segunda-feira, 18 de março de 2013

NÃO VOS INQUIETEIS COM O QUE HAVEIS DE COMER, BEBER, VESTIR


      O amigo X escreveu: Como entender a mensagem abaixo, considerando-se a as necessidades humanas de comer, beber e vestir obrigam ao trabalho e este leva à evolução? O contrário não implicaria inércia? Esperar que tudo nos seja dado sem esforço? E quantos justos há neste mundo a passar dificuldades, sem terem o que dar de comer a seus filhos?

      "25 ... Não vos inquieteis qto ao que haveis de comer, de beber; de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o  vestido? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo;  não trabalham nem fiam;”
      “29 contudo, vos digo, nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Portanto, não vos inquieteis...pelo q haveis de comer, beber, vestir”.
      “32  vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

      Cel: não há dúvida q, com essas palavras, o mestre Jesus quis dizer q “nunca” devemos nos preocupar com as coisas do mundo; q nada adianta se preocupar, pois "o dia de amanhã cuidará de si mesmo!" Essa, entretanto, não é a crença de nenhuma doutrina do mundo, nem é a crença dos homens, pois não é isso o que os homens estão dispostos a fazer, embora sejam conselhos de o Cristo. 

      O q acontece é q essa é a verdade daquele q se iluminou, faz parte da sua sabedoria, é o seu entendimento, mas não é o nosso, “homens de pouca fé” q somos.  Por isso mesmo, Paulo afirmou q “a sabedoria de Deus é loucura para os homens!” e q “a sabedoria (falsa sabedoria) dos homens é loucura para Deus!” 

      Como não temos a sabedoria de um iluminado, muito do q Jesus falou (e outras afirmações suas e de Paulo, como constam dos evangelhos, e q não são aceitas pelas doutrinas) nos parece absurdo e, conseqüentemente, impraticável.  Assim, o “oferecer a outra face”, “perdoar sempre e até mesmo abençoar os q querem nos fazer o mal”, “dar o vestido a quem nos roubar a capa”, “procurar, em primeito, lugar o reino”, dizer q “aquele q não abandonar pai e mãe não é digno dele”... essas palavras nós não as cumprimos porq não temos coragem de cumpri-las; não temos a fé suficiente para crer nisso, como disse o Mestre, nem uma "fé do tamanho de um grão de mostarda”; contudo,  isso é o q deveríamos fazer, é o certo a fazer. Mas a escola da vida, ainda, não nos permite abrir os olhos suficientemente para crer q isso é a verdade.

      Conforme homens sábios, tudo acontece como tem de acontecer e o Pai tem tudo sob controle; não adianta reclamar, espernear. Por isso, Jesus disse: “não vos preocupeis com o dia de amanhã” (de q adianta nos preocuparmos se nada podemos fazer, pois tudo já está nas mãos de Deus, q cuida do modo certo das plantas e das aves, isto é, de tudo?!); “a cada dia basta o seu mal” (percebam q ele não falou “o seu bem”!); “pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo!” Para muitos, talvez a grande maioria, isso seja incompreensível. E, talvez, também por isso, Jesus tenha dito: “quem puder compreender, compreenda!”, e outros sábios acrescentam: “se vc compreende, as coisas são como são; se vc não compreende, as coisas são como são!”

      E, num dos evangelhos apócrifos não aceitos pelas doutrinas cristãs q, entre mais de duas dezenas, adotou somente os mesmos quatro escolhidos e manipulados, durante séculos por interesses da igreja cristã nascente, está escrito: “E lamentava-se Jesus: “os homens não me compreenderam!”

      Como dito acima, não é nessas palavras de Jesus q os cristãos crêem. Católicos, espíritas e evangélicos não crêem em muito do q Jesus ensinou! Essa é uma discordância ou contradição entre as doutrinas vindas do cristianismo e o Novo Testamento. Há outras mas, qto ao espiritismo, há quem afirme q sua doutrina nada tem a ver com o Novo Testamento, com os evangelhos, com o cristianismo, mas tão somente com o que transmitiram os espíritos q participaram da codificação de Kardec.
........................ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário