segunda-feira, 30 de julho de 2012


      CULPAS E RESPONSABILIDADES, PRÊMIOS E CASTIGOS, LIVRE-ARBÍTRIO  E OUTRAS COISAS... – Continuação de conversa com um amigo.

      Cel: vou colocar meus comentários, nesta mesma msg, e logo depois dos seus, certo? E perguntas, respostas ou comentários novos, antes deles colocarei: “novo”!

      Cel: ... considerando q a “fé deve ser raciocinada”, como exige o bom senso, tento contribuir e levar os amigos a raciocinarem comigo.

      Amigo: ... “há no homem um princípio inteligente ...ALMA ou ESPÍRITO, independente da matéria e que lhe dá o senso moral e a faculdade de pensar". Há que se deduzir daí que o cérebro interpreta os anseios, desejos e direções que o espírito lhe imprime. E o corpo, com seu sistema sensível, faz tornar realidade aquilo que o cérebro determina, uma vez que esteja instruído pelo espírito.

      Cel: vamos raciocinar: das palavras acima, devemos deduzir q nosso corpo/cérebro é instruído pelo princípio inteligente, o espírito (nós mesmos), a praticar, também, ações más, perversas ou o q sejam?

      Amigo: O ideal seria que nós, enquanto retidos nessa matéria densa, ouvíssemos apenas a voz de nosso próprio espírito, dando guarida, com nossa permissão, aos espíritos superiores.

      Cel: vamos raciocinar novamente? Quais serão as razões que nos levam a não realizar esse ideal? Nós mesmos, de livre vontade, escolhemos não concretizá-lo? Será q escolhemos não nos permitir ouvir a voz de nosso próprio espírito, a não dar guarida aos espíritos superiores? Somos culpados por não fazer essas coisas? Como agir de modo a concretizar esse ideal?  

      Mais uma coisa: para q ouvir a voz de nosso espírito se é ele mesmo q, como colocado acima, nos leva à prática, também, de ações más?!

      Amigo: Não entendi dessa maneira. Nosso cérebro é como uma antena que através da nossa atenção e da nossa vontade pode ser sintonizada em determinada freqüência vibratória. Desta maneira, somos sim responsáveis pela desatenção ou pela pouca força de vontade, que nos afasta desse ideal e nos impele as más ações.

      Cel: vamos raciocinar, Diaz: quem constrói nossa atenção e vontade? Porq uns as usam de modo a sintonizar a antena (cérebro) numa boa freqüência, e outros, numa má freqüência vibratória? Isto é, porq uns sintonizam sua antena no bem e outros, no mal? Nós mesmos as fazemos como são, tão instáveis e não confiáveis, ou a vida, com todas as influências q sobre nós exerce, através das experiências/lições, benéficas ou maléficas, pelas quais passamos incessantemente, as faz?

      Vc mesmo, vc está sempre sintonizado na freqüência boa? E porq nem sempre está? Não consegue? E se não consegue, a culpa é sua? Se vc, para ser mais fiel à Lei e, conseqüentemente, para sua vantagem de felicidade, pode sintonizar sua antena “sempre” na freqüência boa, porq vc “escolhe” sintonizá-la na freqüência má? Afinal, vc busca sua desvantagem moral, ou espiritual, propositadamente?! Vc tem ou não tem liberdade de escolher, livre-arbítrio, como afirma a DE? Se tem, porq escolhe tão errado?!

      Amigo: Assim todo espírito inferior não teria acesso a nós, e nosso progresso não seria interrompido ou dissolvido em pensamentos e ações que mais nos comprometeriam em dívidas futuras.

      Cel: aí está outro assunto interessante a, sobre ele, raciocinar: quanto ao futuro, mesmo sabendo q essas dívidas serão resultado de nossos erros, porq os cometeremos?

      Amigo: Porque não agimos, apenas reagimos, ou seja agimos antes de pensar nas conseqüências.

      Cel: meu amigo, e porq agirmos antes de pensar nas conseqüências? Porq fazemos o errado e não o certo, se este é q nos traz vantagem? Nós, de sã consciência, de caso pensado, decidimos agir contra nós mesmos?!

      Amigo (novo): Não disse que agimos, decidimos muitas vezes antes de pensar, antes de raciocinar.

      Cel (novo): meu amigo, agindo ou decidindo antes de raciocinar, a pergunta q coloquei acima será a mesma: porq decidimos antes de pensar, antes de raciocinar? O q é q fez vc escolher decidir antes de raciocinar? Vc mesmo, propositadamente, quer decidir antes de raciocinar, mesmo sabendo q poderá estar cometendo graves enganos, fazendo outros sofrerem ou se arriscando a vc mesmo sofrer conforme determina a Lei de Deus? (conforme a interpretação de doutrinas). Porq vc descuida de seu futuro, tornando-o infeliz, se vc pode torná-lo feliz? Vc é tão relapso assim? Os homens são todos eles néscios, insanos? Pois só aquele q é demente, desequilibrado ou totalmente ignorante, escolhe sofrer, mesmo podendo escolher ser feliz.

      Cel (msg ant): E qto ao passado, desconhecíamos q, pelo praticar erros, nos encheríamos de dívidas? Ou sabíamos mas, assim mesmo, de livre vontade e sã consciência, decidimos escolher enfrentar a divina e terrível lei do Todo Poderoso, e suas torturantes conseqüências?

      Amigo: Aquele que desfere um soco sabe que feriu o adversário, mas desconhece a dor sofrida pelo mesmo e também as conseqüências advindas deste ato.

      Cel: meu amigo, nem mesmo as leis falhas dos homens, propositadamente, punem os infratores q erram por ignorância! Daí a classificação de delitos em dolosos ou culposos, não é?

      Outra coisa: segundo as doutrinas reencarnacionistas, a Lei está inscrita na consciência dos homens. Não fosse assim, como, com justiça, atribuir responsabilidades a este ou àquele? E, se está inscrita na consciência, porq os homens as ignoram e, como vc colocou acima, “desconhece a dor sofrida pelo mesmo e também as ”.

      Diaz (novo): Está inscrito em sua consciência aquilo que partiu de si próprio. A dor do outro e as respostas à essa dor pertencem a sua própria consciência.

      Cel (novo): sinto, mas não entendi; se vc for mais claro...

      Mas, me referia à “lei de Deus” q, conforme a DE, está inscrita na consciência de todos os homens, sem exceção; não me referi ao q fica gravado na consciência daqueles q ofendem ou q são ofendidos.

      Amigo: Parece fácil, visto isso deste ângulo. Mas não, o que indago é o quanto a matéria grita, procura se impor ao espírito, busca satisfazer seus desejos e saciar sua fome do que, popularmente, se chama de curtir a vida. 

      Cel: mais uma questão: já fomos criados de modo a não conseguir nos impor à matéria? As doutrinas, é evidente, dizem q não. Então, qual será a causa dessa nossa fraqueza, q nos leva à busca de satisfazer os desejos de saciar essa fome ou, como vc disse, “curtir a vida”, e a esquecermos q “curtir o espiritual” é muito melhor, mais “gostoso”, mais conveniente e q, ao final, nos leva à felicidade e não à infelicidade q, inexoravelmente (como religiões afirmam), nos virá se decidimos, por nossa livre vontade, escolher “curtir a vida” em vez de escolher “curtir o espírito”?

      Amigo: Tudo faz parte do aprendizado.

      Cel: perfeito! Tudo faz parte do aprendizado, desse aprendizado q obtemos nas experiências da vida; nenhuma coisa, além da escola da vida, nos ensina, qualquer coisa q seja! Assim, aprendemos com a vida; se somos bons ou se somos maus, a vida nos ensinou a sermos assim!

      Amigo (novo): Bons ou maus supõe algo concluído que difere de algo em contínuo movimento, contínuo crescimento.

       Cel (novo): vc tem razão; apenas um detalhe; vamos, então, corrigir: “Assim, aprendemos com a vida! Se estamos nos transformando em bons ou se estamos nos transformando em maus, é a vida q está nos ensinando a estarmos nos transformando assim!”.

      Amigo: Somos seres humanos nos primeiros estágios de sua evolução, daí o resultado de todas as torturas a que estamos sujeitos.

      Cel: com isso, vc está dizendo, portanto, q as torturas resultam do fato de estarmos “nos primeiros estágios de nossa evolução”, certo? Daí podemos concluir q, por vc, sofremos, obrigatoriamente, torturas, não por culpas ou responsabilidades nossas, mas porq foi assim q o Criador idealizou o processo evolutivo dos espíritos, certo? Sofremos,  portanto, “torturas”, não porq somos responsáveis por algo errado q tenhamos feito, mas porq é esse o plano do Criador para nós. Mas, os sofrimentos e males da mundo não vêm do mau uso do livre-arbítrio? E os sofrimentos só atingem as criaturas de Deus pelo fato de ser esse seu merecimento? Reflita um pouco, meu amigo.

      Amigo (novo): Não é imperativo que se sofra, porém muitas vêzes é a maneira única em que percebemos os erros e as oportunidades de crescimento.

      Cel(novo): meu amigo, a doutrina afirma q a evolução se faz à força de sofrimentos; chama-os, todos de bênçãos de Deus, de manifestação de Seu Amor para com Seus próprios filhos; afirma q devemos agradecer a Deus por essa Sua infinita misericórdia ao nos premiar, e aos nossos queridos, com os mais terríveis cânceres, deformações mentais e físicas, demência e cegueira; miséria e fome; q agradeçamos ao Pai, q é supremo e infinito Amor, por nos dar tanto amor na forma de nos fazer assistir nossa querida filhinha, nossa razão e alegria de viver, ser, em nossa frente, cruelmente estuprada e assassinada; ver nossos queridos filhos terem os pés amputados a machadadas, sofrerem monstruosas humilhações e injustiças...! Esse é o amor de Deus?

      Se precisamos passar por todas essas dores para entender como fazer para evoluir, isso significa q o Pai, de infinita sabedoria e conhecedor de tudo, do passado infinito ao infinito futuro, o Criador, só sabe e conhece e só consegue criar espíritos q só entendem a linguagem da dor?! Que, para q haja evolução, o Criador só soube criar, e ainda mantém, para a escola de espíritos, um processo de ensinar a evoluir cujo método mais eficiente são os torturantes e muitas vezes insuportáveis sofrimentos q vemos no mundo? (E, q devemos acreditar, sejam bênçãos de Deus q devemos agradecer!!).

      Amigo (novo): A terra não pede para ser perturbada, remexida e nem Deus impõe tal sofrimento a esta, no entanto o trabalho do arado proporciona um melhor cultivo e a colheita certa.

      Cel (novo): apenas palavras bonitas, amigo! Como milhares de outras palavras em milhares de textos, mensagens ou o q seja, q estamos cansados de ler, apenas palavras bonitas; a nada levam, pois nada ensinam!
  
      Amigo: "Há muitas moradas na casa de meu Pai" sugere o entendimento dessa questão. Apesar de  termos sido criados iguais, fomos criados livres e independentes e em ambientes diferentes. Daí o resultado de seres iguais fazendo escolhas tão diferentes e da predominância do sofrimento, da maldade e de todas as características conseqüentes da moral em desenvolvimento.
     
      Cel: mas, dentro desse quadro, meu amigo, o q existe q justifique a atribuição de responsabilidades ao espírito encarnado? Se eles agem erradamente por terem sido criados em ambientes diferentes, a responsabilidade pelas maldades e pelo pouco desenvolvimento moral é dos espíritos? E o q existe, em todas nossas mensagens, q justifique a existência da lei de causa e efeito? Não falo de uma lei física, natural, mas dessa lei q, pelas crenças, enquadra o ser humano lhe impondo as terríveis conseqüências, q dela advêm.

      Amigo (novo): Há mundos mais adiantados e também outros bem mais atrasados em relação ao nosso. Estar neste mundo não é uma punição, mas simplesmente uma condição atual, passageira.

      Cel(novo): e mudando a palavra “punição” pela expressão “condição passageira”, as dores serão atenuadas? Substituindo a palavra “castigos” pela expressão “terríveis, torturantes e insuportáveis ‘bençãos’ com q Deus nos premia” nos sentiremos cheios de alegrias, de felicidade, as dores terminam e ninguém mais sofrerá?! 

      Cel: É preciso, sim, refletir, raciocinar, como muito bem Kardec e os sensatos e equilibrados aconselham. Se tudo aceitamos sem refletir, questionar e raciocinar, acabamos “comendo gato por lebre”!
......................................................... 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário