CONTINUAÇÃO das tentativas de interpretar as palavras de Jesus:
'Segue-me e deixe que os mortos enterrem seus mortos... ’ (dedica-te ao mais importante, isto é, à busca da verdade, do auto-conhecimento; já estás despertando, abrindo os olhos, começando a viver; por isso deixa que os que ainda dormem, que estão mortos para a verdade, continuem seu sono e não sejam obstáculo em teu caminho nessa busca).
‘Se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras, também eu me envergonharei dele...’ (não faltará quem te critique nessa busca; não deixes que, com isso, te embaracem. Continua teu trabalho. Quem critica o que fazes na busca da verdade ainda está longe do percebimento e, por isso, sofrerá).
‘Renuncia a ti mesmo, toma tua cruz e segue-me...’ (renuncia ao ‘ego’, que não passa de fantasia; vai em frente, mesmo que os mais queridos não te compreendam; a ‘tua cruz’ é a vida daquele que ainda não chegou ‘lá’; quando o ‘eu não é, Deus é’...).
‘Que servirá ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?...’ (mesmo com toda riqueza e poder, a vida não terá significado enquanto nossa ‘alma’ estiver perdida, sem achar o caminho para chegar ‘lá’).
‘Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha...’ (o conhecimento da verdade nos fará saber o que realmente somos e, então, nossa fé, transformada em convencimento, permitirá atos criativos inimagináveis).
‘Se não vos transformardes e vos tornardes como crianças não entrareis no reino... ’ (a transformação, nascida da compreensão da verdade, dá ao homem uma mente sem máculas, inocente e pura como a de uma criança; então, podereis entrar no reino).
‘Se alguém fizer cair em pecado um destes pequeninos (os humildes, mais fracos, inocentes, menos espertos ou menos instruídos), melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem ao mar... ’ (pois ainda não chegou ‘lá’ e, por isso, ‘muitos pesares ainda terá’. Diz Krishnamurti que a vida só tem significado quando chegamos ‘lá’, e Maharresh Yogi, que ainda somos sub-humanos enquanto não temos o percebimento; a vida será com erros, conflitos e dores por não termos, ainda, chegado lá; não terá sentido).
‘Os escândalos são inevitáveis, mas, ai daqueles que os causam’ (estes ainda estão longe da percepção da verdade (Deus); agem ‘erradamente’, por que interpretam incorretamente e sofrem por isso, não como castigo, mas apenas porque não tiveram a percepção; os que chegaram lá não mais erram, pois compreenderam, não sofrem mais).
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário