sábado, 14 de julho de 2012

INIMIGOS OCULTOS - COMO EXTIRPÁ-LOS









     Amigos deste estudo.     

      A querida amiga M trouxe, na msg inicial deste tópico, texto de Emmanuel q, me permitam, tentaremos comentar:

      Texto: “Inimigos Ocultos
      Mencionamos, com muita freqüência, que os inimigos exteriores são os piores expoentes de perturbação que operam em nosso prejuízo.
Urge, porém, olhar para dentro de nós, de modo a descobrir que os adversários mais difíceis são aqueles de que não nos podemos afastar facilmente, por se nos alojarem no cerne da própria alma. 

      Cel: aqui, me permitam uma pergunta: esses inimigos ocultos, pois q estão escondidos em nosso próprio interior, quem os colocu ali, no “cerne de nossa alma”, como diz Emmanuel? Nós mesmos? Antes, ao sermos criados, não os tínhamos; depois, com o tempo, qual doença contagiosa, nos enchemos deles! Como os adquirimos? Foi por nossa livre vontade, por nossa livre escolha, pelo nosso livre-arbítrio? Ignorávamos q, possuindo-os, seríamos levados a sofrimentos sem fim e a extrema infelicidade?
      Se, pelo livre-arbítrio, podemos escolher o bem, as virtudes e, conseqüentemente, a felicidade, porq escolhemos o mal, porq escolhemos possuir esses defeitos morais e, em conseqüência, a infelicidade? Quem, estando em sã consciência, isto é, não sendo dementado, nem desequilibrado, nem totalmente ignorante, fará escolha tão errada?!
      Quem pode responder? E se quem faz escolha tão errada é um dos desequilibrados q citei acima, a lei de retribuição não o alcançará, pois é irresponsável pelo q faz! Porq então, todos, sem exceção, passam pelos sofrimentos?

      Texto: ... os mais implacáveis são o egoísmo, o orgulho, a vaidade, o desânimo,  a intemperança mental (indisciplina, irritação, impaciência), o medo de sofrer,..
      Entretanto, para extirpar os que moram em nós, vale tão-somente o auxílio de DEUS, com o laborioso esforço de nós mesmos. 

      Cel: aqui, vale trazer está outra questão: milhares de msg, textos etc, q estamos até cansados de ler, sempre estão nos ensinando para extirpar esses inimigos; com este texto, do mentor Emmanuel, ocorre a mesma coisa; diz : use todo seu ‘laborioso esforço’ para, com a ajuda de Deus, extirpar esses defeitos morais, esses inimigos q estão ocultos no ‘cerne de sua alma’!
      Este texto de Emmanuel, como numerosos outros, e msg, poemas, parábolas, historietas de exemplos, apenas aconselha, apenas ensina (mas, apenas ‘o que fazer’!); este, como todos os outros, ensina o mais importante, o ! De q adianta saber se não sabemos o ?!
     Exemplo, da vida mundana: ‘construa uma casa!’, ‘faça vc o arroz’, ‘cure o ferimento desse menino!  Faça, faça, faça... mas como fazer se não se ensinou o fazer?
      O mesmo ocorre qto aos conselhos relativos à vida do espírito: ‘seja bom!’, ‘não ambicione o q é do próximo!’, ‘não seja invejoso, nem egoista, nem orgulhoso’ etc etc. São sábios conselhos, mandamentos, ensinamentos, ética mas, de nada adiantará se não se ensinar o fazer para ser bom; como fazer para deixar de ser egoista, orgulhoso, maldoso, para ter um bom caráter, para ter um coração (coração, íntimo, natureza) bom!  
      Como fazer para usar todo nosso ‘laborioso esforço’ para esse fim? Como adquirir esforço, desejo e vontade para decidir escolher eliminar os ‘inimigos ocultos’, q tanto nos perturbam? Basta prometer a si mesmo ou a Deus: ‘a partir de agora vou envidar todo meu esforço, por mais laborioso, isto é, por mais trabalhoso e difícil q seja, para acabar com esses inimigos ocultos’?!
      É evidente q prometer não basta; assim, pergunto: fazer isso? Como extirpar o egoísmo, o orgulho, a vaidade, o desânimo,  a intemperança mental (indisciplina, irritação, impaciência), o medo de sofrer,.. se eles estão colocados no cerne de nossa alma, se eles, portanto, são nossa própria natureza? Como acabar com o egoísmo, a ‘chaga da humanidade’ e mãe todos os demais defeitos e imperfeições morais?
      Quem saberá dar essa receita mágica, q nos fará melhores e mais felizes?

      Texto: Reportando-nos aos inimigos externos, advertiu-nos Jesus que é preciso perdoar as ofensas setenta vezes sete vezes, e...

      Cel: como todos os líderes sábios e de moral elevada, de cujas palavras os homens convencionaram religiões,  Jesus também nos trouxe conselhos para um mais harmonioso relacionamento entre os homens, objetivando uma vida menos turbulenta, com menos conflitos e mais entendimento; por isso – abençoai os inimigos, oferece a outra face, dá-lhe também a túnica, fazei o bem a quem vos quer fazer mal etc...
      No entanto, amigos, ‘perdoar as ofensas setenta e sete vezes’, atender a todas aquelas recomendações, ensinamentos, são tão somente procedimentos exteriores e não transformam o interior de ninguém! Como num coração vazio de amor podemos colocar amor? Isso pode ser feito perdoando exteriormente, isto é, da ‘boca para fora’?  O exercício de esforço para se habituar a repetir gestos para benefício do próximo, coloca amor no coração do repetidor?
      Afinal, o amor vem pelo esforço de praticar ações de ajuda ao próximo? Ou o amor vem da profunda compreensão de q ele é extremamente necessário ao mundo?

      Texto: ... decerto que para nos descartarmos dos inimigos internos – todos eles nascidos na trevas da ignorância – prometeu-nos o Senhor: “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”, o que equivale dizer que só estaremos a salvo de nossas calamidades interiores,
através de árduo trabalho na oficina da educação.

      Cel: meus amigos, me perdoe o autor do texto, mas não é a educação q nos traz a ‘verdade libertadora’! A educação apenas traz as verdades que servem à nossa sobrevivência na carne. Esta educação não nos salva das ‘calamidades interiores’, da falta de amor etc. A percepção da ‘verdade q liberta’ não vem de palavras, de exemplos, mas da profunda observação de como a vida é com humanos e não humanos e da compreensão, q dessa observação, eventualmente,  pode vir, de q o amor é extremamente necessário para o mundo.
.........................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário