segunda-feira, 16 de julho de 2012

SOBRE O OBSTÁCULO Q NOS SEPARA DE DEUS


      Olá, amigo VV

      VV: Pelo que já pude constatar, todas as nossas escolhas certas e equivocas partem do Ego - uma espécie de defesa natural - que todos os seres humanos possuem e que daí derivamtodas as desigualdades. Estou correto? Esse ego sendo fruto da união do espírito com a matéria já estaria previsto por Deus, estaria correto novamente? 

      Cel: estaria previsto por Deus?! Veja, amigo, quem conhece Deus? Apenas podemos ‘imaginar’ o q seja e isso através daquilo q as religiões, todas cheias de falhas, incoerências, contradições, nos transmitem. E mesmo sem conhecê-lo, lhe conferimos uma série de atributos, sempre baseados (ou copiados) nas virtudes dos homens, é verdade q elevadas à máxima potência.
      Mas, quem O conhece? As próprias crenças nos mostram sempre um Deus poderoso, cheio de amor, justiça e sabedoria mas, ao mesmo tempo, vingador (“a vingança pertence ao Senhor!”), punidor (penalidades terríveis q podem se estender, ou eternidade afora, ou em “multiplicadas encarnações doloridas, por milhões de anos”); justo e sábio, mas q só sabe criar seres q só entendem a linguagem da dor, e um processo para ensinar seus filhos a evoluirm, cujo método mais usado e mais eficiente são as ‘chicotadas’ dos mais terríveis, torturantes e insuportáveis sofrimentos! (Conforme podemos deduzir dos ensinamentos das próprias religiões!).

      VVC: Outra dúvida, amigo Coronel, a vida é um vai e vem de experiências; gostaria de refletir se ela age por contra própria, executando a vontade do Criador, e o ego responde de acordo com o que a escola da vida lhe fornece respondendo e interpretando os acontecimentos da vida, sentimento por pessoas e etc e conseqüentemente disso resulta seus atos .

      Cel: vamos ver; a vida é um ser, uma entidade dotada de inteligência e de vontade própria? Qdo dizemos q é a vida que nos traz experiências/lições, estamos nos referindo a esse Todo e Absoluto e Infinito ‘organismo’ (?) universal, cujo movimento irresistível nos leva, a nós e a tudo, daqui para lá e de lá para mais além; q cria e movimenta o universo todo, desde seus mais ‘insignificantes’ quanta de energia às mais gigantescas galáxias; estamos nos referindo a tudo q esse organismo/mecanismo produz, e q exerce influências (benéficas ou maléficas, agradáveis ou desagradáveis) sobre tudo, desde os mais simples fenômenos, sejam quais forem, a pensamentos e suas expressões, sentimentos, sofrimentos, felicidade ou infelicidade... aí, estão incluídos os ensinamentos q levam àquilo q chamamos de ‘bem’, e àquilo q chamamos de ‘mal’; aí estão as palavras e os exemplos de santos e iluminados, de mestres e de facínoras, Gandhi e Hitler, Jesus e Calígula . Tudo influenciando tudo, pois tudo é interdependente e, afinal, uma coisa só.

      VV: Nós não escolhemos, estamos condicionados a culturas, condutas de ética de milênios de anos antes de nós, é a vida que escolhe e nos influencia ou o ego quem escolhe?

      Cel: nós, neste mesmo instante, somos o resultado de todas as causas e efeitos q aconteceram, em nossa linha ascendente, desde os mais remotos antepassados, e dos fenômenos q lhes deram existência, até este mesmo instante. As lições/experiências q a vida proporcionou, desde aquele longínquo passado, nos levam a sermos bons ou maus, solidários ou egoístas, humildes ou orgulhos, enfim, a todas essas características opostas q os seres, neste instante, apresentam no mundo. Ninguém é bom ou mau simplesmente porq deseja ser bom ou mau! A vida nos leva a ser o q somos; não somos nós, mas a vida q molda e constrói nossos destinos, nosso futuro; q constrói ou molda nossa vontade, desejos, decisões (“é o Sr q opera em nós o pensar, o querer e o fazer!”).

      VV: Outra dúvida, é a própria escola quem decide quem vai evoluir ou não? A vida sabendo que o Ego filtra e tem uma tendência a cometer equívocos, por essa razão não para de suscitar acontecimentos, histórias, acções até que o Eu verdadeiro decida calar o que lhe entrava a visão mais perfeita?

      Cel: vemos a vida através das interpretações q o ego dela nos traz; o ego, através de nossos sentidos de relação com o mundo, nos faz acertar e errar; mais o mais grave: impede q saibamos quem e o que realmente somos; nos dá a certeza de q somos independentes e separados de tudo q está ao nosso redor, pois vemos e sentimos o universo em  volta e fora de nós. Podemos até dizer q é a vida quem decide quem vai evoluir ou regredir pois, por suas experiências/lições incessantes, eleva ou diminui nossa compreensão do mundo. Porém, isso a q damos o nome de evolução não se refere ao espírito, mas a um crescente (e eventual) amadurecimento da compreensão do próprio ego, de q ele mesmo é o entrave para a emancipação espiritual; de que ele é q contém, em si mesmo, tudo aquilo a q damos o nome de imperfeições e defeitos morais, de que deve cessar com suas operações. (“Aquieta-te e sabe: eu sou Deus”, isto é, faça q seu ego se cale, cesse suas operações e saiba q quem agora está aqui, não é mais você; é Deus). O espírito, como já vimos é ‘o’ Espírito, a Consciência universal, a Essência divina, q cria tudo, está em tudo e é tudo. (“... tudo foi criado por Ele e sem Ele nada foi criado!”, ou “nele vivemos, nele respiramos...!”, ou “Ele está acima e abaixo... dentro e fora...!”).
................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário