sábado, 14 de julho de 2012

NÃO SE DESESPERE; AMANHÁ TUDO PODERÁ ESTAR MELJOR!


      JN, uma amiga escreveu:


      JN: ... Mas eu estou a perder a fé que tinha! Não vejo nada a acontecer na minha vida!

      Cel: o q é q a nova amiga quer dizer com isso: “não vejo nada a acontecer na minha vida”? Em sua vida, a amiga esperava q fosse acontecer o quê? É evidente q queremos q aconteçam coisas belas, agradáveis, felizes. Mas, é isso q acontece com os demais, isto é, em suas vidas somente estão acontecendo coisas q trazem felicidades? Ou todos, sem exceção, sofrem, como mostra o mundo?
      Ninguém está livre dos problemas e males da vida. Quem disser q não sofreu, pode ter certeza q um dia sofrerá. Para todas as religiões do mundo, a vida é difícil e cheia de sofrimentos.   
      Observe: devido a tanto sofrimento, todas as religiões, aqui do Ocidente, consideram a vida penosa e difícil. E, como o sofrimento vem desde cedo, foi até criado o conceito de “pecado original”, um pecado que não é nosso, mas que nascemos com ele e que podemos vir a sofrer por causa dele.
     Mas, veja: para os católicos, estamos “num desterro neste vale de lágrimas”; para os espíritas, “num mundo de expiação e provas”; para os evangélicos, “num mundo onde vivemos sob o assédio constante de Satanás” e, embora, como afirma o Apocalipse, “no final dos tempos, Satanás seja lançado aos abismos, depois de mil anos ele será solto para, novamente, enganar as nações”; para outras crenças, devido a tantos males, violências e sofrimentos, nem é Deus quem governa o mundo, é Satanás; e, ainda para outras, estamos ao capricho de sortilégios, velas e rezas, que podem trazer às vezes benefícios, às vezes malefícios.
      Tudo q a vida (ou Deus) nos dá é, para nós, incerto e impermanente. A vida, no seu fluir incessante, nos leva daqui para lá, e de lá para mais além, nos colocando, às vezes, em jardins perfumados, às vezes, em pântanos e lodaçais fétidos. Observe o mundo! Lembre-se dos tsunamis!
      Contudo, minha amiga, como tudo é impermanente, o sofrimento de hoje, pode se transformar na alegria de amanhã!
      Nada sabemos sobre isso, sobre o q está para vir para nós! Quem sabe o q acontecerá no próximo minuto?  Será q estaremos em casa esta noite?
      Não há, na vida, senão tres certezas absolutas: primeira, q estamos aqui onde estamos; segunda, q a morte espera à nossa frente; terceira, q não temos certeza de mais nada!

      JN: Estou muito desanimada com isto tudo. Só me apetece desaparecer uns tempos, tirar um tempo para mim e pensar na vida. Eu posso estar a ser egoista, pois fui mt abençoada por Deus mas Ele parece que tirou férias. 

      Cel: minha amiga, dê uma voltinha pelos hospitais, pelas alas de doentes terminais, por aqueles q sofrem dores sem fim; pelos presídios; por aqueles q vivem dos lixões ou debaixo daquela ponte; olhe os q se arrastam sujos, famintos, cheios de desesperanças e de frio, sem q ninguém lhes estenda as mãos; os dementados, cegos, deformados fisica ou mentalmente; os injustiçados e humilhados; os q assistem a filhinha, sua razão de viver, ser, na sua frente, cruelmente estuprada e assassinada, sem q nada possam fazer; seus filhos queridos terem os pés aputados a machadadas... é isso que o mundo nos mostra, entremeado com pequenos momentos de descontração e alegrias. Felizmente, essas alegrias fugazes, nos fazem esquecer de muitas dessas coisas tristes.  
      Parece que a vida só tem pequenos momentos de descontração e alegria: na infância e na adolescência, quando a responsabilidade ainda não chegou; na conversa com os amigos; na vitória do seu time; no olhar correspondido pelo ser amado; no progresso dos filhos; no almoço do domingo, a família reunida, o netinho no colo; no encaminhamento dos filhos para a vida, mas uma vida também cheia de incertezas; numa viagem de lazer; no alívio temporário que a medicina oferece...
     Alegrias, parece, só em pequenas coisas. O resto são essas questões sem fim que enchem o pobre ser humano de preocupação, ansiedade e medo.
     Enquanto tudo vai bem, enquanto esses problemas não chegam, o homem, a mulher, os jovens, as crianças, brincam; estão alegres e acham que a vida é boa, que vale a pena viver. Mas, essa alegria, essa brincadeira, não dura para sempre; mais dia menos dia, e a vida nos apanha nas suas malhas de dor e sofrimento, de conflitos, desencontros e perdas. E, quando o sofrimento vem, chegamos até a questionar o significado da vida. E nunca encontramos o que nos ajude a compreender o significado da dor.
      No entanto, como dissemos acima, tudo é incerto e impermanente e, amanhã, tudo poderá estar melhor q hoje e tão melhor q, com o sol brilhando novamente, até esquecemos a escuridão de ontem. Não é isso q acontece no mundo?
      Nunca se desespere; amanhã tudo poderá ter mudado e poderá estar sorrindo para vc.
............................
      Não lhe parece q tudo ou quase tudo q lhe falei, traz mais desconforto, mais desanimo ainda? Mas, isso é para q vc veja e reflita q a vida é assim, para q vc perceba q tem de encontrar uma solução para tudo isso, solução q nem as ciências, as medicinas, filosofias, psicologias, crenças e religiões, enfim, o mundo tem.
      Mas, essa solução q existe, sim! E vem qdo “buscamos o reino de Deus, a verdade q liberta e q tudo o mais traz por acréscimo”!
.........................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário