis a verdade e a verdade... ’).

‘...não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus...’ (não transformar o mundo, mas transformar-nos a nós mesmos, pelo percebimento; só então a vida terá significado; nosso entendimento será renovado (sabedoria que vem com a iluminação) e experimentamos a perfeita vontade de Deus que, então, será a mesma vontade nossa... (‘eu e o Pai somos um’).

‘...não vos vingueis... está escrito: Minha é a vingança, diz o Senhor; se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber...’ (nada fazemos por nós mesmos; não escolhemos; logo a ‘vingança’ não é nossa; e mais: nossos ‘inimigos’ e nós somos um só; isto é, não há inimigos).

‘Vence o mal com o bem.’ (Ro 12:19) (idem).

‘...não há potestades que não venham de Deus...’ (a escolha é de Deus; nada é vontade ou decisão nossa).

‘... pois o cumprimento da lei é o amor.’ (àquele que chegou, pois cumpriu o ensinado, teve despertados amor incondicional e compaixão por aqueles que estão sofrendo na escuridão, porque não chegaram, porque não perceberam ainda).

‘...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne...’ (aquele que despertou iguala-se ao Cristo e não mais teme o erro; sua vontade é a mesma de Deus; seu livre-arbítrio é, então, total, mas ele não precisa mais disso, pois sua vontade e escolha são a vontade e escolha de Deus; o agir correto é, agora, sua natureza).

‘...pois se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados... (continua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário