domingo, 3 de março de 2013

A EMANCIPAÇÃO DA ALMA


      Amigos       

      À pergunta sobre como podemos realizar a emancipação de alma, referida pelas filosofias orientais, um amigo respondeu:

      Amigo: Abandone o vicio do egoísmo, as paixões, desejos, suas verdades,... para muitos isso é impraticável porque não desejam abandonar suas posses (materiais, sentimentais e morais)...

      Procure o guia seguro... Leia e releia o Sermão do  Monte com os olhos da alma,... pesando cada palavra e frase. Compreenda o significado e viva de acordo com ele. O demais será conseqüência... 

      Cel: o amigo tem razão no que disse; só um ponto a acrescentar: e “como” é q o homem egoísta deve fazer para abandonar o vicio do egoísmo? Ou “como” é q aquele q está dominado pelas paixões e desejos, e convencido de q suas verdades pessoais são as verdades da vida, deve fazer para q isso não mais o afete? “Como” deve fazer aquele q está algemado a suas posses materiais, sentimentais e morais, q muitas vezes são a razão de seu existir, para q essas algemas sejam destruídas? 

      Diz o amigo: leia e releia o Sermão do Monte com os olhos da alma, pesando cada palavra e frase. Compreenda o significado e viva de acordo com ele. O demais será conseqüência... 

      Mas, de q adianta dizer a alguém o que fazer: seja humilde de espírito, q vc herdará o Reino dos Céus! Seja manso, misericordioso, puro de coração, seja pacífico e pacificador q, assim sendo, vc será recompensado por Deus! Não se preocupe tanto por ser perseguido pelo fato de vc ser justo, ou por lhe estarem levantado calúnias e falsos-testemunhos, por vc estar seguindo, exemplificando, atendendo os ensinamentos de Jesus, não se preocupe, pois vc será muito bem recompensado nos céus! 

      Esse alguém, por receber tais conselhos, os atenderá? Por lhe dizerem q será mais feliz, mesmo q seja num futuro próximo, saberá para abandonar essas imperfeições?

      De q adianta aconselhar ao egoísta q deixe de ser egoísta; ao orgulhoso, q seja humilde; ao desonesto q seja honesto; ao vicioso q seja virtuoso? Mesmo q lhes digam q serão muito bem recompensados por isso? E nessas promessas, eles acreditarão, mesmo q se lhes afirme q se concretizarão imediatamente?

      Essa transformação do homem não vem de conselhos, nem de exemplos, mas da profunda compreensão de q deve ser assim. E essa compreensão só pode nascer da observação profunda de q a vida, as ciências, psicologias, filosofias, religiões, enfim, de q o mundo não tem solução para os problemas e dores dos humanos e não humanos.  E essa compreensão poderá, eventualmente, levar o homem a procurar a solução para esses problemas além mesmo do q ensinam as religiões do mundo. E essa procura, se realizada com firme determinação (Jesus disse: “Buscai, em primeiro lugar, o reino...”, “Aquele q não abandonar pai e mãe para seguir-me...”, “... deixa q os mortos enterrem seus mortos, e segue-me tu”, “... se desfez de tudo q tinha para comprar aquele campo”) poderá levar o homem, também eventualmente, a encontrar a solução para todos os problemas, sem exceção de nenhum!

     É daí que virá a transformação total.
......................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário