terça-feira, 12 de março de 2013

SERÁ VERDADE QUE DEUS FAZ QUE OS HOMENS SOFRAM TERRIVELMENTE, POIS QUE SÓ SOFRENDO É QUE APRENDEM A AMAR ??!!!

      Para melhor compreender, e para ter uma "fé raciocinada", vamos comentar e raciocinar sobre o texto que a amiga AM trouxe, dos Evangelhos: “13 – Todo aquele, pois, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos Céus;  e o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos Céus. (Mateus, X: 32-33)”.

      Cel: raciocinando: o q significa isso senão q “aquele q não O confessar diante dos homens”, não o confessa porq ainda não compreendeu? Qual seria outra razão, ou causa, q fizesse q o homem não “confessasse” Jesus, senão a falta de compreensão? E cabe a alguém responsabilidade por ainda não compreender? É evidente q não! ...........

      Texto: “14 – Porque se alguém se envergonhar de mim, e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua majestade, e na de seu Pai e dos santos anjos. (Lucas, IX: 26)”.

      Cel: aqui, o mesmo comentário anterior....

      E qual será a causa q tem como efeito o fato de uns terem coragem de O confessar, e outros não? Idêntica pergunta pode ser feita qto a uns terem, e outros não terem, a dignidade de enfrentar os perigos, as perseguições, de não temer confessar abertamente idéias que não são admitidas por todos. 

      Afinal, porq um é corajoso e digno qto a isso, e outros não? Porq uns terão méritos qto a isso e outros não? Porq uns, de nós,  são fracos, covardes ao passo q outros são fortes e corajosos? Quem nos faz assim? Nós mesmos, que pela doutrina e tendo em vista o amor e a justiça divinas, somos todos criados perfeitamente iguais, decidimos ou escolhemos nos tornar uns fortes, outros fracos; uns dignos, outros indignos? 

      E qual seria a causa de Jesus “estigmatizar essa covardia e fraqueza” (senão a de ensinar) se ele, o mestre iluminado, q conheceu a verdade, q encontrou o reino e pode afirmar “eu e o Pai somos um”, saberia as causas de uns de nós serem fracos e outros não? E essa questão de dizer q “o negará diante do meu Pai, que está nos Céus” ou que “se envergonhará dele, futuramente”, não significará apenas q, pelo fato de ainda não compreenderem, esses “negados” e “de quem se envergonhará” continuarão, ainda, sofrendo em face de não terem ainda compreensão suficiente? 

      E esses perderão as vantagens da fé, porque se trata de uma fé egoísta, que eles guardam para si mesmos,ocultando-a, com medo dos prejuízos que lhes possa acarretar no mundo?! O q é uma “fé egoísta”? É uma crença egoísta?! Isto é, crêem mas não demonstram q crêem com medo das conseqüências, é isso? Pois aqui cabe o mesmo raciocínio, a mesma pergunta: porq uns são assim e outros não?

      Texto: São chegados os tempos em que... a Religião, 
não mais desmentida pela Ciência, adquira uma potência indestrutível, porque estará de acordo com a razão... 

      Cel: e isso já está acontecendo, de 1 século para cá, mas o q temos visto é q os homens ainda não estão compreendendo e, por isso, não estão aceitando pois, embora a doutrina espírita que (diferentemente das duas outras advindas do cristianismo) afirma aceitar novas revelações desde q comprovadas cientificamente, muitos de seus adeptos têm delas escarnecido, ridicularizando-as e àqueles q as divulgam. E isso, é evidente, decorre, novamente, da falta de compreensão; não há culpas, nem culpados.

      Texto: “... e o materialismo foi vencido. Mas..., há os que ficam retardados, até que sejam arrastados pelo movimento geral, que os esmagará, se quiserem resistir em vez de se entregarem. 

      Cel: e qual é a causa de uns aceitarem e outros resistirem a essas novas concepções senão, também, a mesma falta de compreensão? E, como é óbvio, dessa ausência de compreensão não cabe responsabilidade a ninguém! Pois, qual é a causa de uns compreenderem e outros não, ou de uns terem discernimento mais apurado do q outros?

      Texto: “9-... O povo hebreu foi o instrumento de que Deus se serviu para fazer sua revelação... e as vicissitudes da vida desse povo foram feitas para chocar os homens e arrancar-lhes dos olhos o véu que lhes ocultava a divindade.

      Cel: aqui há algo a refletir: como dizer-se q o sofrimento , dores e lágrimas foram criados para fazer q nós abramos os olhos para ver a divindade? Não será exatamente o contrário, isto é, q os sofrimentos de muitos os fazem descrer daquilo em q acreditavam, torná-os revoltados contra Deus, ou não mais vêem significado para a vida, pois é isso q vemos no dia-a-dia? 

      Afinal (tentando entender), quem é que por sofrer terrivelmente passou a crer em Deus, ou a acreditar em Sua presença benfazeja e em Sua misericórdia? Existe algum exemplo, na historia da humanidade, de alguém q tenha sido levado acreditar em Deus, por ter sido submetido a sofrimentos terríveis, por ter um câncer ou por ver seus filhos nascerem sem membros, sem cérebro, cegos ou dementados? Aqueles q estão nas alas dos cancerosos, ou vivendo dos lixões, ou debaixo daquela ponte, ou sofrendo frio, fome e dores sem solução, ou sujos e famintos se arrastando pelo chão, ou verem a filhinha querida ser violentamente estuprada e assassinada,  Deus fez que assim sofressem para que, por esses sofrimentos,  o “véu q lhes cobria os olhos” caísse e pudessem “ver” a divindade?!   Isso já aconteceu com alguém?!

      Quanto ao nº9 do texto, há muitos q não concordam; nele afirma-se, novamente (pois muitos já afirmaram), que o plano evolutivo criado pelo Soberano Amor e pela Infinita Sabedoria, é baseado no fazer sofrer; que se não houver sofrimento (“holocaustos, sacrifícios”, como diz o texto), não há evolução! Será isso uma verdade? Que o Criador, com toda sua Infinita Sabedoria, só soube, e com todo seu Infinito Amor, só desejou criar um plano de  ensino para q os espíritos aprendam a andar pelo caminho do amor, cujo método mais eficiente é o sofrimento, esses terríveis, torturantes, desesperadores e mesmo insuportáveis sofrimentos q vemos no mundo?

     Texto:... A moral ensinada por Moisés era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos chamados à regeneração.      

     Cel: aqui, outro raciocínio a fazer: só são suscetíveis de se regenerar, ou de se emendar moralmente, aqueles q estão corrompidos, arruinados, ou defeituosos moralmente, certo? Então, raciocinando, como é q eles, nós mesmos, nos corrompemos? Qual foi a causa de nos termos tornados tão moralmente defeituosos, se todos, no principio, somos iguais? 

      Texto:... O Cristo foi o iniciador da mais pura moral, 
a mais sublime: a moral evangélica, cristã,... É a lei do progresso, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se serve para elevar a humanidade... Foi Moisés quem abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a concluirá.

      Cel: minha nova amiga, devemos crer q as, talvez, centenas de denominações religiosas e outras linhas de pensamentos espiritualistas, foram esquecidos?
...........................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário