quarta-feira, 6 de março de 2013

AOS ESPIRITAS: SOBRE OBSESSÕES E SOBRE A RESPONSABILIDADE POR ELAS


      A amiga MM trouxe texto "Não facilite o trabalho dos obsessores", sobre o qual vamos conversar.

      A amiga MM me permita algumas questões sobre o texto q trouxe.  A intenção é raciocinar para compreender melhor.

      O texto afirma q “o obsessor se alimenta de energias produzidas por sensações... emoções viciantes, que trazem dependência, vontade de querer cada vez mais...”      

      E aqui cabe uma primeira pergunta: se as emoções viciantes são a causa das dependências, da vontade de querer cada vez mais etc, e se todo efeito tem sua causa, qual é a causa que tem como efeito as emoções viciantes? Nascem espontaneamente? Já as possuímos desde o ato da criação? Somos responsáveis por tê-las? Se somos, o q foi q nos levou a escolher ou desejar possuí-las? Ou, se não somos responsáveis por possuí-las, estamos sendo obsedados gratuitamente?  

      E como no texto se afirma q “o obsessor nasce de carências, ilusões, medos, fascínios e vaidades”, coisas q, por sua vez, “nascem da ignorância e do ego negativo”, o homem sofre sem culpa? Ou o homem é culpado ou responsável por ser ainda ignorante e por ter um ego negativo? Quem saberá responder? 

     Será verdade q o plano divino, para a evolução dos espíritos, decreta sofrer mesmo q não se mereça sofrer?

      Texto: A emoção é energia produzida pelo ego,... precisa ser dominada pelo Eu superior; caso contrário, ela domina o seu criador.

      Cel: isso é difícil, se não impossível, de entender: o criador dessa energia negativa não é o homem, não é o espírito; e, como diz o texto q ela pode dominar o homem, ficamos pensando q, já q isso implica sofrimento, novamente o texto está afirmando q o homem sofre sem merecer sofrer! É isso mesmo? Pois toda responsabilidade por tais coisas nocivas não vêm do homem, mas da “ignorância e do ego negativo”, coisas q independem da vontade do espírito! 

      O texto diz q essa “energia precisa ser dominada pelo Eu superior; caso contrário, ela domina o seu criador”; e, assim, como milhares de outros textos, traz conselhos sobre ; neste está, é evidente, o conselho de : dominar essa energia emocional através do poder ou sabedoria do “Eu superior”. está aí aconselhado, ensinado, porém, como sempre, o não é ensinado. E quem é q sabe como se valer do Eu superior para dominar essa energia tão nociva? Quem sabe dizer isso?  Esses e as crenças q sabem o porq não ensinam aos demais? Só há uma resposta para isso: não sabem; o é ensinado, mas esse ensinamento está além das religiões conhecidas, das religiões populares ou organizadas segundo escritos ditos sagrados.

      Os amigos, lendo com atenção, devem perceber q tudo q está no texto se refere a problemas q não dependem da vontade, da decisão ou da escolha dos encarnados. Todas essas coisas resultam de “ignorância”, ou de “dúvidas”, ou de “esquecimento”, conforme o texto mesmo está dizendo e com essas mesmas palavras. Assim, não nos cabe qualquer responsabilidade por isso. Portanto, sofremos obsessões e seus conseqüentes problemas, q muitas vezes implicam dores e padecimentos, sem merecer sofrer! Será isso uma verdade? Ou as interpretações q estamos dando a essas coisas, inclusive ao q seja Deus, estão equivocadas?
      
      O texto, também, afirma q somos nós q criamos o egoísmo, afirmação com q discordo totalmente. O egoísmo nada mais é q um sentimento “natural” de todos os humanos e não humanos. É criado do confronto de nossa natureza, como nos é dada por Deus, com a natureza do mundo, como ao mundo é dada por Deus. Assim, como dizer q nós o criamos?! A própria doutrina afirma q o egoismo é resultante de nos encontrarmos muito próximos à matéria!

      O texto diz: nos iludimos criando o egoísmo... não aprendemos a conquistar essa energia por meio da conexão com Deus..., acabamos buscando-a de forma equivocada... e nos tornamos apegados e dependentes!...

      Cel: pois aí está dizendo q sofremos por algo q não é responsabilidade nossa! Será isso q a doutrina ensina?

      E qto aos atrativos do mundo: ser mais belos e mais fortes, ter mais poder, riqueza, ser mais importantes, os parceiros mais encantadores... ter os melhores carros, as melhores roupas, melhores amores... ter o sentimento de ser  amado etc etc...? Não há dúvidas q tudo isso nos atrai ao ponto de, tantas vezes, nos fazer cometer absurdos, e sofrimentos aos semelhantes e a nós mesmos! Sofremos e fazemos outros sofrerem, é verdade, mas qual é a causa de sermos atraídos por essas coisas q, conforme acreditamos, nos trazem satisfação e prazer? O q isso tem a ver com nossa responsabilidade?  Porq somos levados a desejar aquelas coisas q nos parecem necessárias e prazerosas? Porq criamos a necessidade de possuí-las?  

      Ou, mais especificamente, porq Deus encheu a estrada do mal de atrativos palpáveis, visíveis, concretos, perceptíveis aos nossos sentidos, belos, gostosos, perfumados, macios,inebriantes, enquanto, na estrada do bem, só colocou coisas apenas imaginadas, supostas como verdades, pois q muitos as consideram como ilusões e inverdades, q não passam de promessas e de suposições vindas do q está nas escrituras e das palavras dos Grandes, das crenças e instrutores? 

      E o texto afirma ainda: q somos dependentes, não livres! Apegados, e assim, não estamos no caminho mais fácil! Obsediados e q nós mesmos alimentamos as obsessões com nossos erros! Que não aprendemos a domar as emoções! Que ficamos apáticos... hiperativos... negligentes e impotentes para mudar o mundo e, q assim, criamos cada vez mais e mais problemas para a boa marcha da vida dos homens.

      E, depois de tudo isso, pergunto: se sofremos devido a tudo isso e se, conforme as religiões e doutrinas e, em face do amor e da justiça divina, só sofre quem merece sofrer, porq sofremos? Ou somos os culpados ou responsáveis por todos esses problemas apresentados no texto? Ou, no plano divino, para a evolução dos seres, o método mais eficiente é fazer sofrer, mesmo q não haja motivo para isso? E vejam quais são os sofrimentos do mundo.......!

      Infelizmente, muitos dos companheiros não se interessam em procurar as respostas às questões feitas, cuja finalidade é compreender o de q estamos falando ou estudando, mas... o que fazer? Muitas vezes coloquei essas perguntas, mas ninguém as responde como se já tivesse compreendido tudo e nada mais precisasse compreender! 
      Infelizmente, tem sido assim.
.................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário