sexta-feira, 27 de julho de 2012

Do tema: "BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO"


      Conversa com um amigo:

      (Como os homens sensatos aconselham, devemos questionar e raciocinar muito em assunto de fé. Como disse Kardec: “fé raciocinada!”. Se não fizermos assim, podemos “comer gato por lebre”!)     

      Amigo escreveu: Os Espíritos nos ensinaram que somos artífices do nosso próprio destino e, portanto, responsáveis pelo ‘bem’ ou pelo ‘mau’ que cometemos.

      Cel: permita-me algumas perguntas para raciocinar, como aconselha o codificador.   
      Primeiramente, porq uns praticam o ‘bem’ e outros, o ‘mal’? É óbvio q isso é o q ocorre o tempo todo, no mundo, mas o q há de tão errado ou diferente nos espíritos q leva uns à bondade e outros a extremas perversidades? Que é q faz, já q somos os artífices de nosso próprio destino, q o construamos repleto de sofrimentos e de fazer outros sofrerem, eqto outros o constroem para q seja prazeroso, cheio de compreensão e harmonia?
     
      Amigo:... Que não existe culpa, sim responsabilidades, aquele que é responsável por uma má ação cabe a ele mesmo as devidas reparações, não como punição, mas como uma lição, um aprendizado.

      Cel: precisamos, novamente, raciocinar para tentar entender: dentro desse quadro q vc nos apresenta,  porq a codificação afirma q todos os males do mundo são causados pelos homens. pelo mau uso q fazem do livre-arbítrio?  Qual será a razão q faz q uns façam dele mau uso e outros, não?
      Acima, vc diz q, àquele q é responsável por uma má ação, cabe a ele mesmo as devidas reparações, não como punição, mas como uma lição. No entanto, não é isso q a doutrina diz; a doutrina diz, e muitas vezes, de culpas e culpados, de lei punitivas, de locais para castigos, de castigos torturantes q podem acompanhar o espírito por multiplicadas reencarnações, a se estenderem até por milhões de anos (são palavras da doutrina!).
      Mas, como vc diz, não são punições, mas lições. Portanto, devemos acreditar q, da criação especial de Deus, uns sejam tão absurdamente ignorantes q, de tanto errar e de repetir os erros, se deixam cair nas malhas de lições q duram por milhões de anos, eqto outros, da mesma criação, caminham para a felicidade, pois não são tão néscios como aqueles?
      Dentro, ainda, desse quadro, no qual não há culpados nem punições, mas somente lições e q diz, também, q o responsável deve reparar seus erros, e que existe uma justiça perfeita, porq essa reparação se realiza através de sofrimentos torturantes e muitas vezes insuportáveis? Ou esses terríveis sofrimentos q vemos no mundo nada têm q ver com reparações, com lições e nem com a necessidade de corrigir os responsáveis?
      No entanto, como vc diz, e a doutrina tb, dentro da justiça divina, tudo q o homem goza ou sofre, é criado por ele mesmo (pois somos os construtores de nosso destino); tendo em vista a necessidade e a recomendação de raciocinar, perguntemos: o homem mesmo, por sua livre vontade e livre decisão,  escolhe criar um destino no qual sofra e tb sofra por ver seus queridos passarem por todos esses cânceres, dores sem fim, deformações mentais e físicas e todas essas espécies terríveis e dolorosas de sofrimentos q vemos no mundo? Escolhe, de caso pensado e por sua livre vontade e desejo, desobedecer as leis do Criador, com o objetivo de destruir seus semelhantes e a própria harmonia da criação?! Ou fazem isso sem pensar, ou por ignorarem as conseqüências?
      As reparações, a q se submetem como aprendizado (q a DE chama de leis punitivas, penalidades expiatórias), somente são realizadas através desses sofrimentos torturantes e desesperadores, q vemos no mundo? As lições, q o Criador, ou Sua lei, proporciona a seus filhos bem-amados, são esses cânceres, crimes hediondos, aleijões; ver seus queridos terem os pés amputados a machadadas para q, qdo adultos, não sejam adversários perigosos; ou vê-los perdidos nas drogas ou em crimes hediondos; ver a filhinha inocente, sua alegria de viver, ser, na sua frente, cruelmente estuprada e assassinada... e tanta coisa mais!
     Essas são as lições (pois Deus não pune) q o Criador, de infinito amor, infinita justiça e infinita SABEDORIA, proporciona àqueles q erram. É isso mesmo?

      Amigo: E o pobre de Espírito é aquele que, à medida que vai errando e corrigindo os próprios erros, adquire uma sabedoria que mostra a quem a alcança que, para cada acerto há uma recompensa e para cada erro uma nova chance de acerto, que isso é um processo de aperfeiçoamento e que esse aperfeiçoamento nos proporciona um bem estar traduzido em felicidade, e que tende ao infinito como tende ao infinito o grau máximo de perfeição que buscamos.

      Cel: meu amigo; novamente estamos afirmando q a evolução, o aprendizado, só se concretiza através da dor? Esse é o plano de Deus, de infinito Amor, para seus filhos: obrigatoriamente sofrer!!?? Sofrimento obrigatório para todos!!??
............................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário