segunda-feira, 23 de julho de 2012

MÉRITOS, DEMÉRITOS, LEI DE CAUSA E EFEITO...


·               Conversando...http://sn114w.snt114.mail.live.com/mail/clear.gifhttp://sn114w.snt114.mail.live.com/mail/clear.gif
     
      O amigo escreveu: Se não existem culpados, nem inocentes , nem méritos e deméritos, a lei de causa e efeito continua existindo?

      Cel: primeiramente, meu amigo, devemos dizer: não existem culpados; são inocentes!
      A lei de causa e efeito (ou, a “cada ação corresponde uma reação, de mesma intensidade, e diametralmente oposta”), continua existindo; é uma verdade comprovada científicamente!  Mas não é uma lei moral, e sim da física: “colocou a mão na chapa quente, queimou”.  A lei moral (se existisse!) nada tem a ver com a lei da física, senão no nome. Na física, os objetos, q agem e reagem, ou são inertes, ou não podem se esquivar das conseqüências da ação; numa lei moral, os espíritos/homens, não sendo inertes, poderiam, por sua malícia, esperteza, etc fugir dos efeitos da ação q praticam; mas, conforme a doutrina q fala dessa lei, as conseqüências dos erros, isto é, a reação provocada por aquela ação, apanharão e atingirão, inexoravelmente, o “culpado”, num futuro próximo ou distante, podendo resultar em encarnações sofridas e multiplicadas a se estenderem por até milhões de anos! No entanto, se não há culpas, nem culpados, essa lição das religiões está absolutamente prejudicada.

      Amigo: Se sim, porque se não há culpa? A culpada não é a escola da vida?

      Cel: a culpada, isto é, o que causa todos esses absurdos q os homens praticam, são influências dessas lições sem fim q a vida, esse fluir incerto e incessante, nos proporciona. Contudo, como atribuir culpa a algo q é um conjunto do Todo universal?! E tudo não passa de ilusões de um ego parcial e sempre suspeito qto a suas interpretações. Cessado o ego, o espírito se vê livre de ignorância, medos e conseqüentes sofrimentos; tudo será sentido como perfeito, e nasce aquele amor desconhecido pelo mundo, q leva aqueles q “despertaram”, a morrerem pelos q estão “dormindo”.

      Amigo: existe outra forma de entender a lei de retribuição existente no universo?
      Por exemplo, se faço mal a alguém , esse alguém resolve se vingar e dá início a uma tentativa de fazer com que eu receba o sofrimento que causei, isso é uma faceta da lei de causa e efeito, concorda?

      Cel: isso é, apenas sentimento de vingança, dos homens encarnados e, portanto, dotados de ego, e q pode, ou não, se concretizar; logo, nenhuma lei existe aí, mas, sim, um sentimento/desejo de ódio e de vingança, natural àqueles q ainda não perceberam q não há culpas, nem culpados.       
..................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário