sábado, 21 de julho de 2012

"BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPíRITO"


Tópico:  “Bem aventurados os pobres de espírito!”.

      O amigo, citando palavras de Jesus: “Quando fordes convidados, ides colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos
convidou chegar,vos diga: ‘meu amigo,venha mais para cima’. Isto então para vós será um motivo de glória, diante de todos que estiverem convosco à mesa; porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado (Lucas,cap.XIV,vv 1 7 a 11)”.

      Cel: os amigos, com certeza, percebem q o Mestre Jesus se refere a uma genuína humildade, uma humildade espontânea, q brotou e está no íntimo, na própria natureza de cada um q a tem, q vem da compreensão de o que somos e do que Deus, os demais e a vida são. Mas parece (apenas parece) que Jesus se refere à uma humildade relativa a manifestações exteriores, a uma humildade q busca ganho ou mérito (no texto, elogio, aprovação e um ‘venha mais para cima’ – como uma recompensa ou prêmio merecido, daquele q o convidou (na metáfora das palavras de Jesus: Deus). Mas, se atentarmos para essas palavras, tendo em mente a “estatura moral” do Mestre, podemos ter certeza q não é nada disso q ele quis ensinar, pois essa humildade é apenas aparente, manifestando-se por atos ‘exteriores’, eqto a verdadeira humildade é algo, um sentimento ‘interior’ q, esse sim, pode enaltecer quem o possui! Jesus nunca aprovou a idéia de algum ganho por ‘mostrar, para todos ‘humilde’ ou qualquer virtude q seja, tanto q disse q não sejamos como aquele hipócrita q reza nas esquinas para q todos vejam!

      E como possuir esse sentimento que se aproxima do amor?!  O raciocínio, a inteligência, a vontade pode levar alguém a ser humilde? Nunca, porq a humildade não vem do desejo de possui-la, nem do exercício repetido de atos q se assemelham a atos humildes; a humildade só vem da compreensão q a vida, eventualmente, pode nos dar através de suas incessantes lições! Nós não nos fazemos de natureza humilde porq desejamos, ou nos esforçamos para sermos humildes; são as lições/experiências da vida q, eventualmente, nos fazem humildes! Logo, não há qualquer mérito em sermos humildes; há, apenas, um amadurecimento da compreensão, q também, eventualmente, nos trará mais felicidade, mais satisfação, uma mente mais tranqüila e pode nos levar um pouco mais próximos de Deus. Apenas isso! Nada mais!
..................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário