quarta-feira, 18 de julho de 2012

OS PROBLEMAS SÃO UM TÔNICO PARA O EGO !


      Olá, amigo!
      Vamos ao texto q vc trouxe.
       Texto: “O Problema é um Tônico para o Ego”. … O ego só pode existir quando existe luta, quando ele luta. Quanto maior o problema, maior o desafio… E com o desafio surge seu ego... Você cria os problemas. Eles não existem.
      Cel: é verdade; problemas de qualquer natureza, questões a resolver, questionamentos, desafios, dúvidas, são nada mais q luta (a luta para chegar a uma solução sempre vantajosa para nós), q alimenta o ego; o ego só vive do passado, isto é, qdo lembramos, temos remorsos, pensamos naquilo q fizemos, q não fizemos, q queríamos ter feito, q acertamos, para vantagem nossa, ou q erramos, para desvantagem nossa etc; e do futuro, qdo imaginamos, planejamos, esperamos acertar e não mais errar em nossos empreendimentos, ter vantagem, recuperar o q perdemos, ter esperanças de q as coisas melhorarão. O ego não existe no “instante presente”. Por isso a necessidade da “atenção”, q nada mais é do q a matadora do ego, pois q a atenção só existe no presente instante e o ego só vive do passado e do futuro.
      Em todos os momentos q temos lembranças de problemas do passado, ou um problema a resolver, uma decisão a tomar, uma escolha a fazer, o ego começa a “engordar”, a se tornar mais forte, pois ele começa/recomeça a “funcionar”, a exercitar-se, usando o raciocínio, a reflexão, procurando lembrar-se das soluções para aquilo q já conhece, ou tentando encontrar soluções para aquilo q ainda não conhece. Tudo isso, sempre objetivando nosso maior ganho e nossa menor perda pois, como vimos, é uma nossa defesa pessoal e, portanto, só visa o nosso lucro, em qualquer situação q seja, ou de qualquer espécie q seja.
      Mas, tudo que dissemos acima sobre o ego, todas as suas operações, em relação ao passado e ao futuro, são realizadas com a ação de pensar, com os pensamentos. Tudo q o ego faz, para todos os fins, se resume em pensar. E é, exatamente, o pensamento o seu alimento!
      Não entendo o q o autor do texto disse acima: “vc cria os problemas; eles não existem”! Talvez faltasse explicar como acontece isso de criarmos os problemas; essa afirmação não cabe neste texto pois, embora sendo uma verdade, nele não há explicação sobre ela!...

      Texto: Os mestres... dizem: “por favor, veja o que você está fazendo... Primeiro, você cria um problema, depois você vai em busca de uma solução. Apenas veja que você está criando o problema, exatamente no princípio, quando você estiver criando o problema, essa é a solução – não o crie!
      Cel: aqui, cabe a mesma questão: como ver, no princípio, isto é, antes q surja o problema, q ele vai surgir, q o estamos criando?  E como deixar de criar problemas, se eles nascem da descoberta deste mundo ameaçador ao nosso derredor? (ameaçador, não para o espírito, mas para o ego!).  “Não crie problemas!”, é um excelente conselho; no entanto, como atendê-lo? O ego faz parte de nossa própria natureza, é nosso canal de comunicação com o mundo (lembra-se?), criado do confronto de nossa natureza de espírito, tolhido, porq encarnado, com a natureza do mundo ameaçador ao derredor. Desde q abrimos os olhos para a vida, ele procura nos defender, nos afastando, o mais possível, de tudo q seja desagradável, desvantajoso, nocivo, perigoso, e nos aproximando, o mais possível, de tudo q seja agradável, lucro, saudável, mais fácil, mais vantajoso...
      Texto: Mas isso não lhe agradará porque, então, você está subitamente voltando para si mesmo... E você está profundamente cansado, vazio, tentando preencher-se com qualquer coisa.
      Cel: essa é outra verdade; mas esse “não lhe agradará” se refere ao ego e não ao q vc e eu somos na realidade, espírito, essência divina. Não ‘agradará’ ao ego (apenas um modo de se expressar) porq ele estará sendo privado de seu alimento, o pensar e, com isso, se enfraquecendo e, pela perseverança dessa privação, ele se cala, suas operações cessam e, afinal, ele deixa de existir...
      Texto:... Dê outra olhada nos seus problemas: quanto mais profundamente você olhar, menores eles parecerão. Continue olhando para eles e aos poucos, eles começarão a desaparecer.
      Cel: outra verdade, pois, para quanto mais  aprofundemos nossa olhada, nossa observação, sobre o problema, mais atenção temos de lhe dispensar, e a atenção profunda é extremamente necessária para q nos livremos de todos os problemas...
      Texto: Prossiga olhando e subitamente você descobrirá que há uma vacuidade… Nada para fazer, nada para ser, porque você já é isso.
       Cel: essa é um dos modos pelos quais podemos deixar de alimentar o ego, modo com q fazemos q ele se enfraqueça até q se dissolva, se cale, cesse com suas operações e, finalmente, morto o ego, percebemos q somos o q sempre fomos, mas q não percebíamos porq o ego nos tolhia a compreensão...
      Texto: Iluminação não é algo a ser alcançado, é somente para ser vivido.
      Cel: a iluminação é o estado, vamos dizer, “natural” do mundo, sem ilusões, o estado do espírito sem ego, o estado q se alcança pelas “tentativas” de meditação! A meditação é o estado do universo! Por isso, devemos dizer: “estou ‘praticando’ a tentativa de meditar” e não: “estou meditando ou praticando meditação”. O estado do universo, percebido com a iluminação, é o estado meditativo, o estado de meditação, final, perfeito, eterno!...
      Texto: Quando digo que alcancei a iluminação, estou simplesmente dizendo que decidi viver isso... É uma decisão de que, agora, toda essa besteira de criar problemas e encontrar soluções acabou.

      Cel: esse “decidi viver isso” deve ter o significado de: “compreendi (e, então, decidi), pelas experiências da vida, pelo q nela observo, q todos, humanos e não humanos, sofrem e q o mundo não tem a solução para acabar com esse sofrimento, decidi q devo fazer alguma coisa para superar todos os problemas q o mundo oferece; “decidir viver isso”, é a decisão, vinda daquela compreensão profunda q vimos acima, de que devemos tudo fazer para encontrar e viver essa solução... isso é abrir o leque de buscas, tentar compreender o q a vida é e, dentro da vida, o que e quem nós somos realmente;...
      Texto: Toda essa bobagem é um jogo que você está jogando consigo mesmo: você mesmo está escondendo e você mesmo está procurando, você é ambas as partes…
      Cel: essa é outra verdade: quando buscamos Deus, é Deus mesmo se buscando; qdo buscamos Deus, estamos buscando a nós mesmos! Só existe uma consciência, una, universal, absoluta, e nós somos essa consciência!
      Texto: … Não crie problemas desnecessários para você. E o entendimento descerá sobre você se você observar como você torna um problema cada vez maior, como você o engendra, e como você ajuda a roda a girar cada vez mais rápido.
      Cel: novamente, aqui, a questão: como não criar problemas?! Todos nós, desde q começamos a ter consciência de nós mesmos e da vida, vamos sendo condicionados pelo q, tradições, culturas, costumes, sociedade, religiões nos impõem, sem cessar! E surgem os conflitos, as discordâncias, as dúvidas e, conseqüentemente, os problemas. Só aquele q já se livrou do ego, não cria mais qualquer problema; nele não há mais dúvidas, nem perguntas, nem necessidade de respostas ...
       Texto: Assim de repente, você está no topo da sua miséria e você está necessitando da simpatia do mundo inteiro.
      Cel: aqui, nada entendi: o certo é, exatamente, o oposto disso!

      Texto: O ego precisa de problemas. Se você compreender isso, na própria compreensão as montanhas viram montículos novamente, e então os montículos também desaparecem. Subitamente há vacuidade, pura vacuidade por toda parte. Isso é tudo o que a iluminação é – um profundo entendimento de que problemas não existem.
      Cel: outra verdade: se se tiver a profunda compreensão de tudo isso, as montanhas de ignorância, e conseqüentes sofrimentos, cessarão e, com a cessação da ignorância, nenhum problema mais a solucionar; o ego, privado de seu alimento, morreu, e a busca terminou.
      Texto: Assim, sem nenhum problema para resolver... Você se tornou um deus, você começou a viver!
      Cel: até aqui, tudo bem! (“Conhecei-vos a vós mesmos e sereis deuses!”, e “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”). Quanto ao restante, q está escrito depois disto, acho q está meio confuso e não tenho nada a dizer. Lembra-me o Osho, q sempre aconselha a celebrar, a comemorar a vida, em qualquer situação q seja.
      Amigo, há muito mais a refletir e dizer sobre isso; à medida q surgirem oportunidades, continuaremos.
.................................


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário