terça-feira, 26 de março de 2013

SE NÃO EXISTE ACASO, NÃO EXISTE LIVRE-ESCOLHA, NÃO EXISTE LIVRE-ARBÍTRIO.


      Amigos     

      Trazido por EE, o texto abaixo da Revista Espírita - 1869 - pág. 408/409, afirma q não existe acaso; logo, dele se deduz q tudo q acontece, acontece como e por que tem de acontecer, concordam?!

      Texto: “Página 41 e seguintes: Não existe acaso.
      “Que seres inteligentes possam ser produzidos por uma causa não- inteligente, isto é absurdo; ‘por acaso’, é uma expressão imaginada para ocultar a ignorância”. 

      Cel: será q estou entendendo? Que, do q lemos acima, podemos, também, entender (ou será absurdo?) e afirmar “que seres não-inteligentes possam ser produzidos por uma causa infinitamente inteligente”? Pois as doutrinas ensinam q de Deus Sabedoria e Inteligência Supremas são produzidos seres de mente estúpida, como o mundo nos mostra! Será, então, correto (ou absurdo?) se dizer “que seres monstruosamente imperfeitos possam ser produzidos por uma causa q é a própria Infinita Perfeição”? Pois, como é q da Infinita Perfeição (atributo conferido a Deus, pelos homens) pode vir, ou nascer Monstruosa Imperfeição, como ensinam as doutrinas? A Perfeição pode produzir Imperfeição?! Se não existe acaso não podemos dizer q é por acaso q a Suprema Perfeição cria seres q se tornarão monstruosamente imperfeitos; logo, temos de entender q é exatamente a Perfeição q, “propositadamente”, cria seres q se tornarão enormemente imperfeitos!  Será isso uma verdade? Pois é, exatamente, nisso q as religiões e doutrinas crêem e ensinam!!   

      As doutrinas do mundo fazem crer que a Perfeição Infinita produz seres q se tornarão monstruosamente Imperfeitos! Quem estará certo? Temos de, necessariamente, raciocinar. 

      Contudo, observem que, para a ciência mais avançada do planeta "tudo é incerto, tudo é imprevisível, tudo é impermanente" (Essa é, também, a base da filosofia do Buda).  Evidentemente, para nós, seres condicionados e de mente limitada, é exatamente isso q ocorre: q tudo é realmente incerto, pois desconhecemos (como diz, logo abaixo, o texto da revista espirita) toda a, talvez, infinita seqüência de causas e efeitos que resultam nos efeitos q o mundo nos mostra a cada instante. Por isso, a grande sabedoria de Jesus ao dizer: “não julgueis!” pois, não conhecendo todas causas e efeitos q se sucederam e resultaram no q estamos julgando (ou acreditando), sempre nossos julgamentos serão errados!

      Assim, não existindo acaso, temos de admitir q tudo q acontece, acontece como e por que tem de acontecer; será isso? Que o encontro do assassino com sua vítima, não acontece por acaso, por coincidência, mas porq tem de acontecer? Que o ato do estupro acontece porq tem de acontecer já q não há acaso na presença de estuprador e do estuprado e na concretização de circunstâncias q permitam q o crime aconteça! Será verdade? Que o ato/ação mau acontece como e por que tem de acontecer, como também o ato/ação bom? Do mesmo modo, o desejo bom ou mau, não são por acaso? Que a existência de um coração bondoso ou de um coração maldoso, não é fruto do acaso, mas de por que tem de ser assim, tem de acontecer assim?

      Se essa é a verdade, não há dúvidas, estará , totalmente, eliminada a possibilidade da existência do livre-arbítrio! Pois, como alguém poderá, por sua vontade, por seu livre-arbítrio, modificar aquilo q tem de acontecer?

      Quem poderá refutar tal conclusão? Mas refutar com argumentos q venham de seu raciocínio; não somente com os que as doutrinas trazem pois, para elas, a livre escolha é uma realidade irrefutável, incontestável, tanto q afirmam q é por fazermos escolhas erradas ou maldosas q sofremos, sem maiores explicações convincentes. 

      Repito as palavras finais do texto, pois merecem ser lidas mais de uma vez:
      Texto: "Não existe acaso: nem mesmo nos mais insignificantes acontecimentos... Mas, porque ignoramos as causas, supomos, cremos, dizemos que há acaso e calculamos até mesmo o número de nossas inabilidades como chances do acaso, embora essas inabilidades não sejam acasos, mas efeitos físicos de causas físicas postas em movimento por uma inteligência pouco explicada. Assim, rejeitamos a palavra e a idéia de acaso, pois são vazias de sentido e indignas da filosofia. Nada acontece, nada pode acontecer senão conformemente às leis.
      “Não é questão religiosa; muito pelo contrário...
      “Acaso é a ignorância dos contornos exatos de um fenômeno".

      Cel: E agora, como ficamos, amigos espíritas? Há ou não há livre-arbítrio? Se ninguém pode fazer acontecer o q não tem de acontecer... Se tudo q acontece é porq tem de acontecer...?
.....................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário