terça-feira, 24 de julho de 2012

MATÉRIA EXISTE OU É ILUSÃO?


      Um amigo escreveu:

      Amigo: ... sempre me aconselharam a questionar tudo aquilo que me surgisse, sobretudo, nas questões de conceitos e ensinamentos através da escrita e das palavras; e q, assim, devemos questionar as concepções religiosas e não aceitá-las simplesmente porq temos confiança em suas fontes. Essa, também, é uma recomendação de Kardec.

      Cel: exato; uma sábia recomendação da codificação. Infelizmente, facilmente podemos perceber q o questionamento de muitos não vai além da superfície daquilo q consideramos merecer questionamento; muitos se satisfazem com as primeiras conclusões a q chegam e não se aprofundam buscando as mais longínquas raízes das dúvidas ou das causas daquilo q estão questionando; com isso, ficam acreditando q compreenderam aquilo q, na verdade, não compreenderam.

      Outra sábia recomendação de Kardec, tb, facilmente, percebemos q poucos a seguem: estudar outras doutrinas para q, comparando-as com a nossa, tenhamos condições de escolher aquela q mais se harmonize com nosso íntimo. Essa é uma versão mais clara do q recomendou o apóstolo Paulo: “estudai de tudo, e guardai o q for bom!”. Mas, quantos fazem isso? Muitos estão tão condicionados a acreditarem q só suas crenças são verdadeiras, e só dã atenção para elas, esquecendo-se de estudar outras, como Paulo e Kardec aconselharam! Muitos até mesmo se irritam com a simples menção dessa necessidade.

      Amigo: Me afirmavam que se a informação ou afirmação for verdadeira ela superará todos os questionamentos colocados e prevalecerá sobre todas as coisas, isto de forma natural. Se for falsa pois cairá por si mesma.

      Cel: aí está uma sábia afirmação. No entanto, qto tempo, anos ou séculos, se passarão antes de q, para nossa compreensão, a verdadeira prevaleça sobre as falsas? Lembremo-nos de quantas “verdades”, aceitas por todos, somente caíram depois de séculos, frente ao q se mostrou ser verdadeiro!  E muitos acreditam q algo seja mesmo verdade, porq assim foi considerado, por séculos ou milênios; esquecem-se de algo q seja falso não se transforma verdadeiro porq assim foi considerado por muito temo!


      Amigo: Alguns companheiros, que suponho serem espiritas, fazem fé, repetidamente, da teoria da ilusão. Uma das afirmações que fazem é de que a matéria é ilusão.
      Ora os Espiritos nos dizem, na LE/27, que a matéria é um dos elementos gerais do universo. Ainda mais, eles dizem isto:
- Deus, espirito e matéria constituem o principio de tudo o que existe, a trindade universal.
      Então pergunto: Se a matéria é ilusão tudo o que conhecemos de visível e invisível, de ordem material, é falso?

      Cel: amigo Albigense, lembre-se de q o próprio codificador afirma q matéria só existe para nossos sentidos de relacionamento com o mundo. São, portanto, apenas interpretações nossas de algo mais q não conhecemos; por isso, chamamos, a tudo q é material, de ilusões, pois não são a realidade.

      Amigo: Os Espíritos que ditaram a doutrina desconheciam este fato e tudo o que afirmam sobre a matéria é falso?

      Cel: não desconheciam, tanto q é na codificação q está o q, acima, disse de Kardec.

      Amigo: Eu estou num corpo que não existe, é apenas uma ilusão, apesar de tudo o que sinto?

      Cel: seu “corpo” existe, sim; apenas não é aquilo q vc, e todos os demais, percebem . Lembre-se, também, da teoria da relatividade, de Einstein, com a qual ele, cientificamente, prova q matéria (como a considerávamos, e nos seus aspectos de forma, cor, dureza, peso, maciez ou aspereza etc) é energia. Nossos sentidos objetivos, são eles q percebem essas características materiais q, na realidade, não existem! Só existem para a “percepção” deles!
.........................................

2 comentários: