segunda-feira, 5 de março de 2012

A questão das desigualdades


     
      Amigos,

      Conversa com o amigo “X”:

      Cel: Quem poderá explicar esta questão da codificação espírita: LE/124 - “Há espíritos q, , seguem o caminho do bem absoluto e, outros q, , seguem o caminho do mal absoluto”?

      “X”: O que o amigo achou estranho na resposta dos espíritos? Acha isso não admissível para o espírito que é criado simples e ignorante? 

      Cel: estranho, não! Mas, totalmente ilógico, absurdo e conflitante com outras respostas de espíritos! É completamente incoerente essa desigualdade inicial, sem razão alguma apontada pela DE: uns seguem, , o caminho do bem (q é o mesmo que dizer q uns se tornam bons desde o princípio!); outros seguem, , o caminho do mal (que é o mesmo que dizer q, outros, desde o princípio, se tornam maus!). Isso é enorme absurdo pois, no princípio . Esta “estranheza” nem vc, ninguém e nenhuma crença ou religião a consegue explicar. Há muitas questões do Livro do Espiritos, e nas doutrinas de outras crenças ou religiões que, afinal, nada explicam! Se alguém tem explicação, para essa questão acima citada, peço-lhe q a comunique para nós, isto é, explique-as com suas palavras, do modo como vc as compreende.     

      “X”: Minha resposta veio da Doutrina Espírita apenas pra confirmar ao amigo que tudo que escrevo está escrito na codificação de Kardec.

     Cel; pois aí é q está o mal; vc tem tanta confiança nas fontes de onde emanam as msg de espíritos q nem mesmo percebe as incoerências; eu o compreendo porq já fui também assim: não percebia as estranhezas q estavam frente a meus olhos, tanta confiança depositava nas fontes! Felizmente, abri os olhos e pude ver melhor.

      X: Se o amigo não acredita no que foi ditado pelos espíritos, como poderá acreditar no que vou escrever? Como poderei modificar algo apenas para atender ao amigo?

      Cel: meu amigo, não é para vc modificar qualquer coisa; é para vc explicar com suas próprias palavras, pois a DE não traz respostas para a questão. Pois, se, por ela, há perfeita e absoluta igualdade entre todos (não fosse assim, onde estaria a justiça?), no princípio, como se explica q, , uns vão para o bem absoluto, eqto outros vão para o mal absoluto?! Essa afirmação da DE é destituída de lógica e conflitante, uma contradizendo a outra, percebeu? 

      X: Digo-lhe uma coisa: O pai e a mãe podem ter cinco filhos e todos não são iguais na questão moral! O amigo saberá dizer por quê? Deveria na verdade ser iguais são gerados na mesma genética e criados no mesmo ambiente.

      Cel: reflita, meu amigo: muitas coisas influem para nos fazer como somos, entre elas a genética, as lições incessantes vindas das experiencias da vida, as influências do organismo da mãe sobre o feto, a temperatura, os condicionamentos impostos pelas tradições, costumes, culturas, religiões, sociedade etc etc... Se não é assim, me diga como vc explica. Não coloque questões da codificação, pois elas não têm respostas para a desigualdade inicial!

      X: Para que o amado amigo consiga entender o que está sendo escrito precisa trocar o termo que está usando para qualificar o espírito que está errando; não o chame de mau, chame de ignorante; foi dessa forma que o Criador finalizou a sua criação; a explicação é q uns seguiram logo o caminho da evolução, e outros ficaram presos na sua ignorância de criação.

      Cel: meu amigo, observe q nisso q vc colocou já existe uma desigualdade entre espíritos. A questão é: o que é que desfaz a perfeita igualdade inicial? É evidente q todos são diferentes espiritualmente; basta olhar o mundo. Mas sua resposta acima nada explica pois, primeiro: se somos ignorantes porq Deus nos cria ignorantes, qual é a nossa responsabilidade pelos erros q cometemos por sermos ignorantes? Porq se aplica a nós a terrível lei divina de causa e efeito, a lei da semeadura, por errarmos ? O Criador nos faz ignorantes e somos responsáveis por errarmos, , por sermos ignorantes?!!! Segundo: se desde o principio erramos, os erros são conseqüência da ignorância, com q Deus nos cria, concorda? A responsabilidade cabe à ignorância; contudo, quem sofre as conseqüências dos erros somos nós!!! Terceiro: não é absurdo dizer q erramos por sermos ignorantes e, depois, sofremos por sermos ignorantes? Se é assim, onde estarão o amor, a justiça, a sabedoria divinas?!!

      Peço q me explique essas estranhezas se puder, em particular a questão de . Qual a causa das desigualdades já de desde o princípio? Vc não conseguirá explicar; mas, não se sinta embaraçado por não conseguir pois, nem  sua  doutrina, nem religião, consegue explicar! E, infelizmente, desse assunto tão importante, pois da desigualdade inicial vêm todas as demais desigualdades, tornando uns voltados para o bem e, em conseqüência, para a felicidade, eqto outros se voltam para o mal, enchendo-se das mais monstruosas imperfeições e, consequentemente, para enormes sofrimentos e infelicidade.

      E essa explicação existe, sim, mas só a encontrarão aqueles q tiverem sincera determinação para encontra-la. Ela está “além” das religiões q conhecemos, além das religiões populares ou organizadas segundo livros ditos sagrados. Por isso, sábios afirmaram: “As religiões impedem o acesso à Verdade!” e: “Aquele q se liga a religiões é imaturo! Está, ainda, no jardim da infância (das coisas do espírito) e, dificilmente, chegará à graduação universitária”.

       Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário